Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia rapaziada

Eu nunca tinha limpado o meu computador anteriormente, mas o segundo slot da memória RAM e as entradas frontal para fone de ouvido também não funcionavam, mas após eu fazer uma limpeza no computador retirar o processar passar álcool isopropílico, percebi que de primeira o computador estava demorando para ligar, ele acendia todas as luzes dele ligando e desligando, esperei alguns minutos e depois o computador ligou normalmente.

Porém agora quando vou jogar algum jogo um pouco pesado o computador roda o jogo por uns 5 minutos e depois disso fica congelada a tela, fiz um teste de stress no processador e quando passou mais ou menos 5 minutos a tela congelou, esta um pouco estranho isso por que antes da limpeza o computador conseguia abrir jogos mais pesados. A única diferença do hardware é que agora estou utilizando dois pentes de 8GB. Outra coisa que percebi também quando esta rodando alguns jogos é que o processador esta atingindo no máximo 25W, sendo que o TDP do meu processador é 65W. Qual seria o problema especificamente? seria algo relacionado a minha fonte? Fiz os testes e não sei exatamente qual o problema se esta na fonte ou no processador.

Config do PC:

Processador Ryzen 3 2200g

memória RAM: 16GB 2666MHz

Placa de vídeo RX 580 2048SP

placa-mãe A320M-HD ASRock

Fonte KCAS 400W

imagem_2024-04-30_094631124.png

imagem_2024-04-30_094636821.png

imagem_2024-04-30_094645894.png

imagem_2024-04-30_094652985.png

imagem_2024-04-30_094659099.png

specs-pc.png

Postado
14 minutos atrás, tavuzgamer disse:

Outra coisa que percebi também quando esta rodando alguns jogos é que o processador esta atingindo no máximo 25W, sendo que o TDP do meu processador é 65W

Na verdade a AMD classifica como 65W todos os processadores mais simples deles, é só especificação sobre tipo de cooler, não do consumo real do processador. E precisa verificar de onde você está tirando essa informação também, muitas vezes alguns aplicativos não mostram medições corretas, pegam informações de sensores errados. O consumo real de um 2200G será bem abaixo de 65W, mas não sei se chega a ser tão baixo quanto 25W.

16 minutos atrás, tavuzgamer disse:

Fonte KCAS 400W

Não é por nada, mas essas fontes da linha KCAS costumam dar muitos problemas, não são fontes confiáveis. Os sintomas que você está tendo bate com problemas causados por fontes de baixa qualidade. Mas pra descobrir a causa com certeza pode ser necessário uma investigação mais profunda, porém essa fonte deveria ser substituída de qualquer maneira.

Você não citou se tem SSD ou se usa HD, sugiro verificar como está a saúde dos seus dispositivos de armazenamento também.

• Curtir 2
Postado
17 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

@tavuzgamer Não que seja seu problema, mas amigo... essa fonte é uma das piores que existe.

Testa com 1 memória, depois a outra!!!

Pode ser isso.

Cheguei a fazer os testes individuais e acredito que não seja a memória 

Postado
15 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Na verdade a AMD classifica como 65W todos os processadores mais simples deles, é só especificação sobre tipo de cooler, não do consumo real do processador. E precisa verificar de onde você está tirando essa informação também, muitas vezes alguns aplicativos não mostram medições corretas, pegam informações de sensores errados. O consumo real de um 2200G será bem abaixo de 65W, mas não sei se chega a ser tão baixo quanto 25W.

Não é por nada, mas essas fontes da linha KCAS costumam dar muitos problemas, não são fontes confiáveis. Os sintomas que você está tendo bate com problemas causados por fontes de baixa qualidade. Mas pra descobrir a causa com certeza pode ser necessário uma investigação mais profunda, porém essa fonte deveria ser substituída de qualquer maneira.

Você não citou se tem SSD ou se usa HD, sugiro verificar como está a saúde dos seus dispositivos de armazenamento também.

Estou utilizando o software Core Temp, para poder verificar sobre o processador, tenho um SSD NVMe M2 512 e um HD de 1TB 7200BPM. Pelo que eu vi sobre minha fonte ela esta tendo cerca de 80% - 90% de eficiencia chegando a 320W.

Postado
11 minutos atrás, tavuzgamer disse:

Pelo que eu vi sobre minha fonte ela esta tendo cerca de 80% - 90% de eficiencia chegando a 320W.

Será mesmo!? o teclab testou e a reprovou, e em nenhum momento do teste ela conseguiu atingir os 80% de eficiência 👇

• Curtir 2
Postado
15 minutos atrás, tavuzgamer disse:

Pelo que eu vi sobre minha fonte ela esta tendo cerca de 80% - 90% de eficiencia chegando a 320W.

Não é assim que eficiência funciona. A fonte ter 80% de eficiência quer dizer que pra entregar 400W para o seu PC ela vai puxar 500W da tomada, ou seja, vai ter 100W de desperdício. Enquanto maior a eficiência, menor o desperdício de energia, e somente isso.

• Curtir 3
Postado

há algumas possibilidades de acordo com seu relato.
Primeira possibilidade é a fonte, como os colegas falaram. Troque por uma dessas:
mwe 450w, mwe 500w, msi mag a550bn, msi mag a650bn, pichau nidus 500w.

Segunda possibilidade é que você não deu tempo para o isopropílico secar (tirei isso do relato que você falou de demorar ligar) e danificou alguma coisa.

Terceira possibilidade é ter colocado uma pasta térmica de péssima qualidade/ter colocado errado.

Quarta possibilidade você deixou cair sujeira no socket do processador.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, tavuzgamer disse:

Estou utilizando o software Core Temp, para poder verificar sobre o processador, tenho um SSD NVMe M2 512 e um HD de 1TB 7200BPM. Pelo que eu vi sobre minha fonte ela esta tendo cerca de 80% - 90% de eficiencia chegando a 320W.

Bom o SSD e o HD estão saudáveis 

imagem_2024-04-30_113340282.png

imagem_2024-04-30_113349559.png

@Swalls

24 minutos atrás, Swalls disse:

há algumas possibilidades de acordo com seu relato.
Primeira possibilidade é a fonte, como os colegas falaram. Troque por uma dessas:
mwe 450w, mwe 500w, msi mag a550bn, msi mag a650bn, pichau nidus 500w.

Segunda possibilidade é que você não deu tempo para o isopropílico secar (tirei isso do relato que você falou de demorar ligar) e danificou alguma coisa.

Terceira possibilidade é ter colocado uma pasta térmica de péssima qualidade/ter colocado errado.

Quarta possibilidade você deixou cair sujeira no socket do processador.

Sobre a segunda possibilidade fazendo uma limpeza novamente resolveria ou algo foi danificado e não é possível reverter? Irei fazer uma limpeza nele novamente, mas a fonte irei trocar assim que possível. A pasta térmica que utilizei foi a seguinte 

imagem_2024-04-30_113622234.png

52 minutos atrás, Tiberio disse:

Será mesmo!? o teclab testou e a reprovou, e em nenhum momento do teste ela conseguiu atingir os 80% de eficiência 👇

A fonte mesmo eu irei trocar assim que possível, essa da duex seria uma boa opção?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/24814/fonte-duex-600fse-600w-80-plus-bronze-pfc-ativo-dx-600fse 

44 minutos atrás, nazariozzk disse:

Compra a nidus 500w, eu uso ela a 2 anos com um Ryzen 5 4600g e uma rx 580, nunca deu problema

Valeu pela indicação!

1 hora atrás, MarkolaBR disse:

provavelmente seja a fonte, a rx 580 2080sp pede uma fonte boa de 450w, essa tem 400w e é uma bomba. 

FONTE COOLER MASTER MWE 500W

Vou fazer a troca da fonte mesmo, estava pensando nessa da DUEX https://www.terabyteshop.com.br/produto/24814/fonte-duex-600fse-600w-80-plus-bronze-pfc-ativo-dx-600fse

Postado

A segunda possiblidade não pode ser resolvida fazendo limpeza, vai limpar a limpeza?!.

A terceira sim, se tiver sujeira nos pinos, com uma escova e muito cuidado você consegue (melhor pincel de cerdas finas)

Essa implastec é faca de 2 gumes, já produziu muita coisa boa e muita porcaria, se n me engano recentemente ela ficou entre as melhores em algumas análises, mas eu n sei que modelo é esse. (estou por fora do mercado de pastinhas, espere alguém comentar)

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, tavuzgamer disse:

A fonte mesmo eu irei trocar assim que possível, essa da duex seria uma boa opção?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/24814/fonte-duex-600fse-600w-80-plus-bronze-pfc-ativo-dx-600fse 

Essa daí é tão ruim quanto a Kcas, recomendo a CoolerMaster MWE v2 Bronze 450w MPE-ACAAB, que é Tier B e tem 5 anos de garantia.

1 hora atrás, MarkolaBR disse:

provavelmente seja a fonte, a rx 580 2080sp pede uma fonte boa de 450w, essa tem 400w e é uma bomba. 

FONTE COOLER MASTER MWE 500W

Essa fonte aí também é uma boa opção.

• Curtir 3
Postado

Hoje abri um jogo para testar e ver no RivaTurner e no CoreTemp se conseguiria entender o problema em si 

ImagemdoWhatsAppde2024-05-01(s)11_52.20_cd05764b.thumb.jpg.edefb38394e42740c9ffacbd68e90a65.jpg

O uso do processador esta bem alto e algo que eu reparei é o power do processador que quando travou estava bem a baixo do uso normal, como o pessoal disse possivelmente seria a fonte, ou o processador poderia estar com problemas. Peço ajuda novamente meus caros por gentileza

ImagemdoWhatsAppde2024-05-01(s)11_52.20_5b4e7574.thumb.jpg.bffca8be423bfd8fbd360818e640df9f.jpg

Obs: Nas fotos que tirei o computador estava com a tela congelada, após demorou um pouco para ligar, liguei e não estava dando imagem tive que repetir esse processo 3 vezes para o computador conseguir ligar normalmente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!