Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarde à todos!

Gostaria de saber se é possível conectar 9 fans CF 120 Plus + 2 fitas led 200pro, ambos da Deepcool, na placa-mãe Rog Strix X570-E. Esses novos modelos de fans não vem com a controladores de 5 slots, sendo ligados apenas em sequência. A placa-mãe conta com dois slots RGB 5v.

https://www.amazon.com.br/Fans-DeepCool-CF120-Preto-120mm/dp/B08DHHN9D8#customerReviews

Agradeço a quem responder.

Postado
Em 05/05/2024 às 16:40, Pedro Vinicius G. C. disse:

@alyssonsilva13 sim, se não é só usar extensor

mas pra que 9 fans?, vai usar pra enfeite. pois essa quantidade de fans podem piorar a temperatura do setup, gerando turbolencia 

meus pcs/servidores tem diversas ventoinhas também, mas a maior parte delas ficam em velocidades baixisimas, apenas para enfeitar o setup

Tenho um gabinete aquário com 9 fans atualmente. Minha dúvida é apenas se consigo ligar essas fan's em sequência, junto com a fita.

• Curtir 1
Postado

Pela especificação, os LED de cada fan consome

• Corrente Nominal de LED 0.48A
  • Potência Nominal LED 2.4W

9 x 0,48A = 4,32A

Verifique no manual da placa-mãe se é informado o limite de corrente para cada conector ARGB, então divida os fans entre eles de forma a não ultrapassar o limite. Ligar 9 num conector só vai sobrecarregar.

Com esse exagero de fans o mais prático é usar um controladora ARGB com 10 portas, assim não tem que observar corrente, pois a controladora é alimentada direto pela fonte.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Boa noite, valeu pela resposta. Cada conector suporta até 120leds (3A), minha placa tem 2 conectores. Esses novos fans não vem com controladora, são ligados cascatas, estava pensando em comprar esse hub https://www.amazon.com.br/DEEPCOOL-R-SC700-BKNSNN-G-HUB-SC700-PRETO/dp/B0BJL3Y2LR/ref=asc_df_B0BJL3Y2LR/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=648464346445&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=11542520645596874011&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001538&hvtargid=pla-2266353264711&psc=1&mcid=1f7f9172c32a3293ada6b910a1fda30a só que não sei se dá pra controlar o RGB através de algum problema. Ou então você acha que posso ligar 5 fans em cascata e plugar em cada conector da placa-mãe? Qual seria a melhor opção?

Desde já, agradeço.

Postado

Bom, se cada conector de LED da placa-mãe suporta 3A ligar os LEDs de até 5 fans encadeados esta OK, dá 2,4A.

Esse HUB ARGB da DeepCool tem a avantajem de ligar todos o fans de forma mais "clean" - atrás da placa-mãe; e como é alimentado por um conector SATA da fonte pega só o sinal de controle do ARGB da placa-mãe, mas não é necessário.

"The SC700 connects to a single 3-pin 5V addressable RGB header on a motherboard or controller and extends up to 12 ARGB components for lighting synchronization. The included SATA interface provides stable continuous power for all your lighting components."

"Supports ASUS Aura, GIGABYTE Fusion, MSI Mystic Light, and ASRock Polychrome."

• Amei 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 07/05/2024 às 00:07, 1lokos disse:

Pela especificação, os LED de cada fan consome

• Corrente Nominal de LED 0.48A
  • Potência Nominal LED 2.4W

9 x 0,48A = 4,32A

Verifique no manual da placa-mãe se é informado o limite de corrente para cada conector ARGB, então divida os fans entre eles de forma a não ultrapassar o limite. Ligar 9 num conector só vai sobrecarregar.

Com esse exagero de fans o mais prático é usar um controladora ARGB com 10 portas, assim não tem que observar corrente, pois a controladora é alimentada direto pela fonte.

Só uma dúvida: onde você achou esse dado de 0,48A? Na caixa tem dizendo 0,18A por fan.

Postado

Nas especificações na página do fabricante, mas notei agora que peguei da CF120, o consumo da CF120 Plus é maior.

• Tensão Nominal de LED 5VDC 

• Corrente Nominal de LED 0.63A

• Potência Nominal LED 3.15W

0.18A é a corrente nominal do fan (o motor da ventoinha).

• Tensão Nominal do Ventilador 12VDC
  • Corrente Nominal do Ventilador 0.18A
  • Consumo de energia dos ventiladores 2.16W

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...