Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, tenho uma dúvidas sobre a forma ideal de conectar as fans na minha configuração. Eu tenho uma [placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite] e já dei uma olhada que ela tem apenas dois conectores para fans, o que normalmente seria tranquilo, mas tive que conectar em uma das sys_fan a bomba do water cooler. Assim tendo apenas uma sys_fan disponível para conectar as fans. Já havia 3 do meu antigo setup e comprei +4 aigo ar12 pro e vi que elas ligam em serie, gostaria de saber a forma ideal de conectar essas fans, acredito que seria necessário a compra de um adaptador/controladora e quais vocês indicam ?

A modelo das minhas fans mais antigas [KIT VENTOINHAS PICHAU GAMING FEATHER X] que já vem uma controladora. O consumo delas é de 0.25A.

Sobre os conectores argb, vi que a placa-mãe suporta, e seria ideal para mim se fosse possível ligar as aigo direto na placa-mãe, assim poderia controlar elas pelo software da gigabyte, as da pichau estão em uma controladora simples conectados ao um SATA.

• Solução
Postado

Veja no manual da B550M Aorus Elite se informa qual a corrente (A) cada conector SYS_FAN suporta, se não informar assuma que é 1 A (ampere).

Divida 1 pelo soma do consumo dos fans, geralmente 0,xx A - não confunda o consumo do fan (motor) com o dos LEDs do fans.

Mas para a quantidade exagerada (7) que quer ligar vai precisar de controladora/HUB parfa expandir o SYS-FAN, como a CoolMoon:

• 8 conectores PWM
  • 8 conectores de LED ARGB 5v
  • 2 conectores de fita de LED ARGB 5v.

Ou veja uma da Aigo, apenas tome cuidado para não comprar controladora com o conector "abacaxi" de 6 pinos, os AR12 PRO não usam esse conector "abacaxi".

Postado
3 horas atrás, 1lokos disse:

Veja no manual da B550M Aorus Elite se informa qual a corrente (A) cada conector SYS_FAN suporta, se não informar assuma que é 1 A (ampere).

Divida 1 pelo soma do consumo dos fans, geralmente 0,xx A - não confunda o consumo do fan (motor) com o dos LEDs do fans.

Mas para a quantidade exagerada (7) que quer ligar vai precisar de controladora/HUB parfa expandir o SYS-FAN, como a CoolMoon:

• 8 conectores PWM
  • 8 conectores de LED ARGB 5v
  • 2 conectores de fita de LED ARGB 5v.

Ou veja uma da Aigo, apenas tome cuidado para não comprar controladora com o conector "abacaxi" de 6 pinos, os AR12 PRO não usam esse conector "abacaxi".

Certo, obrigado pela dica !!
Depois que fiz a modificação no setup, percebi que a GPU tem esquentado mais, comprei mais fan exatamente para melhorar o fluxo de ar dentro do gabinete (aquário), a ideia é por um na parte de trás e uns em baixo para jogar ar para dentro. Imagino que seja interessante ter 5 jogando para dentro e 4 para fora (2 do water cooler). Acredito que a modificação que fez mas diferença foi tirar a ventoinha de trás, jogando o ar para fora. Vou adicionar novamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!