Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, gostaria da ajuda de vcs... 

seguinte, atualmente tenho a seguinte configuração:

placa-mãe Gigabyte ab350m ds3h v2
Processador Ryzen 5 3600

Cooler DeepCool Gammaxx 400 V2 Blue, 120mm

Fonte Corsair CX650w
memória RAM 16Gb 2666Mhz (OC a 3000Mhz)
Placa de Vídeo RTX 3060 ti

Estou fazendo um upgrade no processador e comprei um Ryzen 7 5700X3D. 

De acordo com o site da gigabyte, teoricamente essa minha placa-mãe oferece suporte a esse processador estando com a BIOS atualizada, mas eu também sei que uma coisa é 

oferecer suporte, outra coisa é funcionar bem e de forma totalmente estável, principalmente por ser uma placa-mãe relativamente antiga e de entrada, apesar de ser uma guerreira. 

Pensando em um computador que é mais voltado pra jogos, tenho duas dúvidas nesse caso, alguém saberia me dizer se essa placa aguentaria esse processador numa boa? Ou de repente seria prudente investir em uma placa mais "parruda"...
Em relação ao cooler, será que esse cooler aguenta esse processador ou seria mais adequado trocar?
Outra dúvida com relação às memórias. Eu sei que o ideal pra esse processador seria memórias mais rápidas, e já tenho planos de fazer um upgrade pra 32Gb de memória e aproveitar para pegar memórias de 3200Mhz ou até mesmo 3600Mhz.
Eu sei que existe diferença, mas essa diferença é muito grande a ponto de limitar bastante esse processador?  Ou se trata de uma diferença pequena?

Aceito sugestões.

Grato pela atenção! 

Postado

@marcosaqno O ideal seria uma placa-mãe melhor, se você tá com grana eu recomendo essa 

MSI MPG B550 Gaming Plus excelente placa. Em relação às memórias, não acho que seja tão urgente

essa troca mas, se tiver grana para trocar já, pode ser uma boa. Esse Cooler é muito bom, a questão é seu gabinete qual modelo seria? Ele precisa ter um painel fontal "vazado" para um bom fluxo de ar.

• Obrigado 1
Postado

Se for comprar placa-mãe nova, memória nova... considere comprar o Ryzen 7600 - que tem desempenho em jogos equivalente ao 5700X3D; mas é da nova plataforma AM5, DDR5.

• Obrigado 1
Postado

@Cloud_Strife7 Cara, brigadão pela resposta..   

mas tipo, grana sobrando sobrando não tá tendo não   kkkkk ..    Então com relação a placa-mãe, eu até entendo que a minha placa guerreirinha não seria o ideal pra esse processador, e essa ai que você recomendou é monstrona mesmo, com certeza ficaria melhor. Por isso q eu to perguntando, porque tipo, você sabe como funciona aqui no Brasil pra comprar hardware, onde pagar a vista acaba compensando muito por conta dos descontos. Então se fosse para eu comprar mais peças agora, teria que apelar pro parcelamento 😅. Então se for uma coisa obrigatória, no caso dessa minha placa não aguentar esse processador e eu ficar tendo problemas, ia ser o jeito, mas caaaso fosse possível manter ela por um tempo e ir juntando pra poder pegar uma melhor pagando a vista daqui uns meses, talvez seria o melhor dos mundos pra mim. O mesmo vale pra questão das memórias. 

Já com relação ao gabinete, eu nem sei te dizer o modelo exatamente, mas é um Thermaltake desses modelos mid tower. Ele é relativamente espaçoso e na frente ele é todo furado sim, então imagino que ele não seja um problema tão grande.

Mas mais uma vez brigadão ai pela resposta! ✌️

@1lokos Pois é, mas ai seria o caso de trocar todo o kit ne..   necessitaria um investimento bem maior. 

Eu tava pensando em ficar mais um tempo no AM4 e acabei aproveitando uma promo pra pegar um processador que tenho visto um pessoal elogiando bastante. Só to com um pouco de medo dessa minha placa-mãe aqui não aguentar a pressão, ai não teria jeito, teria que pegar uma MB melhorzinha de todo jeito. 

Brigadão pela resposta também! ✌️

Postado

Atualiza o BIOS da AB350 DS3H V2 para a versão mais atual e compre o 5700X3D, se for usar basicamente para jogos não terá problemas, observe a temperatura do VRM, se achar quente coloque um fan soprando direto sobre o circuito.

Este teste é com o Ryzen 5800X, que consome mais que o 5700X3D e para jogatina foi tranquilo.

• Curtir 1
  • 6 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!