Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com um kit de 2x8GB da Geil Super Luce 3000 MHz. As memórias são reconhecidas, mas 8,1GB estão sendo reservados. Já verifiquei todas as configurações do sistema e até testei com um boot Linux a partir de um pendrive, mas a quantidade de memória utilizável permaneceu a mesma. Tentei ativar o XMP, como vi em outros tópicos, mas sem sucesso. O Windows não tem limitação de memória nas configurações. Alguém já passou por isso?

Ryzen 5 2600

Gigabyte B450m Gaming

RTX 3070 Gigabyte

2x8GB Geil Super Luce

Fonte MSI Mag 650w bronze

Captura de tela 2024-05-30 183901.png

Captura de tela 2024-05-30 184007.png

Captura de tela 2024-05-30 184049.png

Captura de tela 2024-05-30 184717.png

Captura de tela 2024-05-30 184725.png

Captura de tela 2024-05-30 184908.png

Postado

Pessoal se puderem dar uma olhada também, tenho o mesmo problema do rapaz, depois de quase 3 anos voltei só pra reforçar que esse mesmo problema ainda continua, alguém sabe o que pode ser? No caso a coincidência o meu processador é o mesmo que o dele também e as frequências da memória estão setadas para 2133mhz. É muito estranho realmente esse problema do windows estar sugando metade da memória.

• STAR ALPHA alterou o título para Geil Super Luce 2x8 Gb não disponibiliza 16 Gb metade reservada para Hardware
Postado
2 horas atrás, luizcarvalho disse:

Vi em outro tópico aqui com o mesmo erro

mas a solução dele não funcionou pra mim.

Você já testou as memórias individualmente? Já testou trocar os slots?

Já limpou as memórias? Limpa a cmos da placa-mãe também.

Postado

@marcellacerda Limpei as memórias com borracha e slots, limpei cmos também retirando a bateria.

Testei individualmente e reconhece elas separadas, porém o pc só liga e dá Vídeo no primeiro slot, ai não sei se é somente algum padrão da placa ou defeito no slot, só que reconhece os dois pentes e deixa reservado metade para hardware.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...