Ir ao conteúdo

Computador com cheiro de queimado após mudar posição dos cabos da fonte

Ir à solução Resolvido por Vitoria Gabriela,

Posts recomendados

Postado

Meu Pc tava com um cabo que vinha da fonte solto aí tive a brilhante ideia de conectar ele no slot que era igual e estava próximo porém ele era lá na frente e eu conectei ele provavelmente em algum conector da memória RAM eu acho e subiu um cheiro de queimado quando liguei quais componentes eu estraguei?

• Triste 1
Postado

@Leo1612987 Jesus.

Primeiro que eu acredito que não tenha como conectar um cabo no conector de memória RAM, mas faz o seguinte, consegue anexar uma foto?

E só mais uma pergunta, se o computador estava funcionando normalmente, por que você tentou conectar um cabo solto? kkkkk

• Curtir 2
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, Leo1612987 disse:

Meu Pc tava com um cabo que vinha da fonte solto aí tive a brilhante ideia de conectar ele no slot que era igual

Trocou o cabo PCIe com o da CPU? fora isso não me recordo no momento de conectores que são bem parecidos em uma fonte, o ideal seria mandar foto do conector que você usou e onde você o conectou na placa-mãe.

• Curtir 2
Postado

@Middoken meu irmão tinha desconectado pois iria levar pra viagem e iria desmontar aí resolveu não levar e deixar pra mim aí fiz essa ********** a foto não carrega pois tem mais de 2 MB mas é uma placa Hp desses Pc Compaq ei o cabo marrom com preto (2 de cada) era pra ir lá na frente da placa e eu coloquei no meio vou ver se baixo uma foto da placa

@Middoken @Vitoria Gabriela @Middokeneu irmão tinha desconectado pois iria levar pra viagem e iria desmontar aí resolveu não levar e deixar pra mim aí fiz essa ********** a foto não carrega pois tem mais de 2 MB mas é uma placa Hp desses Pc Compaq ei o cabo marrom com preto (2 de cada) era pra ir lá na frente da placa e eu coloquei no meio vou ver se baixo uma foto da placa

Screenshot_2024-05-08-15-28-09-204_com.whatsapp.jpg

• Curtir 2
Postado

@Leo1612987 Tenta tirar a foto e cortar um pouco ela, que deve diminuir o tamanho do arquivo.

Mas realmente, recomendo enviar a foto para que possamos te dar um parecer sobre isso, provavelmente você colocou o cabo da GPU no lugar errado? Eu não tenho certeza kkkk só com foto mesmo.

Vou mandar 2 fotos e você diz se é um desses:

image.png.215722e6a2cb8e5b2cef3ae4005b7038.png

image.png.d22e39f3d767a8f8a8813608f0516dc7.png

• Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, Leo1612987 disse:

Screenshot_2024-05-08-15-44-06-738_com.whatsapp.jpg

Infelizmente desconheço a arquitetura de placas-mãe de computadores slim, porém procurei por um manual de hardware deste computador e pelo o que parece, você pode ter ligado o cabo "MAIN SUPPLY PWR" no slot de "SATA PWR" (ou ao contrário, em ambos os casos pode ocorrer danos elétricos se conectar errôneamente).

Obti essa informação analisando e deduzindo do manual encontrato no próprio site da HP: https://support.hp.com/us-en/product/setup-user-guides/hp-compaq-6000-pro-small-form-factor-pc/4024462

Através do PDF web: https://h10032.www1.hp.com/ctg/Manual/c01883661.pdf (na página 2).

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
26 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Infelizmente desconheço a arquitetura de placas-mãe de computadores slim, porém procurei por um manual de hardware deste computador e pelo o que parece, você pode ter ligado o cabo "MAIN SUPPLY PWR" no slot de "SATA PWR" (ou ao contrário, em ambos os casos pode ocorrer danos elétricos se conectar errôneamente).

Obti essa informação analisando e deduzindo do manual encontrato no próprio site da HP: https://support.hp.com/us-en/product/setup-user-guides/hp-compaq-6000-pro-small-form-factor-pc/4024462

Através do PDF web: https://h10032.www1.hp.com/ctg/Manual/c01883661.pdf (na página 2).

o que você acha que terei que trocar ?

• Membro VIP
  • Solução
Postado
58 minutos atrás, Leo1612987 disse:

o que você acha que terei que trocar ?

A placa-mãe provavelmente, pois com certeza queimou os conectores dela, mas em minha opinião, não vale a pena, ainda mais em placa LGA 775, o ideal seria provavelmente comprar outro computador para investir seu dinheiro em algo que vale mais a pena, mas caso não tenha condições para isso, como o @Middoken mostrou em seu ultimo link, a faixa de preço dessa placa-mãe é por volta dos 135 reais, pode procurar por ela em lojas ou em usados para obter uma placa-mãe funcional novamente.

1 hora atrás, Vitoria Gabriela disse:

você pode ter ligado o cabo "MAIN SUPPLY PWR" no slot de "SATA PWR"

Um adendo aqui, pois eu cometi um engano, o conector "MAIN SUPPLY PWR" possui 5 pinos para encaixe, então não seria possível conectar ele no "SATA PWR", mas como no próprio manual que enviei mostra, o conector do CPU possui as mesmas 4 entradas do SATA, então mesmo que eu tenha me enganado nos conectores, ainda assim é visível que houve a queima da placa-mãe, pois você provavelmente conectou o cabo do CPU no conector SATA (ou ao contrário), o que danifica os componentes igualmente.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Vitoria Gabriela disse:

A placa-mãe provavelmente, pois com certeza queimou os conectores dela, mas em minha opinião, não vale a pena, ainda mais em placa LGA 775, o ideal seria provavelmente comprar outro computador para investir seu dinheiro em algo que vale mais a pena, mas caso não tenha condições para isso, como o @Middoken mostrou em seu ultimo link, a faixa de preço dessa placa-mãe é por volta dos 135 reais, pode procurar por ela em lojas ou em usados para obter uma placa-mãe funcional novamente.

Um adendo aqui, pois eu cometi um engano, o conector "MAIN SUPPLY PWR" possui 5 pinos para encaixe, então não seria possível conectar ele no "SATA PWR", mas como no próprio manual que enviei mostra, o conector do CPU possui as mesmas 4 entradas do SATA, então mesmo que eu tenha me enganado nos conectores, ainda assim é visível que houve a queima da placa-mãe, pois você provavelmente conectou o cabo do CPU no conector SATA (ou ao contrário), o que danifica os componentes igualmente.

agora, Leo1612987 disse:

Obrigado pela ajuda, só mais uma coisa os outros componentes posso usar na nova placa-mãe? Processador memória RAM SSD e fonte.

Teria alguma placa para me indicar que tenha custo-benefício 

• Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, Leo1612987 disse:

Teria alguma placa para me indicar que tenha custo-benefício

Eu não entendo muito de hardwares para computadores slim, pois sua arquitetura é diferente em alguns aspectos em comparação a hardwares de desktop, mas creio que de qualquer forma, não teria nenhum "upgrade" que realmente valesse a pena nessa máquina, pois é de geração bem antiga, e se você for utilizar os mesmos componentes que sobraram e ainda funcionam, não poderá pegar uma placa-mãe nova como as de DDR4 ou sochet mais atual. 

Eu recomendaria procurar a mesma placa-mãe desde computador, e levar em um técnico de computador para efetuar a troca, seria interessante também levar a sua placa-mãe queimada, pois se o processador da mesma não for soldado, é possível o técnico o reutilizar também caso ele ainda esteja em boas condições, caso contrário, se o processador também tiver sido danificado, terá que desembolsar para um novo processador juntamente da nova placa-mãe.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!