Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, recentemente comecei a dar inicio ao projeto de Setup mais minimalista e comprei um gabinete bem compacto, ainda não iniciei a montagem mas andei pesquisando sobre e diz que o ponto fraco dele é justamente o air flow (óbvio), só é possível colocar 3 ventoinhas nele, em cima, baixo e frontal. Tenho 3 de 120mm da rise mode mas se precisar vou comprar melhores. vendo videos vi que seria indicado a fan superior jogando ar pra fora como sempre e as outras duas puxando pra dentro, o problema é que uso SSD e HD de notebook para armazenar filmes etc. e para usar eles dentro do gabinete teria que tirar uma FAN. então qual tirar ? 

Vou tentar deixar eles soltos ou presos na fonte algo do tipo mas como o espaço é muito limitado não garanto. 

Cogitei gabinetes como Cooler master nr200 ou o Corsair Corsair 2000D mas Este é o único gabinete deste tamanho (e preço) que vi no Brasil que suporta placas mãe Micro-atx e Fontes Atx. Então eu consigo usar meu Setup atual sem trocar nada.

O processador seria um 12400f então não acredito que causaria Thermal throttling mas quero manter as temperaturas mais baixas possíveis, moro no Sul e mesmo com cooler Box não chega a 70° graus jogando. 

Somente 2 pontos a ter atenção neste gabinete

(Placa de Vídeo até 255mm)

(Altura máxima do cooler até 75mm para não encostar na Fonte)

image.png.05b08806e3df38f9ac82985c81860501.png

Postado

Neste gabinete Jonsbo C6 "SFF" o ideal é usar fans com bom CFM e pressão e a não fans "de enfeite" com baixo fluxo de ar como Rise Mode e similares, pois como o gabinete é apertado requer renovar o ar do interior rapidamente.

Tem a fan PCYes Sangue Frio 3 por R$ 35,00 - sem LED ou com LED ARGB por R$ 50,00 - o kit de 3 fans ARGB + controladora ARGB com 9 portas é R$ 190,00.

• PWM (controle dinâmico da rotação pelo BIOS)
  • Máx. Fluxo de Ar: 60 CFM
  • Máx. Pressão estática: 2,47 mmH2O

A fan Cooler Master Sickleflow 120 tem preço e desempenho similar.

Melhor ainda seria a Akasa Viper - R$ 60,80 - é sem LED "frufru".

• Fluxo de ar máximo: 83,63 CFM
  • Pressão de ar estática máxima: 2,98 mm H2O

Com fans PWM com bom CFM você tem a opção de reduzir a rotação máxima, reduzindo o ruído.

Se tiver que remover uma fan, tire a do fundo pois não tem muito por onde puxar ar, além de puxar mais poeira. Veja se consegue colocar o SSD e HD no fundo, para não atrapalhar as outras fans.

Talvez consiga colocar duas fans na frente.

O Elevated Systems teve thermal throttling com um i5-13400F neste gabinete, usando o cooler box, portando considere um air cooler mais eficiente, que para este gabinete tem que ser "low profile":

• Max. CPU Cooler Height:  ≤75mm
Citação

...uso SSD e HD de notebook para armazenar filmes

Com esse uso não seria conveniente um CPU com vídeo integrado? Assim evitaria o calor gerado por uma placa de vídeo, e ocuparia menos do já restrito espaço interno.

Não que seja muito útil, mas aqui tem o manual do gabinete:

https://www.jonsbo.com/Upfiles/down/C6说明书.pdf

Postado

@1lokos Eu uso HD para armazenar filmes que gosto de baixar etc. Mas uso o SSD para jogar um Counter strike ou algum outro jogo na conta steam, então vou dar uma estressadinha no processador sim kk

Essas Fans da Cooler master já ouvi falar se não me engano elas são bem silenciosas.

Ter thermal throttling com processador de ''entrada'' é bem decepcionante. O 12400f é quase a mesma coisa, se eu ver que não tem solução e vou ter que gastar horrores além do valor do gabinete vou devolver, Fiquei de olho no Cooler master Silencio S400 mas acho grande comparado. realmente não tem gabinete pequeno para placas e fontes ATX.

Postado

Mais ou menos pelo preço desse Jonsbo C6 compra o ASUS Ap201, que tem menos restrições e suporta 5 fans de 120mm, embora seja um pouco maior.

• Dimensões 205 x 350 x 460 mm
  • altura máxima do cooler da cpu 170 milímetros
  • comprimento máximo da gpu 338 milímetros

ASUS-Prime-AP201.png

O Cooler Master  Silencio S400 é uma proposta diferente, além de grande (mid tower ATX) praticamente não tem airflow, não é adequado para "PC Gamer".

Postado

@1lokos Vai demorar muito uma devolução caso opte por isso. Moro no sul e as entregas para cá estão muito demoradas no momento, mas vou montar logo que chegar em casa, estou de viagem. Antes de por a mão pedi opinião para ver o que achavam, Eu vi que o Cooler master Nr200 suporta algumas Micro atx pequenas, a minha por exemplo. E ele tem adaptador para fonte ATX vendido separadamente.

Já o Nr200p suporta placa de Vídeo na lateral, vem com cabo Riser no Pci e também a tampa de vidro o que deixa mais bonito. Mas ta R$ 600 reais. fora o adaptador. 

Me recuso a pagar tudo isso no gabinete sendo que meu 12400f novo custou R$ 700  

Vou fazer o possível para ter uma temperatura sem ter gargalo e ajudar quem quer montar um Pc mais compacto aqui também.

• 2 semanas depois...
Postado

Eu acho que vale a pena investir uma grana em um bom gabinete, que preecha todas as suas necessidades. porque um Gabinete pode durar (pra sempre...) por várias configurações, o que dilui muito seu custo (que seja 200, 500 reais mais caro) inicial a longo prazo. Bom, isso sou eu. Cada um pensa de uma forma né. 

Como falaram do NR200. Eu ja montei dois PCs com esse gabinete. Pra mim, é o Melhor C/B na atualidade pra quem quer algo mais compacto que o normal, considerando gabinetes de qualidade. Fácil pra montar, aceita AirCoolers grandes, e dá pra meter uma RTX 4090 se quiser... Excelente refrigeração, e uma ótima qualidade de construção.

Postado
8 horas atrás, rikawa disse:

.. porque um Gabinete pode durar (pra sempre...) por várias configurações, 

Até pode até durar décadas, mas hoje pouca gente quer continuar usando um gabinete vendido em 2010, já que a estética dos gabinetes esta sempre mudando.

Rara exceção: eu, que continuo usando um gabinete ATX que o primeiro dono comprou em ~ 1999. 😜 

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para Como melhorar o air flow do gabinete Gabinete Jonsbo C6?
Postado

@rikawa Dito e feito, devolvi sexta feira o Jonsbo não por colocar uma Gpu menor coisa do tipo, eu sou feliz se tivesse que me limitar com Gpus menores até linha 60, seja 4060 ou TI, sei que sempre vai ter versões mini dessas placas, e ele suportava placa-mãe full M-Atx 24x24cm coisa que é bem raro em gabinete do tamanho dele, mas devolvi pelo aquecimento usando cooler box e barulho, acho que to ficando velho e isso é algo que tem me incomodado no gabinete kkk

Sim ouvi falar do Nr200 antes mesmo do jonsbo eu quero algo compacto e acredite ou não comprei hoje domingo de manhã o cooler master direto da loja deles no ML, chega amanhã por sinal, vamos ver qual vai ser, não comprei pela placa de Vídeo maior que posso colocar, mas sim porque tudo que tive da cooler master atendeu bem. sei que ele é maior em comprimento que o Jonsbo mas acho que da pra chamar de compacto ainda.

Só tem um detalhe, ele suporta sim as placas Micro-Atx até 24x22cm, a minha vai caber mas se eu quiser fazer um Upgrade no futuro vou ter que dar uma modificada nele. 

photo1717364107.jpeg

Postado
8 horas atrás, Kevin Aguiar disse:

@rikawa Dito e feito, devolvi sexta feira o Jonsbo não por colocar uma Gpu menor coisa do tipo, eu sou feliz se tivesse que me limitar com Gpus menores até linha 60, seja 4060 ou TI, sei que sempre vai ter versões mini dessas placas, e ele suportava placa-mãe full M-Atx 24x24cm coisa que é bem raro em gabinete do tamanho dele, mas devolvi pelo aquecimento usando cooler box e barulho, acho que to ficando velho e isso é algo que tem me incomodado no gabinete kkk

Sim ouvi falar do Nr200 antes mesmo do jonsbo eu quero algo compacto e acredite ou não comprei hoje domingo de manhã o cooler master direto da loja deles no ML, chega amanhã por sinal, vamos ver qual vai ser, não comprei pela placa de Vídeo maior que posso colocar, mas sim porque tudo que tive da cooler master atendeu bem. sei que ele é maior em comprimento que o Jonsbo mas acho que da pra chamar de compacto ainda.

Só tem um detalhe, ele suporta sim as placas Micro-Atx até 24x22cm, a minha vai caber mas se eu quiser fazer um Upgrade no futuro vou ter que dar uma modificada nele. 

Po, parabéns mano! Fez uma ótima escolha, que bom que devolveu o Jonsbo hehe. Mandou bem no NR200. Gabinete mt bom! Boa sorte no projeto ae! 

Postado

@rikawa Vai sair caro esse tal projeto, quase 500 reais no gabinete sendo que to com aqueles monitor da Dell “19 Pol” nesse PC, só mantive por ser 75hz e paguei 430 na minha Maxsun kk, mas na época que montei tava com dinheiro contado.

Sobre o gabinete eu uso fonte Atx e sei que não vai dar mas vou pegar o Tal adaptador que vi no ML e lá se vão mais 65 pila, espero que compense. Porque o gabinete vai ser usado até virar pó. mas os tais 24x24cm das Full M-atx que o gabinete não suporta caso eu tiver uma grande nem que precisar levar ele num chapeador, Mas vou fazer caber uma Full M-atx nisso kk. 

Postado
22 horas atrás, 1lokos disse:

Até pode até durar décadas, mas hoje pouca gente quer continuar usando um gabinete vendido em 2010, já que a estética dos gabinetes esta sempre mudando.

Falando nisso, na Computex 2024:

New-cases.jpg

No Phanteks EVOLV X2 (à esquerda) além de vidro de 3 lados, os 3 fans embaixo são exaustores.

No Lancool 217 (à direita) além dos acabamentos em madeira real, os 2 fans frontais são 170mm, e podem ser revertidos por um botão no I/O, o que supostamente faz soltar as poeiras que acumula nas pás.

Postado

@rikawa Montei hoje o gabinete e comparado ao Jonsbo C6 ele é grande e bem pesado, Tem realmente um Air flow melhor, cerca de 15° graus a menos jogando, mas pra um Cpu que só da thermal throttling com 100° graus então jogando a 72° tava de boas, o gerenciamento de cabos desse Nr200 é uma porcaria, mesmo com fonte modular fiquei 2 horas e meia montando ele, não tem lugar pra jogar os cabos, e nem espaço visto que todos ficam no lugar que uma GPU maior ocuparia, pior montagem de gabinete que já fiz na vida, quase cogitei em desistir, os cabos do painel frontal ficam no caminho da fonte, passam atrás da parede dela, é horrivel gerenciar kkk

Minha placa-mãe é 22x18,5mm e tive que tirar um suporte plastico embaixo do Nr200 pra caber, uma Full atx jamais entra nisso. Quanto a barulho é praticamente a mesma coisa, Eu sinceramente só não pego o Jonsbo de volta porque eu quero um preto mais discreto e não tem aqui. A temperatura ao meu ver não é motivo para mover montanhas assim, minha opinião. 

Postado
54 minutos atrás, Kevin Aguiar disse:

Quanto a barulho é praticamente a mesma coisa, 

Para diminuir o ruído só trocando esse air cooler box da Intel, em full load ele chega a 49 dB(A), por usar fan pequeno tem que compensar na rotação.

Postado
3 horas atrás, Kevin Aguiar disse:

@rikawa Montei hoje o gabinete e comparado ao Jonsbo C6 ele é grande e bem pesado, Tem realmente um Air flow melhor, cerca de 15° graus a menos jogando, mas pra um Cpu que só da thermal throttling com 100° graus então jogando a 72° tava de boas, o gerenciamento de cabos desse Nr200 é uma porcaria, mesmo com fonte modular fiquei 2 horas e meia montando ele, não tem lugar pra jogar os cabos, e nem espaço visto que todos ficam no lugar que uma GPU maior ocuparia, pior montagem de gabinete que já fiz na vida, quase cogitei em desistir, os cabos do painel frontal ficam no caminho da fonte, passam atrás da parede dela, é horrivel gerenciar kkk

Minha placa-mãe é 22x18,5mm e tive que tirar um suporte plastico embaixo do Nr200 pra caber, uma Full atx jamais entra nisso. Quanto a barulho é praticamente a mesma coisa, Eu sinceramente só não pego o Jonsbo de volta porque eu quero um preto mais discreto e não tem aqui. A temperatura ao meu ver não é motivo para mover montanhas assim, minha opinião. 

rtykvktmj8ta1.jpg

Postado

@1lokos Quase todas placas para intel vem programada na BIOS para usar o cooler a 100% assim que passar de 70° graus, Mas nunca deixei ele em Full load, 70% da rotação, acima disso ele vira uma turbina de avião. Mas me recuso a meter um Air cooler parrudo em um 12400f que nem consome 50w em jogos, comparado ao meu outro pc com Ryzen  5600 esse core i5 passa frio. O ponto do Nr 200 é realmente ser limitado e ter que fazer modificações para TALVEZ caber uma placa M-Atx, moramos em um país onde é inviavel peças ITX, por isso me senti bem limitado com este gabinete. Prefiro catar uma Gpu Dual fan do que garimbar placa-mãe no mercado.

@rikawa Não entendi sua foto, é pra mostrar teu pc foi isso ?? Nem todo mundo vai gastar fortunas em peças Mini, seja placa-mãe ou fonte, Quero poder comprar da marca que eu quiser e saber que to pagando um valor justo, por isso M-atx aqui no Brasil é a única maneira de montar um bom pc e ainda sobrar para periféricos etc. 
Sobre o que falei do gabinete é minha opinião, faço montagem quase toda semana, e realmente sofri bem mais do que imaginei nesse Cooler master, pra mim ele não vale NUNCA os R$ 500 reais que cobram, assim que catar um outro compacto devolvo ele. 

Postado
34 minutos atrás, Kevin Aguiar disse:

@1lokos

@rikawa Não entendi sua foto, é pra mostrar teu pc foi isso ?? Nem todo mundo vai gastar fortunas em peças Mini, seja placa-mãe ou fonte, Quero poder comprar da marca que eu quiser e saber que to pagando um valor justo, por isso M-atx aqui no Brasil é a única maneira de montar um bom pc e ainda sobrar para periféricos etc. 
Sobre o que falei do gabinete é minha opinião, faço montagem quase toda semana, e realmente sofri bem mais do que imaginei nesse Cooler master, pra mim ele não vale NUNCA os R$ 500 reais que cobram, assim que catar um outro compacto devolvo ele. 

Não é meu PC não. Foi só uma foto que achei na Internet pra mostrar que é possível ter uma arrumação dos cabos bem feita. Vou mandar uma outra usando fonte ATX, uma dica, da pra esconder bastante cabo no painel frontal (pode ser que te ajude na organização). Outra questão pode estar atrapalhando é você querer usar com sua placa m-atx. Tem q analisar se isso interfere ou não. 

Sobre questões de valores nem vale a pena discutir, porque cada tem tem sua realidade. o que pode ser caro pra você, pode não ser para outros. 😉

Mas no final das contas é isso ae, se não curtiu o gabinete, devolve enquanto ainda dá tempo e bola pra frente. 👍🏻😉

vvtiz89wl7u51.jpg

n5pnub9wl7u51.jpg

Postado
5 horas atrás, Kevin Aguiar disse:

@1lokos Quase todas placas para intel vem programada na BIOS para usar o cooler a 100% assim que passar de 70° graus, Mas nunca deixei ele em Full load, 70% da rotação, acima disso ele vira uma turbina de avião. Mas me recuso a meter um Air cooler parrudo em um 12400f que nem consome 50w em jogos, comparado ao meu outro pc com Ryzen  5600 esse core i5 passa frio.

Bem as fontes de ruído são o fan do CPU Cooler, as fans do gabinete, que são com rotação fixa - e como as especificações divulgadas pela "marca" são Fake, não dá para saber se são ruidosas baseado no que é informado, e a da fonte, que é PWM, então num gabinete com mais painéis mesh - imposição do tamanho; o que resta para diminuir o ruído são os fans - a exceção do fan da fonte.

Citação

O ponto do Nr 200 é realmente ser limitado e ter que fazer modificações para TALVEZ caber uma placa M-Atx,

Modificações fazem parte da "brincadeira" com gabinetes SFF, quando o NR200 foi lançado não suportava fonte ATX, então a comunidade de usuários desenvolveu um suporte para ser impresso em 3D que permitia usar fonte ATX*, e a Cooler Master passou a distribuir os arquivos necessários para a impressão. No AliEx tem o suporte em metal.

* O Pichau HX100 (OEM do SAMA IM01, que fez OEM do mesmo gabinete até para a Lian Li) tem tamanho similar ao NR200 e já vem com suporte para fonte ATX.

Para o SSUPD Meshlicious ITX  os usuários criaram suporte para ser impresso em 3D que permite adicionar fans.

Tem gente que desmonta todo o NR200 e monta invertido pois assim suporta WC de 240mm.

Em resumo, "tunar" tais gabinetes faz parte da "diversão" do SFF. 😉 

• Curtir 1
Postado

@1lokos Montar com fonte Atx não é o problema, e sim se limitar a usar placas ITX e modelos DTX que quase nem existem. 

Lógico que eu vi no site da cooler master o tal suporte ATX inclusive no Mercado livre vendem impresso em 3D, eu mesmo encaixei a fonte com as cintas que vierem no gabinete e uma fita dupla face.

Mas devido a precisar cortar esse gabinete e incorporar um engenheiro para caber uma placa M-atx pra mim não vai valer a pena todo valor gasto, com esse tamanho eles poderiam ter dado suporte para placas maiores mas por desleixo não fizeram.  

photo1717537305 (1).jpeg

photo1717537305.jpeg

Postado
22 minutos atrás, Kevin Aguiar disse:

... e sim se limitar a usar placas ITX e modelos DTX que quase nem existem. 

Curioso, quando o NR200P - a segunda revisão do gabinete; foi lançado, usuários fizeram montagem com placa-mãe mini-ATX - ASUS PRIME B550M-A WI-FI II - 24 x 24cm e fonte ATX - sem adaptadores; mas o site da CM só informa suporte para miniDTX (meio que uma micro-ATX mais estreita) e fonte SFX.

.

Postado
9 horas atrás, 1lokos disse:

Modificações fazem parte da "brincadeira" com gabinetes SFF.

Em resumo, "tunar" tais gabinetes faz parte da "diversão" do SFF. 😉 

Exatamente hehhe. Meu gabinete suporta GPU de no máximo 340mm. Aí o esperto aqui comprou uma GPU de 350mm. Ou seja, tive que fazer uma gambiarra (que por sinal não ficou ruim kkk), tive que mudar a posição de fixação da GPU. E outra coisa que fiz foi usar aqueles espaçadores mais compridos para dar um espaço entre a placa-mãe e a GPU com o intuito de melhorar o fluxo de ar entre eles e me possibilitou colocar todos os cabos ali no meio (deixando a parte vazada do backplate da GPU livre de cabos Claro). 

A etapa de montagem do PC é uma das que eu mais curto. 

meshlicious-350mm-gpu-v0-h3xr6h7ctqhc1.jpg

meshlicious-350mm-gpu-v0-gmfqpifctqhc1.jpg

meshlicious-350mm-gpu-v0-apdplq8dtqhc1.jpg

meshlicious-350mm-gpu-v0-pfiktanctqhc1.jpg

3 horas atrás, Kevin Aguiar disse:

@1lokos Montar com fonte Atx não é o problema, e sim se limitar a usar placas ITX e modelos DTX que quase nem existem. 

Lógico que eu vi no site da cooler master o tal suporte ATX inclusive no Mercado livre vendem impresso em 3D, eu mesmo encaixei a fonte com as cintas que vierem no gabinete e uma fita dupla face.

Mas devido a precisar cortar esse gabinete e incorporar um engenheiro para caber uma placa M-atx pra mim não vai valer a pena todo valor gasto, com esse tamanho eles poderiam ter dado suporte para placas maiores mas por desleixo não fizeram.  

photo1717537305 (1).jpeg

photo1717537305.jpeg

Po, eu achei que ficou bom os cabos. 👍🏻😉

Postado

@1lokos A minha Placa maxsun é minuscula tem 18cm de largura e 22cm de altura e já tive que tirar uma presilha interna de plastico do gabinete que fica lá embaixo a esquerda, porque não tava encaixando certo na entrada dos parafuso, fui colocar os outros 2 coolers de 120mm embaixo da Gpu e ficaram encostando nas conexões Sata, Audio etc.. Essa medida que especificam no site de até 244mm deve na largura e isso com a fonte da maneira que a minha está, escorada na frente do gabinete, Em altura 24cm nem vai entrar a placa, não sem Cortar o espelho da placa-mãe e jogar pra cima, ''Gambiarra'' eu não sei se vale comprar o gabinete pra isso. Em todo caso vou levar na fábrica do meu tio ver se tem a possibilidade de colocar uma FULL M-atx e testar caso contrário não tem como garantir que vai ter placas acessíveis no futuro que caibam no gabinete. Eu sei que ele é bem refrigerado e ainda compacto para tudo que suporta de GPU, Se a cooler master tivesse dado maior suporte a placa-mãe certamente seria um dos melhores gabinetes do mundo. 

WhatsApp Image 2024-05-18 at 03.09.09.jpeg

Postado

Interessante, 4 fans -  2 embaixo como admissão, 2 em cima como exaustão; além do air cooler torre fazendo exaustão praticamente não fazem diferença relativo 2 fans como exaustores e o air cooler como exaustor, baixaram 0,6 graus na GPU, aumentaram 0,9 na CPU e 1 db(A) no ruído.

No final das contas, o melhor compromisso foi usar apenas um air cooler torre com dois fans push-pull- o caro Noctua U-12A; fazendo exaustão e nenhum fan no gabinete, já que a entrada de ar fresco se dá passivamente graças aos painéis mesh e a pressão negativa criada pelo air cooler, o que também aumenta... a entrada de poeira. 😛 

No entanto se a GPU usa for "quente" usar um air cooler "low/profile/down draft" é a melhor opção, o tipo interfere menos na temperatura da GPU.

Postado

@1lokos Eu vi que o melhor air Flow para este gabinete é puxando ar para dentro com o cooler traseiro. Em muitas Builds inclusive na minha a Fan da fonte ta virada para o Cpu, então o cooler traseiro não pode jogar ar para fora. 

No meu caso vai ficar exatamente assim mas invés do cooler inferior puxando ar de fora no meu vai ter um na Tampa. Vou montar de novo no momento estou usando o PC como bancada.

Air flow Nr200.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!