Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de BIOS não deu certo, aviso fPTM - ASUS prime a520m-k


Posts recomendados

Recentemente fui atualizar a BIOS da minha placa-mãe (ASUS prime a520m-k) e depois de tudo instalado, quando fui ligar o pc apareceu um aviso fTPM. Segui a dica de alguns vídeos da internet e mesmo quando vou em Trusted Computing (dentro da BIOS) e desabilito o “Security Device Support” o pc reinicia e não aparece mais a mensagem do fTPM mas vai DIRETO pra BIOS. Alguém sabe dar uma luz do que pode ser feito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Vamos lá, eu utilizava Windows 10 e a uns tempos atrás ativei o windows com um daqueles tutoriais que te dam o código “massgrave.dev/get” (estou dando essa info porque não sei se ela é importante). Daí hoje, baixei o atualização da BIOS como já fiz de diversas outras vezes e tinham dois arquivos, mas só um deles era o arquivo .CAP, então coloquei somente esse no pendrive. Fiz todo o processo, atualizei a BIOS e pronto, cá estou. O que eu acabei de ver é que em “Boot option” ele só mostra o pendrive como opção, sendo que o pendrive não tem windows (não sei se tem algo a ver). Vou colocar algumas imagens pra que talvez você me ajude melhor.

IMG_4671.jpeg

@PedraX

IMG_4672.jpeg

@PedraX

IMG_4673.jpeg

@PedraX Achei um vídeo na internet onde recomendavam ir em Boot > Boot/CSM > colocar “Enable” (estava em Disable) e ainda assim desativar o “Security Device Support” dentro de Trusted Computing. Deu certo, o PC ligou normalmente e com a BIOS atualizada. Agora a dúvida é, essas alterações geram algum risco? 

IMG_4677.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O BIOS Mostra seu HD e NVMe, o que indica apenas configurações para que acesse, o que já conseguiste. 

1 hora atrás, TKL1 disse:

essas alterações geram algum risco? 

Não, nenhum. Pode gerar conflitos futuros em determinadas situações onde CSM e fTPM precisem estar ativos, como ambientes de jogos, principalmente online.

 

Mas, seu problema de fato está aqui:

1 hora atrás, TKL1 disse:

ativei o windows com um daqueles tutoriais que te dam o código “massgrave.dev/get”

Ilegal, problemático, antiético e grande chance de malware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não entendendo, por qual motivo foi fazer o upgrade de BIOS? Foi troca de CPU?

No seu lugar, tentaria um "downgrade" de BIOS para voltar ao que era .

Quanto ao problema da ativação do Windows, não vejo motivo para dar esse tipo de erro ainda na etapa de boot, ao ligar o PC a BIOS simplesmente faz uma verificação no sistema físico do PC e prepara os dispositivos para serem reconhecidos pelo sistema operacional.

Após toda a conferencia, aí que ele vai ao disco para aí sim  carregar o SO.

Se tiver dúvida tente carregar um Linux tipo UBUNTU pelo pendrive, vai dar o mesmo erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX  É, consegui corrigir e iniciar ele normalmente seguindo os ultimos passos que tinha te dito, mas senti o pc muito mais pesado (?) principalmente jogando cs2. Tentei fazer downgrade pra versão da BIOS que estava antes, mas ele simplesmente diz que não consegue ler o arquivo (minha placa-mãe é uma ASUS PRIME A520M-K). Vou formatar o pc e tentar o downgrade de novo, veremos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mr. Caio Augusto alterou o título para Atualização de BIOS não deu certo, aviso fPTM - ASUS prime a520m-k

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!