Ir ao conteúdo

i5 12400f superaquecendo com facilidade

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Então pessoal, eis minha config:

Gabinete: Gabinete Gamer Pichau HX300M Glass, Mid-tower, Lateral de Vidro, Branco

RX 7600 8GB

I5 12400F

2X8GB DDR4 3200MHZ

SSD M.2 500GB 2280

FONTE MSI 600

H610M S2H GIGABYTE

3 ventoinhas mancer z100

Então, comprei o PC para poder jogar vários jogos no ultra, mas depois de 10 horas ligado ele desligou por superaqeucimento, então fui monitorar e pesquisar.

Tendo em vista que meu gabinete não foi uma escolha boa para air flow, abri o gabinete e botei ventilador ao lado pra testar novamente.

Não mudou praticamente nada, e pior, com cs2 tudo no low, antingiu fácil 100 graus. O QUE NÃO FAZ SENTIDO PRA MIM.

Estou com medo de continuar com esse gabinete, mesmo investindo em um cooler box, pasta térmica e ventoinhas boas para gerar um airflow.

Estava pensando na seguinte configuração:

Deixar essas 4 ventoinhas que vem com o gabinete puxando ar pra dentro, criando uma pressão positiva, e o water cooler na parte superior jogando ar pra fora, segundo adranaline e outros reviews, é a melhor fora de se instalar o water cooler e os fans, o que vocês me dizem? vou conseguir rodar meus games no talo sem bater os malditos 100 graus?

bom.png

Postado

@Arthur Diesel seu gabinete não parece ser o problema, você abriu a lateral dele, colocou ventilador e viu que não mudou nada. Se fosse problema de gabinete, era pra mudar alguma coisa.

Esse modelo consegue proporcionar um bom air flow sim, ele tem abertura para entrada de ar na parte frontal, posição para fans na parte superior, você só precisa colocar fans nele para dar uma ajuda, coisa que parece que você já fez com essas outras 3 ventoinhas. Só precisa certificar que estão bem posicionadas e se realmente estão fazendo vento suficiente (tem ventoinhas baratas aí que só servem de enfeite).

O que está parecendo aí é que você instalou errado o cooler do processador, pode ser o próprio cooler mesmo que está errado (encaixe ou pressão), ou a aplicação da pasta térmica que ficou incorreta. O cooler box da Intel não é dos melhores, mas deve ser suficiente para segurar esse CPU longe dos 100ºC em jogos, talvez ele opere nos seus 80-90ºC em jogos mais exigentes, mas não em 100ºC.

O que eu recomendo você investir é num cooler decente para esse CPU, o Gammaxx AG400 seria suficiente. Investimento em Water Cooler será perda de dinheiro, vai ter praticamente o mesmo resultado, só que pagando 2-3x mais.

https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-ag400-120mm-r-ag400-bknnmn-g-1

OBS: cooler novo já vem com uma pasta térmica suficientemente boa aplicada, não é necessário comprar uma nova.

• Solução
Postado

Mas... você comprou a borda de metal para resolver o problema do soquete lixoso da intel? Se não fez isso, não pode reclamar de temperatura.

• Curtir 1
Postado

O Pichau HX300M Glass é muito ruim, é uma gambiarra do HX300M Metal, que tinha o painel frontal todo fechado, no Glass a frente foi furada, mas os furos são pequenos e afastados, passa menos de 50% de ar, e não tem local para aparafusar fans.

Teste colocando os dois fans que estão no topo na frente, cole com fita dupla face por dentro da frente. Ou faça como o cara ai, fure a frente e coloque parafusos.

O "frame" mencionado é o Thermalright BCF (Bend Correction Frame) ~ "quadro para corrigir empenamento", que acontece nos CPU LAG1700 devido a pressão excessiva da garra dos sistema original Intel. Tem um outro tópico ai desta semana que o cara instalou o BCF e melhou a temperatura do CPU, no caso dele um i7.

A propósito, o gabinete Mancer Ward na sua foto acima também é ruim de airflow, cuidado para não trocar "6 por meia dúzia".

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, 1lokos disse:

no Glass a frente foi furada, mas os furos são pequenos e afastados,

Não parece muito diferente de um gabinete mesh qualquer. Olhando por essa foto abaixo, o tamanho dos furos parece normal, pelo menos comparando com o gabinete que eu tenho aqui. Mas a questão da falta de local para fans frontais eu não tinha me atentado, é um vacilo por parte da Pichau isso.

pg-hx3-bkm015.jpg

6 horas atrás, Arthur Diesel disse:

Borda de metal para o soquete? É necessário mesmo? Onde eu consigo se sim.

Acredito que o colega já esclareceu acima sobre essa questão. É um problema real, mas até agora eu só vi isso sendo um problema grave com processadores high-end (Core i7, i9), não com Core i5 de entrada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!