Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo riser pci-e x1 com gpu x16 ja na placa-mãe


Ir à solução Resolvido por jhow2 mlk,

Posts recomendados

galera me tire a duvida alguém sabe se tem como usar uma placa de Vídeo já no slot pci-e x16 e com adaptador riser pci-e x16 para x1 com outra gpu tem como? pois queria usar esta gpu para transmissão de lives e outra para jogos.

por exemplo já possuo uma gpu no slot x16 da placa-mãe e queria por outra em cabo riser para x1 e usar pois a placa-mãe tem um slot pci-e x4 aqui sobrando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, você quer deixar uma placa no slot X16 e outra no slot X1, correto?

Dá pra utilizar. Você precisará de um riser x1 para x16. Só lembra que a placa vai funcionar em x1, o que dependendo da geração do pci-e pode te dar uma bela perda de performance mesmo se usar só para transmissão

Como tem um slot x4 sobrando, seria melhor utilizar um riser x4 para x16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, uotlaf disse:

Pelo que entendi, você quer deixar uma placa no slot X16 e outra no slot X1, correto?

Dá pra utilizar. Você precisará de um riser x1 para x16. Só lembra que a placa vai funcionar em x1, o que dependendo da geração do pci-e pode te dar uma bela perda de performance mesmo se usar só para transmissão

Como tem um slot x4 sobrando, seria melhor utilizar um riser x4 para x16

mas assim tenho uma rx 580 2048sp de 8gb e uma NVIDIA GTX 1050ti e quero por a GTX 1050ti em cabo riser só para usar para gravação de tela e a outra no slot principal da placa ame para jogar será possível?
 

sem a limitação do pci-e 3.0 x16 na rx 580?

4 minutos atrás, jhow2 mlk disse:

mas assim tenho uma rx 580 2048sp de 8gb e uma NVIDIA GTX 1050ti e quero por a GTX 1050ti em cabo riser só para usar para gravação de tela e a outra no slot principal da placa ame para jogar será possível?
 

sem a limitação do pci-e 3.0 x16 na rx 580?

a geração do pci-e e 3.0 em 1 linha é 1Gbs 

tambem procurei um riser de x4 para comprar e não achei no nacional so no aliepress e não quis pegar lá um destes pois não será tarefa de alto nivél alem de transmitir e gravar tela em altas qualidades.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, jhow2 mlk disse:

só para usar para gravação de tela e a outra no slot principal da placa ame para jogar será possível?

Seu computador vai precisar enviar o quadro de uma gpu pra outra, trazer da gpu dedicada pra cpu, aplicar algumas tarefas e daí enviar para onde você está transmitindo(Isso tudo ao mesmo tempo). Multi-GPU pra fazer(eu mesmo uso a gpu integrada + a dedicada em monitores diferentes)

 

9 minutos atrás, jhow2 mlk disse:

sem a limitação do pci-e 3.0 x16 na rx 580?

a geração do pci-e e 3.0 em 1 linha é 1GB/s

 

A limitação aí seria a 1050ti(Rodando em PCI 3x1). Só tem como saber o impacto testando. Talvez não tenha nenhuma diferença, talvez você note uma perda bem grande nas duas gpus e talvez só a transmissão fique com problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, uotlaf disse:

Seu computador vai precisar enviar o quadro de uma gpu pra outra, trazer da gpu dedicada pra cpu, aplicar algumas tarefas e daí enviar para onde você está transmitindo(Isso tudo ao mesmo tempo). Multi-GPU pra fazer(eu mesmo uso a gpu integrada + a dedicada em monitores diferentes)

 

A limitação aí seria a 1050ti(Rodando em PCI 3x1). Só tem como saber o impacto testando. Talvez não tenha nenhuma diferença, talvez você note uma perda bem grande nas duas gpus e talvez só a transmissão fique com problema.

atualmente a rx 580 2048sp se eu for transmitir com live em qualidade a 1080p e 48fps da perda de quadros ou quadros iguinorados ja na 1050ti isto nem rola mas se for so para jogar setando a 580 ela fica de boa e na 1050ti teria como setar ela so para live? esta ta sendo a questão que to com medo de não funcionar pois na epoca eu poderia ter pego uma melhor gpu mas a grana tava curta e hoje ta pior 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, jhow2 mlk disse:

e na 1050ti teria como setar ela so para live?

Sim. Instale o driver das duas e selecione o NVENC nas configurações do OBS(ou do seu software de transmissão favorito)

 

8 minutos atrás, jhow2 mlk disse:

atualmente a rx 580 2048sp se eu for transmitir com live em qualidade a 1080p e 48fps da perda de quadros ou quadros ignorados

Se a largura de banda na 1050TI não for suficiente, isso também vai acontecer

 

8 minutos atrás, jhow2 mlk disse:

to com medo de não funcionar pois na epoca eu poderia ter pego uma melhor gpu mas a grana tava curta e hoje ta pior 

Se tratando de riser sempre tem a chance de não funcionar. No pior dos casos a placa só não é reconhecida, então você vai ter jogado o dinheiro fora(acontece)

 

Caso você resolva testar, agradeço bastante se postar os resultados aqui para o caso de alguém também tentar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, uotlaf disse:

Sim. Instale o driver das duas e selecione o NVENC nas configurações do OBS(ou do seu software de transmissão favorito)

 

Se a largura de banda na 1050TI não for suficiente, isso também vai acontecer

 

Se tratando de riser sempre tem a chance de não funcionar. No pior dos casos a placa só não é reconhecida, então você vai ter jogado o dinheiro fora(acontece)

 

Caso você resolva testar, agradeço bastante se postar os resultados aqui para o caso de alguém também tentar

nos sites de comparação dizem isto a largura de banda seria a da memória né?

se for isto nem diferança tanto faz pois ja tive gpu pior que isto e foi pouca diferença que notei

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, jhow2 mlk disse:

nos sites de comparação dizem isto a largura d ebanda seria a da memória né?

Sim, é a largura de banda da memória

A do slot pci está listada como "Interface", mas não vai importar muito se você utilizar um cabo X1 ou X4

No caso delas, as duas funcionam até em PCI 3x16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, uotlaf disse:

Sim, é a largura de banda da memória

A do slot pci está listada como "Interface", mas não vai importar muito se você utilizar um cabo X1 ou X4

No caso delas, as duas funcionam até em PCI 3x16

então elas funciona como se fosse  em x1 então quer dizer que irá funcionar em x16?

vi um Vídeo aqui o cara usa um rx 570 em x16 para minerar e a GTX 650  em x1 para jogar cabo riser e pci-e express

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, jhow2 mlk disse:

então elas funciona como se fosse  em x1 então quer dizer que irá funcionar em x16?

Significa que se você conectar elas em um slot X16, elas vão funcionar em X16(16GB/s)

Se você conectar em um slot X8, elas vão funcionar em X8(8GB/s)

Se você conectar em um slot X4, elas vão funcionar em X4(4GB/s)

Se você conectar em um slot X1, elas vão funcionar em X1(1GB/s)

 

Digamos que uma delas suporte PCI 3x8. Nesse caso, a placa irá funcionar em X8 mesmo se você conectar em um slot X16

 

Vale lembrar que isso é só se a placa conseguir alcançar PCI 3. Algumas coisas podem acontecer(como interferências ou a placa-mãe não ser pensada para um riser) e a placa pode só conseguir estabelecer um link PCI 2 ou PCI 1.

Nesse caso, PCI 2 = (PCI 3) / 2 e PCI 1 = (PCI 2) / 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, uotlaf disse:

Significa que se você conectar elas em um slot X16, elas vão funcionar em X16(16GB/s)

Se você conectar em um slot X8, elas vão funcionar em X8(8GB/s)

Se você conectar em um slot X4, elas vão funcionar em X4(4GB/s)

Se você conectar em um slot X1, elas vão funcionar em X1(1GB/s)

 

Digamos que uma delas suporte PCI 3x8. Nesse caso, a placa irá funcionar em X8 mesmo se você conectar em um slot X16

 

Vale lembrar que isso é só se a placa conseguir alcançar PCI 3. Algumas coisas podem acontecer(como interferências ou a placa-mãe não ser pensada para um riser) e a placa pode só conseguir estabelecer um link PCI 2 ou PCI 1.

Nesse caso, PCI 2 = (PCI 3) / 2 e PCI 1 = (PCI 2) / 2

eu uso um kit xeon x99 placa ame kllisre b85 com e5 2630 v3

sexta feira chega o cabo ae posto aqui se deu certo

 

@uotlaf Vídeo que lhe falei ve ele e me diz se é possível mesmo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jhow2 mlk Algumas observações:

Sim, utilizar duas gpus funciona. A maioria dos notebooks baratos funciona assim(claro que sem a limitação do PCI X1)

 

Mineração não usa tanta banda do pci quanto jogar ou transmitir vídeo. O blob é carregado pra vram da placa e fica lá por um bom tempo

Inclusive tem gente que usa vários desses em mineração, um pra cada gpu

 

A placa de vídeo que ele utilizou é bem velha. Placas atuais e jogos atuais utilizam bem mais banda do PCIe(principalmente em cenários de falta de VRAM)

 

Alguns relatos pessoais:
No meu computador, tenho conectado um monitor na minha dedicada(RX 6600/M) e um na integrada(Vega 7)

- Se eu renderizar o firefox na 6600M e a janela na Vega 7, o vídeo fica com um pouco de stuttering

- Qualquer programa de captura deve estar rodando na gpu que vai capturar. Se eu renderizar o OBS na vega 7 e o jogo na 6600, o framerate cai pra níveis extremamente baixos

- Se eu renderizar qualquer jogo na 6600 e a janela na vega, O framerate cai consideravelmente

- Se eu utilizar a vega para gravar e a 6600 para jogar, o framerate do jogo cai bastante

- O contrário também diminui o framerate

 

Isso porque a vega está quase do lado do CPU e a 6600 está conectada em PCI 3x8

 

Como eu disse, você só vai saber se é o suficiente se testar. Ainda sim, PCI 3x1 é pouquíssimo pra qualquer coisa que precise de tráfego constante entre o CPU e a GPU(Piora ainda mais se for GPU0 - CPU - GPU1)

 

Aguardo os testes

 

uma outra coisinha: tenta arrumar bem as coisas e toma cuidado com esses adaptadores. Não é incomum da galera ter problema por conta deles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, uotlaf disse:

@jhow2 mlk Algumas observações:

Sim, utilizar duas gpus funciona. A maioria dos notebooks baratos funciona assim(claro que sem a limitação do PCI X1)

 

Mineração não usa tanta banda do pci quanto jogar ou transmitir vídeo. O blob é carregado pra vram da placa e fica lá por um bom tempo

Inclusive tem gente que usa vários desses em mineração, um pra cada gpu

 

A placa de vídeo que ele utilizou é bem velha. Placas atuais e jogos atuais utilizam bem mais banda do PCIe(principalmente em cenários de falta de VRAM)

 

Alguns relatos pessoais:
No meu computador, tenho conectado um monitor na minha dedicada(RX 6600/M) e um na integrada(Vega 7)

- Se eu renderizar o firefox na 6600M e a janela na Vega 7, o vídeo fica com um pouco de stuttering

- Qualquer programa de captura deve estar rodando na gpu que vai capturar. Se eu renderizar o OBS na vega 7 e o jogo na 6600, o framerate cai pra níveis extremamente baixos

- Se eu renderizar qualquer jogo na 6600 e a janela na vega, O framerate cai consideravelmente

- Se eu utilizar a vega para gravar e a 6600 para jogar, o framerate do jogo cai bastante

- O contrário também diminui o framerate

 

Isso porque a vega está quase do lado do CPU e a 6600 está conectada em PCI 3x8

 

Como eu disse, você só vai saber se é o suficiente se testar. Ainda sim, PCI 3x1 é pouquíssimo pra qualquer coisa que precise de tráfego constante entre o CPU e a GPU(Piora ainda mais se for GPU0 - CPU - GPU1)

 

Aguardo os testes

 

uma outra coisinha: tenta arrumar bem as coisas e toma cuidado com esses adaptadores. Não é incomum da galera ter problema por conta deles

ja vi gente colocando errado o conector na placa-mãe errado e fritando as linhas pci-e irei ter cuidado obrigado por avisar novamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, jhow2 mlk disse:

galera me tire a duvida alguém sabe se tem como usar uma placa de Vídeo já no slot pci-e x16 e com adaptador riser pci-e x16 para x1 com outra gpu tem como? pois queria usar esta gpu para transmissão de lives e outra para jogos.

por exemplo já possuo uma gpu no slot x16 da placa-mãe e queria por outra em cabo riser para x1 e usar pois a placa-mãe tem um slot pci-e x4 aqui sobrando.

 

Tarde

 

Passe a configuração completa do seu PC para ver se da certo o que você está querendo fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Tarde

 

Passe a configuração completa do seu PC para ver se da certo o que você está querendo fazer.

meu computador e um E5 2630 V3 COM placa-mãe X99 KLLISRE B85 24GB DDR4 FONTE GP 650W RX 580 2048SP

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, jhow2 mlk disse:

Sim da certo

D_NQ_NP_900792-MLU72131661270_102023-O.w

Só você colocar uma das suas placa de vídeo na sua placa-mãe, e outra placa de vídeo no adaptador riser e conecta em um dos dois slot pci-e 1x, só lembrando que o desempenho da placa de vídeo que estiver no adaptador riser será sacrificado por conta do barramento de 1x.

D_NQ_NP_2X_686835-MLB49490854279_032022-

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Sim da certo

D_NQ_NP_900792-MLU72131661270_102023-O.w

Só você colocar uma das suas placa de vídeo na sua placa-mãe, e outra placa de vídeo no adaptador riser e conecta em um dos dois slot pci-e 1x, só lembrando que o desempenho da placa de vídeo que estiver no adaptador riser será sacrificado por conta do barramento de 1x.

D_NQ_NP_2X_686835-MLB49490854279_032022-

o desempenho que quero e so para abrir live sem travar por quadros iguinorados nada alem disto pois a RX 580 2048SP tem um mal desempenho ao abrir lives com amd 264.

e esta placa-mãe que tenho amigo comprei o adaptador foi este que lhe enviarei 

https://www.mercadolivre.com.br/cabo-riser-v011-pro-pci-e-10-cap-usb-30-60cm-premium-cor-cabo-vermelho/p/MLB35931079?pdp_filters=shipping:fulfillment|price:*-52#searchVariation=MLB35931079&position=3&search_layout=stack&type=product&tracking_id=49030e36-0562-42c7-9637-b19702ba4d91

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 minutos atrás, jhow2 mlk disse:

o desempenho que quero e so para abrir live sem travar por quadros iguinorados nada alem disto pois a RX 580 2048SP tem um mal desempenho ao abrir lives com amd 264.

e esta placa-mãe que tenho amigo comprei o adaptador foi este que lhe enviarei 

https://www.mercadolivre.com.br/cabo-riser-v011-pro-pci-e-10-cap-usb-30-60cm-premium-cor-cabo-vermelho/p/MLB35931079?pdp_filters=shipping:fulfillment|price:*-52#searchVariation=MLB35931079&position=3&search_layout=stack&type=product&tracking_id=49030e36-0562-42c7-9637-b19702ba4d91

Perfeito é esse mesmo o adaptador riser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Perfeito é esse mesmo o adaptador riser.

so me deu outra duvida qual cabo e bom usar sata = pcie molex ou pcie normal e quantos watts aguenta o cabo

lembrando minha gpu usa um pcie com consumo de 150w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Boa tarde pessoal chegou o adaptador porém o pci-e x1 da placa-mãe acima usa em pci-e 2.0 x1 mas funcionou caso queirem usar NVIDIA para gravar e amd para jogar é possível porém meu gabinete e menor tive de fazer umas aptação para ficar dentro de gabinete as prints ae confirma isto mas depende de sua placa-mãe.

obrigado a todos que me ajudou a tirar as duvidas.

@uotlafObrigado por me ajudar a tirar duvidas 
@Edvaldo J. Frederico e muito obrigado por ajudar tambem com as duvidas e pesquisas
 

 

 

 

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@uotlaf sim transmissão e gravação em 12500bits com 1080p a 70fps com uso de encoder ainda na faixa de 65% de uso sem gargalo

@Edvaldo J. Frederico ficou assim usei umas fita enforca gato ou hellermann para segurar e junto a gpu da amd ao lado no pcie x16 3.0 é claro que esta adptação não é a melhor  mas e unico método que deu.

image.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!