Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos!

Gostaria de uma ajuda.

Meu processador está chegando em 100° (graus) mesmo com o processamento lá em baixo, em cerca de 25-40%, e ao chegar e ficar 10-15s na casa dos 95-100 graus, o PC simplesmente congela e preciso desligar na força.

Não cheguei a mexer em nada ainda, nem na BIOS, confesso que procurei uma solução online mas não achei nada parecido com o que acontece por aqui. Meu PC é relativamente bom (configs no final), e foi comprado a menos de 3 anos. Quando comprei, ele apresentou este problema, e então troquei o coolerbox que eu tinha por um water cooler, e de lá pra cá, havia resolvido. De um mês pra cá, o PC voltou a dar o mesmo problema.

Ja desmontei e montei o PC algumas vezes, troquei pasta térmica, inclusive utilizei uma boa pasta térmica. Essa questão de montagem e pasta térmica é a única coisa que sei que não é a causa do problema, pois está tudo certinho.

Agradeço muito se alguma alma caridosa puder me ajudar ou me dar alguma dica para tentar resolver. 

Abaixo, seguem as configs do PC:

- Processador Intel Core i7-10700K Avengers Edition Octa-Core 3.8GHz (5.1GHz Turbo) 16MB Cache LGA1200, BX8070110700KA

- placa-mãe ASRock B460M Steel Legend DDR4 Socket LGA1200 Chipset Intel B460

- Placa de Vídeo ASUS GeForce RTX 3070 OC KO 8GB GDDR6 256-bit, KO-RTX3070-O8G-GAMING

- Fonte Gamer AZZA 650W 80 PLUS Bronze PFC ATIVO, PSAZ-650W

- 2x memória Corsair Vengeance LPX 16GB (1x16) DDR4 3000MHz Preta, CMK16GX4M1B3000C15

- SSD Team Group T-Force Cardea II 512GB M.2 NVMe, TM8FP5512G0C110

- WATER COOLER PICHAU GAMING AQUA X210 RGB

- Uso o mesmo com 3 monitores

• Solução
Postado

3 anos de uso provavelmente esgotou a vida útil do liquido deste WC AIO genérico (AQUA X210), devido a permeabilidade das mangueiras o líquido vai evaporando.

Dá para fazer um "overhauling" de AIO, veja neste vídeo o estado de um Corsair H100i, é o segundo da marca que vejo com pouco líquido, e que o cara faz na reforma.

Neste outro vídeo o cara não esconde a "receita secreta" e mostra como preparar o líquido de reposição.

• Obrigado 1
Postado

Perfeito pessoal, muito obrigado pelas sugestões, estou achando o problema de fato é no water cooler.

O meu gabinete é este: https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-komor-led-RGB-lateral-em-vidro-temp-pgk-01-RGB

Imagino que o problema seja no watercooler justamente pois o restante das coisas dentro do gabinete ficam super de boa com relação a temperatura, é só o processador mesmo que frita. Tenho uns 6 coolers na CPU pra ajudar na refrigeração, e deixei inclusive sem o vidro lateral, mas não adianta. A temperatura dentro do gabinete é bem tranquila, não sinto ele quente, nem mesmo a placa de vídeo aquece. Nem o próprio water cooler aquece, é somente o processador mesmo aparentemente. Fiquei com medo até de ser problema no processador, mas se fosse, não ficaria todo um período grande sem dar problema, e voltar a dar problema só agora, 3 anos após trocar o water cooler.

Vou dar uma olhada neste vídeo que você mandou @1lokos, vou ver se me ajuda também essa solução.

Muito obrigado pela ajuda até o momento amigos, irei testar as soluções indicadas.

Postado
Em 30/05/2024 às 13:27, 1lokos disse:

3 anos de uso provavelmente esgotou a vida útil do liquido deste WC AIO genérico (AQUA X210), devido a permeabilidade das mangueiras o líquido vai evaporando.

Dá para fazer um "overhauling" de AIO, veja neste vídeo o estado de um Corsair H100i, é o segundo da marca que vejo com pouco líquido, e que o cara faz na reforma.

Neste outro vídeo o cara não esconde a "receita secreta" e mostra como preparar o líquido de reposição.

Amigo, olhei o segundo vídeo, onde o cara mostra trocando o fluido do watercooler.
Olha, to acreditando que pode ser isso o meu problema, pois já tenho esse watercooler instalado a 4 anos e nunca imaginei que tinha que trocar o fluido, provavelmente ele deve tá podre de sujo ou então até evaporou todo o líquido, faz muito sentido.

Estou querendo comprar o liquido já pronto, pra garantir e não fazer me%#$ kkkkk
Achei esse aqui bem avaliado no ML, será que é uma boa? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1952648768-fluido-para-water-cooler-selado-500ml-corsair-deepcool-etc-_JM

To pensando em abrir meu watercooler, ver como tá a situação do líquido, e fazer essa troca, pra ver se ajuda. Caso não resolva, ai acredito que o próximo teste seria ter que trocar o watercooler inteiro mesmo. O problema é que esse watercooler é realtivamente caro, acho que pro meu PC, teria que gastar no mínimo uns 700 reais num watercooler novo que consiga suportar o processador.
Qual sua opinião?

Agradeço pela indicação do vídeo, ajudou muito!

Postado

Esse líquido do M.Livre é do cara dos WC custom, tem canal do YT, então pode confiar que o líquido é bom.

Página dele, que tem também mangueiras e outros acessórios: https://www.powerupinfo.com.br/water-cooler

Nesse Vídeo ele ensina a modificar um WC AIO (selado), inclusive se quiser colocando um reservatório de fluido, o que permite verificar o nível, ele tem para a venda.

Em todo caso pergunte o preço do líquido do cara do Portal BRX - tem o Discord dele na descrição do vídeo; assim tem uma referência de preço.

A propósito se fizer a "reforma" do WC, depois comenta aqui o resultado. 😉 

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Esse líquido do M.Livre é do cara dos WC custom, tem canal do YT, então pode confiar que o líquido é bom.

Página dele, que tem também mangueiras e outros acessórios: https://www.powerupinfo.com.br/water-cooler

Nesse Vídeo ele ensina a modificar um WC AIO (selado), inclusive se quiser colocando um reservatório de fluido, o que permite verificar o nível, ele tem para a venda.

Em todo caso pergunte o preço do líquido do cara do Portal BRX - tem o Discord dele na descrição do vídeo; assim tem uma referência de preço.

Feito, muito obrigado pela ajuda @1lokos
Vou comprar este fluído do ML mesmo, o preço tá bem bom, única coisa é que precisarei esperar cerca de 1 semana para chegar aqui. Assim que chegar, vou abrir o watercooler, fazer a substituição do líquido, e com certeza volto aqui para reportar qual foi o resultado. Espero que resolva, que to quebrado pra trocar o watercooler inteiro no momento hahaha.
Valeu meu amigo, obrigado pelo teu tempo.

Postado
Em 31/05/2024 às 17:09, 1lokos disse:

Droga. Isso reanimou minha vontade de ter um WC custom.

• Haha 2
Postado

Comprei ontem o liquido pelo M Livre. Chega entre os dias 8 e 11 de junho.
Assim que chegar, faço o procedimento para substituição e dou o feedback aqui se funcionou para mim. Já serve também de referência caso alguém futuramente queira comprar o líquido, já deixo minha percepção sobre ele neste post.

Valeu pessoal!

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Pessoal, voltando aqui depois de um tempo pra reportar o resultado.

Conforme mencionei, comprei o líquido do MercadoLivre, e somente esse final de semana consegui fazer a troca. Meu processador continuava chegando aos 100 graus e congelando completamente o computador.

Eu acabei seguindo o caminho passado no segundo vídeo enviado na resposta do @1lokos, onde mostra a receita pra preparar o líquido (Quem quiser).

Desmontei meu water cooler, tirei todo líquido que tinha dentro, que pra minha surpresa até que era bastante, porém, estava PODRE. Não sei como pode, mas estava praticamente igual ao do vídeo, muito sujeira no líquido e também nas peças de dentro da bomba.

Tirei todo o líquido sujo que tava lá, coloquei uns 60-80ml do líquido novo, fiz circular por tudo, e tirei o líquido, e continuou saindo sujeira. Fiz isso umas 3x até ficar bom, e depois enchi a bomba o máximo que deu, acredito que perto de 200ml.

Instalei tudo de novo, e finalmente, o PC ta rodando com 28-30 graus, coisa que não acontecia a anos kkkkk. Nos picos agora vai a 60 graus em média, e poucos segundos depois volta pra casa dos 30 graus.

Ficou novo de novo kkk 

Muitos obrigado a todos que mandaram sugestões, me ajudaram verdadeiramente 😁🙏

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!