Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, hoje chegou meu water cooler e eu estava tentando instalar ele seguindo o manual tudo certinho, o water cooler em questão é o Rise Mode Aura Ice Black, que estou instalando no meu gabinete aerocool que vêm com 1 controladora e 1 fan. Minha placa-mãe é a B460m EX-V5, não tem suporte para ARGB, e tem apenas as entradas para CHA_FAN e CPU_FAN. (CHA_FAN está sendo usado conectado na controladora)
A controladora do gabinete aparenta ter 2 tipos de entradas para ventoinhas, 2x 3 pinos (com um espaço entre o pino 1 e 2) e 6x de 6 pinos, no caso 1 delas já veio ocupada pelo fan que veio no gabinete.

Estou bastante confuso em todos esses fios do water cooler e dos fans, por isso tentei descrever de forma sucinta, clara e coesa os detalhes.

Seguinte, na bomba vem 3 cabos de entrada (furos):
- 3 pinos (que parece ser padrão de encaixe do CPU_FAN/CHA_FAN)
- 3 pinos (com um encaixe que engata no cabo adicional nº3)
- 6 pinos (USB fora da imagem pois já encaixei) 
bomba-sem-usb.thumb.jpeg.d53d557c7e6a591155f7ef84b5379631.jpeg
Em cada uma das 2 ventoinhas vem 2 cabos de entrada (furos):
- 4 pinos (que parece ser padrão de encaixe do CPU_FAN/CHA_FAN)
- 3 pinos (com um encaixe que engata no cabo adicional nº3)
fan.thumb.jpeg.81d0517dacb2215efcd71921ca264e00.jpeg

Aí de cabo adicional vem:
- Um cabo com um lado de saída (pino pra fora) com 3 pinos (1 espaço em vazio entre o pino 1 e 2) e do outro lado sata de energia
WhatsAppImage2024-04-22at16_54_53.thumb.jpeg.c781a45c6d2961b2e7203e9a1c4d4c8d.jpeg
- Um cabo com 4 furos de um lado (padrão CPU_FAN/CHA_FAN), e bifurcado de um lado 3 pinos pra fora (no mesmo padrão de 1 espaço entre pinos 2 e 3) e do outro lado semelhante mas com os 4 pinos
WhatsAppImage2024-04-22at16_56_58.thumb.jpeg.3b957b2e78a9bdbd0eb0dab8cf2d7369.jpeg
cabo adicional nº3 com uma bifurcação de um lado onde entra 3 pinos (1 espaço e branco entre pino 2 e 3) e do outro lado com esses mesmos pinos só que pra fora, e do outro lado tem mais 2 bifurcações: 3 cabos com 3 pinos pra fora (normais, sem o padrão anterior)
WhatsAppImage2024-04-22at16_59_34.thumb.jpeg.e1890ad03b21975e4eaea9143d29b98b.jpeg

E essa é a controladora

WhatsAppImage2024-04-22at17_00_45.thumb.jpeg.eec414fa9d92c9f753b63d0f0d7fd268.jpeg

Postado

Não veio um folheto junto com o WC mostrando como é a instalação?

A principio é, os cabos auxiliares são "splitter" (divisores) para expandir os conectores PWM e ARGB da placa-mãe (ou controladora) de forma a ligar neles vários conectores do fans, da bomba, dos LEDs dos fans.

Se o WC for 240mm - você não informou; tem para ligar:

2 cabos PWM dos fans do radiador - liga estes cabos no cabo Y que acompanha e liga a ponta do cabo Y no conector CPU_FAN da placa-mãe.

2 cabos ARGB (5v)  dos LEDs dos fans do radiador. Precisa ligar na controladora, porém o conector não é compatível com o conector de 6 pinos dela.*

1 cabo de alimentação da bomba - padrão PWM, mas só com 3 pinos - liga esse cabo no conector CHA_FAN da placa-mãe.

1 cabo de alimentação do display da bomba - pode ser o cabo com o conector SATA para ligar na fonte, mas se não tiver folheto de instalação, consulte o fabricante.

1 cabo USB que recebera a informação de temperatura do programa rodando no Windows para exibir no display da bomba - que já ligou.

* Existe um cabo adaptador "6 pinos para ARGB" que permite ligar o conector convencional ARGB (5v) - 3 pinos com falha [o oo] no conector de 6 pinos destas controladoras "custo/beneficio fake".

Caso vá comprar mais fans para o gabinete lembre-se que precisará ser com conector de 6 pinos, tipo que só tem em fan barato, de baixa qualidade - baixo CFM e pressão.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!