Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Tenho muitas perguntas relacionadas a essa área de robótica:

"Vale a pena fazer uma faculdade de mecatrônica (5 anos) para trabalhar futuramente com robótica? Atualmente possuo tecnólogo em SI (Segurança da Informação)" - Essa é uma pergunta genérica, mas gostaria da avaliação do pessoal que trabalha nas áreas (tenho 24 anos - idade)

"Há pós / mestrado nessa área para exercer a profissão? Se sim qual?"

"As matérias de cálculo de mecatrônica (teoria) são importantes para a área de robótica? É possível aprender sozinho e exercer as funções ligadas a isso?"

"Tenho um pouco experiência com redes de computadores, um pouco de programação e banco de dados, é possível aproveitar algum conhecimento sobre isso?"

Só consegui achar um bacharel em engenharia robótica pela FEI, mas não conta com minha realidade de renda.

Obrigado

Postado

@Gabriel P Não há emprego nessa área no brasil, no máximo você verá empregos como automação industrial, automação residencial, pesquisa e desenvolvimento (professor), etc.

você pode até se especializar em robótica, mas vai ter que sair do pais, caso contrário, vai virar analista de dados/profissional de automação ou professor.

O que você sabe de robótica? porque essa área te interessa? (se for responder, responda de forma objetiva, dizendo o que sonha em mexer/atuar ou criar)

Não importa a área de exatas, se for trabalhar como profissional vai usar a base de redes, protocolos de comunicação, programação e afins, ainda mais que robótica usa muito IOT e programação.

Apesar de ser formado em uma área próxima, acabei me tornando programador e gestor de redes, então sei um pouco do assunto.

O que eu realmente te recomendo é procurar profissionais que fazem o que você quer fazer, no linkedin ou por outras redes menos profissionais, e tentar conversar com eles, saber como eles trabalham e no que se especializaram. Faça isso com pelo menos 10 pessoas e você já terá mudado seu modo de ver as coisas.

Só não vá ser enganado por fanfarrão ou vendedor de curso, tente falar com aqueles que não buscam fama de preferência.

edit:

me corrigindo, ainda tem alguns empregos de robótica no pais, que seria na área médica, mas se você for listar os que trabalham nisso, nenhum deles é especializado em robótica. 

• Obrigado 1
Postado

@Swalls Na verdade eu tinha uma realidade um pouco distante para profissão, seria para atuar no mercado de trabalho daqui 5 ou a 10 anos, até lá, o Brasil provavelmente já investirá algo na área.

Citação

O que você sabe de robótica? porque essa área te interessa? (se for responder, responda de forma objetiva, dizendo o que sonha em mexer/atuar ou criar)

Então, quase nada, mas quero a primeiro momento a saber como posso dar os primeiros passos e caso eu me interesse, eu ingresse na área para atuar profissionalmente, senão, somente por hobby mesmo.

A área engloba mecânica, eletrônica e informática, então a primeiro momento queria saber se é possível conseguir estudar sozinho (com materiais e uma rotina de estudo na própria internet).

Sobre a faculdade, queria ver se a faculdade de engenharia mecatrônica se encaixaria e serviria para algo além do diploma no futuro (será que sem a faculdade, ainda eu poderia atuar no ramo da robótica, caso eu notasse que há mercado)

Mas uma dúvida que me intriga até agora, toda parte de matemática e física como Cálculo Diferencial e Integral I, Física Geral e Experimental I, Geometria Analítica e Álgebra Linear, Mecânica dos Sólidos entre outras matérias que envolvam matemática / física são realmente necessárias para seguir na área de robótica? Sua praticidade é usada ou esse conteúdo acima é mais para o estudante expandir sua mente na área de exatas (esse não é o termo correto, mas seria similar a isso).

Nota: Não estou querendo fugir dessa parte teórica, só tenho receio de estuda-la e não haver praticidade quando colocar a "mão na massa"

• Solução
Postado
1 hora atrás, Gabriel P disse:

@Swalls 

Mas uma dúvida que me intriga até agora, toda parte de matemática e física como Cálculo Diferencial e Integral I, Física Geral e Experimental I, Geometria Analítica e Álgebra Linear, Mecânica dos Sólidos entre outras matérias que envolvam matemática / física são realmente necessárias para seguir na área de robótica? Sua praticidade é usada ou esse conteúdo acima é mais para o estudante expandir sua mente na área de exatas (esse não é o termo correto, mas seria similar a isso).

É uma boa pergunta, e você sabe a resposta, se chama depende. Cada emprego tem seu uso, empresas que visam lucro querem lucro, se você achar uso para isso é com você e Deus, o RH de uma empresa é o que menos sabe o que o funcionário consegue fazer, ele quer saber se você faz o que ele pede, você quem cria seu diferencial.

Como eu não segui essa área como especialização não posso te dizer com clareza, Mas fica de aviso que não adianta você aprender isso tudo sem dar uso porque dps de 3 meses sem revisar vai estar tudo apagado.

ps: Se você for fazer um superior nessa área, escolha uma universidade que preste, que tenha conteúdo prático pelo menos 2x na semana, somente a prática te torna profissional. Por isso eu disse, o melhor a se fazer é conversar com profissionais na sua área objetivo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!