Ir ao conteúdo

Placa-mãe MSI B550M PRO-VDH precisa atualizar BIOS para o Ryzen 5 5600GT?

Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!! estou querendo uma placa nova, pra um Ryzen 5 5600gt. Quero algo mais custo-benefício, sou jogador casual de dota/lol. Tava vendo essa placa porém em alguns lugares diz que ela tem que atualizar a bio, e em outros que é compatível diretamente com o processador. 
Gostei dela porque tem os VRM pra controlar ali.
Queria saber se alguém tem como me auxiliar com a info ou se pode me recomendar alguma tmb, aceito indicações.

PS: vou dar o upgrade de uma 1050 pra uma 3060 ou 4060, tmb aceito opiniões.

Postado

Eai mano, então eu uso essa mesma placa aqui no meu pc. eu comprei na kabum a uns meses e não precisei atualizar, e mesmo se precisar é bem simples pois ela têm flash BIOS o que facilita muito

*eu uso um Ryzen 5 4600G, porém tenho conhecidos que usaram o Ryzen 5 5600GT que não precisaram atualizar.

• Curtir 2
Postado
agora, Marcos23 disse:

pois é, eu não entendo muito disso! se precisar atualizar, é coisa que eu consigo fazer em casa?

Consegue, só precisa de outro Pc, notebook ou cabo otg para o celular, você baixa a BIOS no fabricante (no caso a MSI) e coloca no pendrive formatado em nfts e coloca no slot usb2.0 inferior da placa e clica no botão (claro com a fonte de energia conectada (não precisa colocar processador, ram e etc))

3 minutos atrás, Marcos23 disse:

pois é, eu não entendo muito disso! se precisar atualizar, é coisa que eu consigo fazer em casa?

Por sinal, hoje eu atualizei ela. Na verdade atualizei a uns 10 minutos kkkkk 

• Curtir 1
Postado

entendi!! e já que você tem uma, ela suporta water cooler? tava vendo que ta quase o mesmo preço de um dissipador bom, dai pensei em botar um

• Pedroou alterou o título para Placa-mãe MSI B550M PRO-VDH precisa atualizar BIOS para o Ryzen 5 5600GT?
  • Membro VIP
Postado

Deve funcionar sem atualizar a BIOS, e sim, suporta water cooler. Mas para um Ryzen 5 5600GT não tem necessidade, somente "faz sentido" por estética mesmo.

• Curtir 1
Postado

ia pegar só pelo fato de estar na promoção, haahah mas então ela esquentaria pouco mesmo rodando jogos e tal? só com o próprio dissipador?

Postado
1 minuto atrás, Marcos23 disse:

ia pegar só pelo fato de estar na promoção, haahah mas então ela esquentaria pouco mesmo rodando jogos e tal? só com o próprio dissipador?

Meu Ryzen chega no MAXIMO (quando coloquei ele pra rodar a 100% durante alguns minutos) ele chegou no máximo a 85C isso apenas com o cooler box

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Water cooler serve para processador, ele não vai diminuir a temperatura da placa-mãe. Para diminuir a temperatura dela, precisa de um gabinete bem ventilado e boas fans.

51 minutos atrás, Marcos23 disse:

Não entendi. Toda placa-mãe tem VRM, alguns melhores que outros. Essa B550M em questão suporta sem problema o Ryzen 7 5800X3D que é o topo de linha para jogos da plataforma AM4.

Mesmo com overclock alto no Ryzen 5 5600GT, você não vai chegar nem perto do limite que os VRMs dela aguentam.

Agora, sua escolha de processador é ruim. Já tem placa de vídeo e vai fazer upgrade nela, não faz sentido pegar processador com vídeo integrado. Seria bem mais interessante pegar um Ryzen 5 5600 (sem G, GT ou X no final)

O Ryzen 5 5600 que tem clock padrão em 4,4ghz (turbo boost), chega em 4,7ghz sem fazer qualquer esforço dessa placa-mãe.

• Curtir 2
Postado
1 minuto atrás, Pedroou disse:

Water cooler serve para processador, ele não vai diminuir a temperatura da placa-mãe. Para diminuir a temperatura dela, precisa de um gabinete bem ventilado e boas fans.

Não entendi. Toda placa-mãe tem VRM, alguns melhores que outros. Essa B550M em questão suporta sem problema o Ryzen 7 5800X3D que é o topo de linha para jogos da plataforma AM4.

Mesmo com overclock alto no Ryzen 5 5600GT, você não vai chegar nem perto do limite que os VRMs dela aguentam.

Agora, sua escolha de processador é ruim. Já tem placa de vídeo e vai fazer upgrade nela, não faz sentido pegar processador com vídeo integrado. Seria bem mais interessante pegar um Ryzen 5 5600 (sem G, GT ou X no final)

entendi.
justo vim aqui esclarecer porque não entendo muito, e lendo no google está difícil de entender
o processador era mais pelo fato de que da 100 reais de diferença, nem tinha entendido o porque das letras, só que era melhor.

o fato de ter uma placa de Vídeo então o ideal seria só ele? ou tem algum melhor ou algo a mais que encaixe na config?
aceito opiniões

• Membro VIP
Postado

Suas opções de processador AM4 para usar com placa de vídeo, por ordem de desempenho, respectivamente: Ryzen 5 5600, Ryzen 7 5700X e Ryzen 7 5700X3D. Isso para jogos.

Inclusive, o Ryzen 5 5600 está "barato", até pouco tempo atrás não se encontrava por menos de R$ 800,00.

Aliás, não precisa atualizar a BIOS para o Ryzen 5 5600.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Pedroou disse:

Sua opções de processador AM4 para usar com placa de vídeo, por ordem de desempenho, respectivamente: Ryzen 5 5600, Ryzen 7 5700X e Ryzen 7 5700X3D. Isso para jogos.

Inclusive, o Ryzen 5 5600 está "barato", até pouco tempo atrás não se encontrava por menos de R$ 800,00.

ok, então vou de 5600. 

por curiosidade, vale a pena montar ainda em DDR4 o pc né? o custo-benefício entendo que sim, mas é que como to vendo tanta coisa DDR5 e tal, fiquei na dúvida

• Membro VIP
Postado

Diferença entre o modelos do Ryzen 5 5600, são 4:

Ryzen 5 5600, clock máximo 4,4ghz com interface PCIe 4.0, cache L3 32mb, sem vídeo integrado.

Ryzen 5 5600X, clock máximo 4,6ghz com interface PCIe 4.0, cache L3 32mb, sem vídeo integrado.

Ryzen 5 5600G, clock máximo 4,4ghz com interface PCIe 3.0, cache L3 16mb, com vídeo integrado.

Ryzen 5 5600GT, clock máximo 4,6ghz com interface PCIe 3.0, cache L3 16mb, com vídeo integrado.

A versão G e GT oferecem, para jogos, o mesmo desempenho que o Ryzen 5 5500. A menor cache L3 e a interface de comunicação inferior impactam no desempenho dele.

2 minutos atrás, Marcos23 disse:

por curiosidade, vale a pena montar ainda em DDR4 o pc né?

Sim, acredito que AM4 ainda seja uma boa opção.

Se seu orçamento for bem alto, aí pode ser uma boa ideia ir para AM5.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Pedroou disse:

Diferença entre o modelos do Ryzen 5 5600, são 4:

Ryzen 5 5600, clock máximo 4,4ghz com interface PCIe 4.0, cache L3 32mb, sem vídeo integrado.

Ryzen 5 5600X, clock máximo 4,6ghz com interface PCIe 4.0, cache L3 32mb, sem vídeo integrado.

Ryzen 5 5600G, clock máximo 4,4ghz com interface PCIe 3.0, cache L3 16mb, com vídeo integrado.

Ryzen 5 5600GT, clock máximo 4,6ghz com interface PCIe 3.0, cache L3 16mb, com vídeo integrado.

A versão G e GT oferecem, para jogos, o mesmo desempenho que o Ryzen 5 5500. A menor cache L3 e a interface de comunicação inferior impactam no desempenho dele.

Sim, acredito que AM4 ainda seja uma boa opção.

Se seu orçamento for bem alto, aí pode ser uma boa ideia ir para AM5.

entendido. e placa seria uma boa opção essa que citei, em relação custo beneficio pra usar com esse processador, uma 4060 provavelmente (que ainda to vendo se pego 3060 ou 4060 no lugar da minha 1050), fonte de 750w xpg, com 16/32gb de memória, ou me indicaria outra placa?

Postado

3 minutos atrás, Pedroou disse:

É uma das melhores em custo-benefício, se cabe no orçamento, certamente vai encaixar muito bem.

perfeito, eu tava com uma ASUS prime a520, mas me disseram que não ia suportar a 4060, que podia esquentar muito e tal, vou optar por essa então.

desculpa encher o saco, mas ja que estamos, questão de gabinete, qual seria uma medida boa para deixar ventilado sem aquecer? porque meu amigo tem uma 4060 e tinha um meio pequeno, tem que usar ele aberto com um ventilador kkk

• Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, Marcos23 disse:

perfeito, eu tava com uma ASUS prime a520, mas me disseram que não ia suportar a 4060, que podia esquentar muito e tal, vou optar por essa então.

Se já tem, pode usar. A placa de vídeo não vai esquentar a placa-mãe, e ela é compatível com o Ryzen 5 5600.

Depende do orçamento. Ideal é ter boa entrada de ar, pode ser pequeno. Com fans: Pichau Kazan 2, Montech Air 903 base ou max, Montech Air 100 ARGB.

Se quer um menor, Mancer Goblin e compre 2 fans 120mm, ou Masterbox Q300L e também compra 2 fans (colocar na frente).

Postado
20 minutos atrás, Pedroou disse:

Se já tem, pode usar. A placa de vídeo não vai esquentar a placa-mãe, e ela é compatível com o Ryzen 5 5600.

Depende do orçamento. Ideal é ter boa entrada de ar, pode ser pequeno. Com fans: Pichau Kazan 2, Montech Air 903 base ou max, Montech Air 100 ARGB.

Se quer um menor, Mancer Goblin e compre 2 fans 120mm, ou Masterbox Q300L e também compra 2 fans (colocar na frente).

que diferença faz a placa no desempelo do processador ou gpu então? pergunto porque só queria entender porque não precisa de upgrade, a titulo de informação mesmo

esse kazan2 tem um com fonte de 600w, será que ela aguentaria o pagode todo? (desconheço a marca mancer tmb, de onde é?)

• Membro VIP
Postado

Mancer é uma marca da Pichau.

Fonte se escolher por qualidade e não potência, não precisa de mais que 500W para o que quer.

1 minuto atrás, Marcos23 disse:

que diferença faz a placa no desempelo do processador ou gpu então?

A placa-mãe pode limitar desempenho pela qualidade de construção, como VRMs fracos, fazendo que o processador não atinja todo seu potencial. Em relação a placa de vídeo, a A520 é interface PCIe 3.0, enquanto a RTX 4060 é PCIe 4.0, isso significa que vai ter uma pequena perda de desempenho por usar um canal de comunicação menor.

Ao mesmo tempo, o custo de trocar a placa-mãe não vale o ganho de desempenho que ela vai gerar. Se vai montar do zero, sempre tento indicar uma B550, como já tem sua A520, não vejo vantagem em trocar.

Postado
10 minutos atrás, Pedroou disse:

Mancer é uma marca da Pichau.

Fonte se escolher por qualidade e não potência, não precisa de mais que 500W para o que quer.

Entendi. Qual me indicaria então? a Mancer é boa suficiente?

tava com uma da xpg no carrinho de compras (da supertrame), acabei de ver um review que me indicaram e aparentemente era uma bomba de tempo kkkk

poderia me mandar uma boa em relação a custo-benefício

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Marcos23 disse:

Boa tarde!! estou querendo uma placa nova, pra um Ryzen 5 5600gt. Quero algo mais custo-benefício, sou jogador casual de dota/lol. Tava vendo essa placa porém em alguns lugares diz que ela tem que atualizar a bio, e em outros que é compatível diretamente com o processador. 
Queria saber se alguém tem como me auxiliar com a info ou se pode me recomendar alguma tmb, aceito indicações.

PS: vou dar o upgrade de uma 1050 pra uma 3060 ou 4060, tmb aceito opiniões.

Tarde

Para que esse processador 5600GT funciona, essa placa-mãe precisa estar com a BIOS 7C95v2I lançada em 12/10/2023.

2 horas atrás, Piedr3 disse:

Eai mano, então eu uso essa mesma placa aqui no meu pc. eu comprei na kabum a uns meses e não precisei atualizar, e mesmo se precisar é bem simples pois ela têm flash BIOS o que facilita muito

*eu uso um Ryzen 5 4600G, porém tenho conhecidos que usaram o Ryzen 5 5600GT que não precisaram atualizar.

Apenas complementando a resposta do colega, caso não de vídeo e só baixar a ultima BIOS no site da MSI e depois pegar o arquivo á descompactado e renomear para msi.rom e colocar no pendrive e espetar na USB correta e apertar o botão flash BIOS para atualizar.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Pedroou disse:

Sua opções de processador AM4 para usar com placa de vídeo, por ordem de desempenho, respectivamente: Ryzen 5 5600, Ryzen 7 5700X e Ryzen 7 5700X3D. Isso para jogos.

@Pedroouvoltei, kkkk vi que a Ryzen 7 5700x3d ta na promo tmb, ela é compatível com a minha placa ou com a b550 que falamos?

Postado
5 minutos atrás, Marcos23 disse:

@Pedroouvoltei, kkkk vi que a Ryzen 7 5700x3d ta na promo tmb, ela é compatível com a minha placa ou com a b550 que falamos?

Funciona sim, só que eu acho que seja provável a atualização, porque é a linha x3d

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...