Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera tudo bem?

Pretendo montar meu computador com um 5600 (se não couber no orçamento, pego o 5500) e até poucos dias atrás estava só considerando a 6600 para o futuro computador, pelo seu custo/benefício imbatível e já suprir muito bem minhas necessidades, só que o YouTuber Guiga Games lançou um vídeo comparando ambas as placas e os resultados acabaram mostrando que a 6600 não está mais entregando tanta performance (próximo aos 60 quadros estáveis) em jogos mais atuais nas configurações gráficas altas, mas a 7600 só não conseguiu esse nível de desempenho em jogos BEM pesados, Alan wake 2, star field entre outros, e por meio da matemática básica comparei a 6600 com a 7600: 7600 custa 18% a mais (modelo da ASRock por 1600 contra o da ASUS por 1350) mas em média entrega 30% mais de fps em jogos, o que na minha opinião faz a 7600 valer mais a pena. Quero comprar estas peças e que entreguem performance boa por uns 3-4 anos no mínimo e já vejo que a 6600 está começando a ficar defasada, e se é pra gastar 250 reais a mais para evitar uma chateação por minha parte de não conseguir performance legal em jogos atuais, eu estou disposto a gastá-los com prazer. Mas um outro problema que me assolou é que estou comparando um modelo de incrível qualidade (ASUS 6600) com um da ASRock (7600) que já é conhecida por suas placas com construções, vamos dizer, não tão boas...

Além da garantia de um ano a menos, as placas da ASRock me parecem pior construídas fazendo com que me preocupe com a chance de ir para garantia ou dar BO com pouco tempo de uso.

Por fim, tenho dúvida entre a 7600 e a 6600, mas diriam que o modelo single fan da galax (4060) valeria a pena no meu caso? Estou o cogitando porque sei do rma ótimo da galax, mas não sei se valeria a pena torrar esta grana a mais só pelo "pacote NVidia" e uma garantia assegurada. 

Se ajudar, pretendo rodar valorant, mine, Forza 5, Aspetto Corsa, miles morales e outros do gênero numa qualidade bonita (estou traumatizado de jogar em tela pequeninha com os gráficos dos jogos parecendo que saíram do lixo)

Desculpa pela bíblia que escrevi, só gostaria de ter certeza na minha decisão já que são alguns milhares de reais.

Obrigado, mas muito obrigado pela atenção!

• Curtir 1
Postado

@RonaldoXbox 30% de desempenho por R$ 250 a mais é jogo, eu paguei R$ 1000 por 20%...  o problema dessa RTX 4060 da galax é só ter uma fan, provavelmente ela vai ficar próximo aos 70 bem fácil, vai depender de fatores externos como a cidade onde você mora (clima) e se há ar condicionado, o gabinete se não me engano você quer pegar o 903 air max acredito que de uma boa ajuda... enfim eu iria na RX 7600. 

Postado

Pensei nisso também, mas e a qualidade de construção do modelo da ASRock? E a garantia, rma dela? Esta questão me preocupa bastante...

Nossa cara, qual placa que pagou 1k a mais?

Já conhecia esse enorme defeito do modelo da galax, mas além de pegar um gabinete muito bem ventilado (esse mesmo mas a versão base) primeira coisa que vou fazer é undervolt e mexer na curva da fan (se eu pegar essa placa) mas infelizmente não tenho ar condicionado.

Postado
3 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Nossa cara, qual placa que pagou 1k a mais

eu tinha uma rx 5700 troquei por uma RTX 2070 super... dá "20% de diferença", teve jogos que senti até uma piora pelo jogo ser melhor otimizado para a arquitetura da amd hahah. 

4 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

primeira coisa que vou fazer é undervolt e mexer na curva da fan (se eu pegar essa placa)

dá uma boa ajudada, eu fiz isso com a 2070s aqui, undervolt com overclock nas memórias, diminuiu o consumo de 225w para 170w no full load, e a temperatura mais de 10c.

6 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Pensei nisso também, mas e a qualidade de construção do modelo da ASRock? E a garantia, rma dela? Esta questão me preocupa bastante

se tiver a versão da gigabyte pelo mesmo preço ou equivalente... a versão da gigabyte já saiu por 1200. 

e a versão da ASRock por 1399, ambas na terabyte. 

sobre a garantia é complicado... realmente deixa a desejar. 

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

mas diriam que o modelo single fan da galax (4060) valeria a pena no meu caso?

Nem pro seu inimigo kkkk Placas de vídeo com single fan para o seu uso não vale a pena, jogos estressam bastante os componentes e dependendo de vários fatores como seu gabinete, localidade de moradia (devido a diferença de temperatura em regiões do Brasil) e etc, ela pode até ter um desempenho não tão ruim em sua temperatura, mas não é algo que vale a pena gastar tanto, no mínimo uma dual fan é recomendado hoje em dia, single fan seria até ok para trabalhos, estudos e afins, mas para jogos, nunca (ainda mais que devido ao aquecimento global, o provável é que épocas de calor venham piores cada vez mais), fora que single fan, por ser a única trabalhando, fazem bem mais ruído do que o normal, eu não sou uma pessoa que se importa com barulhos, mas se você for, também será mais um ponto a ser considerado.

22 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Mas um outro problema que me assolou é que estou comparando um modelo de incrível qualidade (ASUS 6600) com um da ASRock (7600) que já é conhecida por suas placas com construções, vamos dizer, não tão boas

ASUS realmente oferece construções boas, dependendo dos modelos nem sempre vão ser excelentes, mas dificilmente vejo alguma construção de hardware que seja realmente decepcionante.

Procurar uma 7600 da ASUS não valeria a pena? Não sou chegada a GPUs da AMD, mas sei que a 7600 em questão de custo-benefício vale bem mais a pena, e se você já gosta e é acostumado com GPUs da AMD, com certeza vá de 7600.
Em contra partida, se mesmo com recomendações de pessoas mais familiarizadas com AMD, não lhe deixe confortável em obter uma 7600 mesmo assim, uma RTX 4060 obtida em uma boa promoção não é dinheiro jogado fora, é uma placa de vídeo boa e que rodará os jogos atuais a pelo menos 60FPS, mas para gastar de forma realmente eficiente, procure ou espere promoções de RTX 4060 dual fan, não procure futuras dores de cabeça com RTX 4060 single, se optar pela single fan, é mais vantajoso investir com toda a certeza na 7600.

Postado
1 hora atrás, MarkolaBR disse:

Se tiver a versão da gigabyte pelo mesmo preço ou equivalente... a versão da gigabyte já saiu por 1200. 

e a versão da ASRock por 1399, ambas na terabyte. 

sobre a garantia é complicado... realmente deixa a desejar. 

Pior que  vi alguns modelos melhores em promoção, mas terei de ver como vai estar a situação quando for comprar (época da Black fraude) 

@Vitoria Gabriela sei que esse modelo é uma bela porcaria, mas pelo menos é de uma marca renomada e está baratinho kkkk.

Mas já pensava que provavelmente não seria a melhor opção para mim, por causa do preço elevado dos modelos que são bons mesmo.

Não havia considerado o fato da vida útil da fan ser tão pequena, e também o barulho, nossa, atualmente tenho um Pc bem bomba e abri semana passada e descobri que a fan do air-cooler era a causadora de um barulho estilo zunido que raiva que me dá... Obrigado por me avisar sobre isso!

1 hora atrás, Vitoria Gabriela disse:

Procurar uma 7600 da ASUS não valeria a pena? Não sou chegada a GPUs da AMD, mas sei que a 7600 em questão de custo-benefício vale bem mais a pena, e se você já gosta e é acostumado com GPUs da AMD, com certeza vá de 7600.

Em contra partida, se mesmo com recomendações de pessoas mais familiarizadas com AMD, não lhe deixe confortável em obter uma 7600 mesmo assim, uma RTX 4060 obtida em uma boa promoção não é dinheiro jogado fora, é uma placa de vídeo boa e que rodará os jogos atuais a pelo menos 60FPS, mas para gastar de forma realmente eficiente, procure ou espere promoções de RTX 4060 dual fan, não procure futuras dores de cabeça com RTX 4060 single, se optar pela single fan, é mais vantajoso investir com toda a certeza na 7600.

Valeria sim bastante a pena, problema que agora ela está bem mais cara que o modelo da ASRock. Fato curioso, é que o modelo da ASUS da 7600 é quase idêntico ao 6600 em questão da construção.  Nunca tive placas AMD (atualmente uso igpu do i5 3470, por isso a preocupação da qualidade gráfica) mas minha única preocupação seria drivers, mas sei que atualmente estão muito melhores e estáveis e só pretendo jogar e ver um pouco de YouTube então já está ótima para mim.

Irei dar uma procurada nos melhores modelos da 7600 e acompanhar seus preços, farei o mesmo para 4060 já que ao final do ano (quando vou comprar) acho que o preço de ambas baixará consideravelmente com o lançamento das RTX 50, talvez RX 8000?

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

ao final do ano (quando vou comprar)

Vale a pena esperar, atualmente não compensa investir em hardwares caros como GPUs pois não há nenhuma gama de promoções (promoções realmente boas) das grandes lojas em andamento no momento, na black friday é provável que os preços ficarão bem mais convidativos. 

• Curtir 1
Postado

Tô bem em dúvida também. minha RX 5600 XT acabou de falecer. Não sei se pego uma RX 6600 ou RX 7600. Assim como você, tô pendendo a pegar o modelo mais novo. Mas tô achando que a RX 6600 é melhor de custo-benefício.

Apesar da RX 7600 ser mais nova e ter desempenho superior, a RX 6600 tá R$ 350,00 mais barata, é mais fria e é bem mais econômica. Dá pra ver nos comparativos tipo deste vídeo que em média o desempenho da RX 7600 foi 30% superior. Em compensação, o consumo energético foi quase o dobro (80% a mais) e a temperatura em média 7-8 ºC mais quente.

Será que esses 30% de desempenho compensam o preço, temperatura e gasto energético?

Postado

Sim há essas questões, mas não acho que 80w farão tanta diferença na conta de luz, mesmo a longo prazo. Acha que terá aumento significativo no valor dela?

É que (do meu ponto de vista) se é pra gastar tanta grana assim (6600 custando um salário mínimo) prefiro desembolsar um pouquinho a mais para ter maior longevidade do computador.

Postado

Acredito que o impacto na conta de luz seria pequeno. Considerando a diferença de potência de 80W, equivaleria a 80 watts x 1 hora / 1.000 = 0,08 kWh. Pensando no custo de R$ 1,20 o kWh (aqui no MT tá este preço já com tributos inclusos), equivaleria a R$ 0,096 / hora jogada.

A questão seria mais a depender da configuração, precisaria trocar a fonte e ver se as temperaturas não atrapalhariam o desempenho.

Eu acabei de comprar a 7600 da ASUS. Parcelado em 10x tá saindo o mesmo preço da 6600 da ASUS. Acho que tá valendo, ao menos no meu caso que tô sem GPU. Pra quem não tem o problema de esperar pode ser que no fim do ano tenha uma queda boa.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...