Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve! Atualmente meu setup é o seguinte:

 

Placa-mãe: Biostar Racing B350 DDR4 AMD

Processador: AMD Ryzen 5 5600

Placa de vídeo: MSI GeForce GTX 1070 Ti DUKE 8GB

Memória: 2x Memória Corsair Vengeance LPX 32GB 3000Mhz, DDR4, C16.

SSDs: SSD 960gb Kingston A400

Fonte: Cooler Master Masterwatt 600W 80 Plus

Gabinete: Gamer K-Mex Galaxy CG-7EV3 Mid Tower Preto

 

Minha utilização do computador é para jogos e trabalho, principalmente com Photoshop. Estou sentindo bastante dificuldade para utilizar o photoshop sem ele ficar travando rotineiramente (acredito ser o windows que de uma travadas), até mesmo para abrir o software demora.

 

Acredito ser algo com relação ao SSD tendo em vista ele ser antiguinho.

 

Estou com a ideia de colocar fazer upgrade de placa-mãe + SSD M.2. Meu orçamento fica na casa dos 1.000 reais, podendo passar caso o custo beneficio for viável. 

 

Teriam indicações de placa-mãe? E qual SSD comprar, marca e taxa de leitura?.

 

 

Postado

Não entendo tanto sobre aplicações de trabalho, mas chutaria que o problema são a placa de vídeo e a frequência das RAM.

VGA por 1000 reais só vai pegar bomba ou placa com o mesmo desempenho da sua guerreira 1070 ti, uns 1500 seria o mínimo para uma GPU decente para o que pretende mexer com.

Chegou a ativar o XMP das memórias após a montagem do PC? Recomendo tentar executar um overclock nelas, já que aplicativos assim dependem bastante das características da ram.

 

Trocar a placa-mãe seria ideal, mas não trará ganho algum de performance então nem vale a pena.

SSD pode ter uma participação nesta lentidão mas acho improvável de a culpa ser toda dele, A400 é um modelo de baixa qualidade da Kingston e que apresenta problemas após algum tempo de uso rotineiro, recomendo que o troque para um de melhor qualidade como o Kingston NV2.

  • Curtir 3
  • Moderador
Postado

@fdfujihara se eu fosse alterar algo na configuração, iria iniciar pela placa de vídeo, é a única coisa que destoa do restante da configuração.

 

Eu também utilizo programas como Adobe Photoshop e Lightroom e só tenho 16gb 3000mhz, não tenho problema algum com velocidade nos programas, então, não creio que seja problema da RAM, apesar de ser um item importante nesse tipo de aplicação sim.

 

Sobre o orçamento, é possível buscar uma placa nova próximo a ele que traga mais desempenho, algo como uma RX 6600 por exemplo, passa de 1K, mas não tanto.

 

Por fim, acho interessante você verificar / revisar todos os drivers instalados no PC, seria bom você passar um DDU e desinstalar todos e reinstalar, versões mais atualizadas, também seria útil nesse tipo de situação, formatar, principalmente se faz muito tempo que o SO está ativo.

  • Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, guilherme_dr disse:

algo como uma RX 6600 por exemplo

Só uma coisa, o desempenho dela comparada a 1070 ti não seria próximo?

Diria que vale a pena o upgrade, no uso do Photoshop? Já que em jogos a diferença é quase inexistente, link.

  • Curtir 1
  • Moderador
Postado
34 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Só uma coisa, o desempenho dela comparada a 1070 ti não seria próximo?

Diria que vale a pena o upgrade, no uso do Photoshop? Já que em jogos a diferença é quase inexistente, link.

 

As placas tem desempenho diferentes, além da tecnologia mais recente, a grande diferença é que a RX 6600 trás uma melhoria significativa na velocidade efetiva do clock da memória, enquanto a GTX 1070Ti tem 8008 MHz e a RX 6600 tem 14000 MHz, isso faz bastante diferença nesse tipo de aplicação.

 

Mas sim, o ideal seria fazer um upgrade melhor, pelo menos uma RTX 4060, porém como estamos limitados ao orçamento do autor do tópico, tentei encontrar algo que fosse melhor e o mais próximo o possível do orçamento.

 

E volta a dizer, antes de tudo, é importante revisar os drivers e talvez partir para uma formatação, afinal, a configuração já vinha sendo usada e só recentemente notou-se perda de desempenho no software em questão (Pelo menos foi o que compreendi).

  • Curtir 1
  • Mr. Caio Augusto alterou o título para Upgrade PC Gamer / Workstation - Ryzen 5 5600, GTX 1070

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...