Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha placa-mãe (b450m pro vdh max) não tem o conector frontal para usb c (ela tem 2 usb 2.0 e 1 usb 3.2) que sai do gabinete. Pelo o que pesquisei, existe um adaptador que transforma o usb 3.2 em usb c mas aí eu perco as 2 entradas 3.2 do gabinete. Enfim, existe adaptador de usb 2.0 para usb c ou algum tipo de splitter, cabo Y etc. para usar o adaptador e ainda conectar o conector das portas 3.2?.

Postado

O gabinete tem 1 conector usb 3.2 para 2 portas e 1 conector USB c para 1 porta e minha placa-mãe só tem 1 header USB 3.2, ou seja, não tem como conectar ambos sem algum tipo de adaptador ou cabo.

Não sei se você me entendeu ou se fui eu que não te entendi.

20240429_164134.jpg

Postado

Essa ponta é do gabinete? Parece uma ponta "macho" da USB 3.2 , não sei o que houve, mas parece que voce precisará de um adaptador de terminal USB para a entrada na placa-mãe, que costuma ter uma 3a aparencia.

Tipo esse adaptador:

https://www.amazon.com.br/Duttek-divisor-adaptador-Interna-frontal/dp/B099DS7CD2/ref=sr_1_9?adgrpid=151407987073&dib=eyJ2IjoiMSJ9.Enhy1X9vOseb97ypqvKf6QOnzTbrTMK1O275OdpBCIfchAGHUxnfOtxp00P5n9mJ4Ps3YsmarBzxOM9ogaPbQVHxs9rS6BDFhWMHe3-Woxdmc2N2mAQDuhCdLh01EfO_O9m63FiPBpGky3ucchzX2VgUH0fOeBh-2I6RdrSwWy0em8xuGjlcq9D0LW4pa5JIKOHmA1Jy6krT1tjF6vr5l3J4XrVRGTxw-wlfZj4Qv-hXAc3t7oeg57st8-SAwikgmx66dUUpFe0RmWyKg68YFNgjFT_RTecktI6mBBZ7vY8.TEcgO_mXpdzQ2VFH7KcLEp1DkUOdRi4R-4qvp7pvWCg&dib_tag=se&gad_source=1&hvadid=661221710569&hvdev=c&hvlocphy=1001773&hvnetw=g&hvqmt=e&hvrand=9651472907033016915&hvtargid=kwd-2179249140239&hydadcr=16382_13459880&keywords=adaptador+usb+placa+mãe&qid=1714420874&sr=8-9

O que o artigo quiz dizer é que a ponta "C" é só um padrão de encaixe, o que vale mesmo é o firmware que vai interpretar os sinais binários dos dados. Isso está na placa-mãe.

Diga esse modelo do gabinete, é bem incomum dar uma "zebra" dessas.

Só tome cuidado de comprar qualquer adaptador porque se algo estiver errado pode queimar a placa-mãe, no seu lugar consultaria o fornecedor do gabinete, inclusive ele é que deveria indicar um fornecedor já testado.

Obs 2: acabei de ver que o link do adaptador mostrado é de padrão USB3.0, então deve procurar um adaptador padrão 3.2 porque dará diferença na velocidaade de leitura.

Postado

Sim, essa ponta da imagem tá saindo diretamente da porta USB c acima dela. As outras 2 portas 3.2 da imagem saem em um único cabo que conecto no header da placa-mãe. O que eu tinha em mente era tipo um cabo Y semelhante aos de ventoinhas (para ligar mais de uma em um único sys_fan), aí os 2 cabos do gabinete seriam ligados no único header 3.2. 

Como isso tá ficando meio complicado, acho que o mais fácil é ignorar essa porta e comprar um adaptador usb a para usb c para usar externamente mesmo. 

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Placa-mãe b450m pro vdh maxsem adicionar USB c header
  • 2 semanas depois...
Postado
9 minutos atrás, Nito disse:

um adaptador que transforma header USB 2.0 em usb c.

Só que você vai perder muito em desempenho, a 2.0 é fração de fração de velocidade da USB  C

https://tecnoblog.net/responde/diferenca-entre-versões-usb/#h-usb-2-0

Qual o modelo do gabinete? Se ele tiver baias(onde colocavam leitores de DVD ou disquetes) dá para colocar um adaptador direto na MB ou então na traseira do PC..

Postado

É, sobre a velocidade eu já esperava, mas seria melhor do que não ter nenhuma porta USB C. O gabinete é um Montech Air 903 Max. Ele não tem baias para drives. Os adaptadores PCI com portas USB C, geralmente são mais caros e não valem a pena.

Postado

Nesse caso eu recomendo um cabo extensor de 20 ou 30 cm saindo lá da saída traseira da USB C, eu uso dois desses, imagino que seja pela pouca acessibilidade da saida traseira.

No Ali é baratinho e tb encontra no BR

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...