Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou montando um computador, mas estou com um orçamento baixo, então montei um que encaixasse, a configuração é a seguinte:

Placa-mãe: A520M-A Pro mSI AMD 

Processador: Ryzen 5 5600G de 3.9GHz, Hexa Core, 12 Threads

2 pentes de 8GB de RAM, RGB, DDR4, 3200MHz da Kingston Fury Beast

Fonte de 600w Duex 80 plus com PFC ativo

SSD 1TB Kingston

Placa de vídeo GTX 1660 Super de 6GB da PCYES, GDDR6

E um gabinete com 6 fans RGB(posso estar enganado, mas lembro que vi alguém dizendo que essa placa-mãe não suporta fan RGB, me tirem essa dúvida também, por favor.)

Por favor, me digam se essa configuração é boa e se a placa-mãe suporta tudo, sou leigo, desde já, obrigado.

Postado
1 hora atrás, felipeapenas disse:

Processador: Ryzen 5 5600G de 3.9GHz, Hexa Core, 12 Threads

Se vai comprar uma GPU junto, troque pelo 5600 sem o G. [desempenho melhor.]

Fonte de 600w Duex 80 plus com PFC ativo

Duex não tem muita qualidade,  

Gamdias Cyclops M1-550B, 550W, 80 Plus Bronze, Cybenetics, Teclab

Postado
3 horas atrás, felipeapenas disse:

E um gabinete com 6 fans RGB(posso estar enganado, mas lembro que vi alguém dizendo que essa placa-mãe não suporta fan RGB, me tirem essa dúvida também, por favor.)

Correto,  a MSI A520M-PRO não tem conector de LED "frufru", é placa de entrada, voltada para o mercado "professional" (PC de escritório).

Nestes casos tem que comprar uma controlara avulsa no padrão dos LEDs dos fans - não compre fan com o obsoleto RGB 12v - poucas cores e efeitos, basicamente "pisca pisca de arvore de Natal", compre ARGB 5v. Uma controladora vai custar uns R$ 100,00 e também, evite os modelos de controladora com o abacaxi de conector de 6 pinos, bons fans não usam esse tipo de conector.

Que gabinete é esse "com 6 fans"?

Porque se for o Montech X3 Mesh nele os LEDs dos fans é tipo "Rainbow" - seis cores fixas, sem efeitos e sem controle, não tem como ligar em controladora, apenas desligar o "frufru" pelo botão LED do gabinete.

Postado
4 minutos atrás, felipeapenas disse:

o gabinete é um rise mode glass 06x, mid tower, o link: https://www.kabum.com.br/produto/473607

outra dúvida, por ser mid tower, tenho menos espaço? 

Não é por ser midtower, mas cada modelo tem sua peculiaridade, esse ai por exemplo aparenta ser bom pelas fotos mas de espaço e passagem de cabos não é muito eficiente, e tem a frente fechada no vidro o que dificulta a ventilação. 

O X3 Mesh mencionado é esse:https://www.terabyteshop.com.br/produto/18721/gabinete-gamer-montech-x3-mesh-mid-tower-black-atx

Gabinete espaçoso e com bom opcional de organização.  pouca coisa mais caro que o Rise, porém é um dos melhores custo-beneficio 

Postado

@Alex Weiss mas não foi dito acima que esse x3 não era uma boa opção? qualquer coisa, me recomendem um gabinete que acompanha fan RGB que a placa-mãe a520m-a pro consiga ligar, por favor, inclusive desculpa ser tão leigo e ficar perguntando tanto, mas o pc é algo necessário tanto pra trabalho, quanto pra lazer, e não sabia a quem recorrer.

Postado
2 minutos atrás, felipeapenas disse:

mas não foi dito acima que esse x3 não era uma boa opção?

Não, o que foi dito é a explicação do tipo de ventoinhas que vem junto dele. 

Postado

tô tentando gastar no máximo uns 3200

Montei uma configuração melhor que a sugerida, abaixo ela.

https://meupc.net/build/vaut95

Ela usa a RX 6600 que é mais moderna e performa muito melhor que a 1660, e não vale nem um pouco a pena pegar processador com iGpu se vai usar placa de vídeo dedicada, é literalmente dinheiro posto no lixo.

A A520 A Pro é uma ótima placa-mãe, suporta até um 5700X3D em questão de VRMs e possui ótima qualidade de construção, única coisa que ela peca é na questão de RGB mesmo mas caso isso não seja tão importante para você não há problemas.

Postado

@1lokos o gabinete é um rise mode glass 06x, mid tower, o link: https://www.kabum.com.br/produto/473607

outra dúvida, por ser mid tower, tenho menos espaço? 

Eita, esse gabinete é ruim de airflow, os fans frontais não tem por onde puxar ar com esse vidro "colado" neles.

O tamanho "mid tower" é o mais comum do mercado, aceita placa-mãe até ATX. Acima tem o formato E-ATX, mas só usado em placa-mãe "high end" de alto custo.

• Placa-Mãe: ATX / M-ATX / ITX

Quando vai comprar um gabinete, além do tamanho máximo de placa-mãe suportado, verifique também o tamanho máximo de GPU e altura de air cooler. Mas como costuma acontecer com modelos genéricos, na descrição deste gabinete o suporte para estes dois itens não são informados.

Como tem estas dimensões:  L 365mm x W 200mm x H 455mm (comprimento x largura x altura), dá pra estimar que suporta GPU de uns 340mm - sem radiador de WC na frente; o que abrange a maior parte dos modelos do mercado.

O modelo vem com fans com LEDs no padrão moderno - ARGB 5v e já vem com controladora:

• - Modelo das fans: Energy ARGB FN-02-RGB-5V
  • - Conexões das fans: Controladora molex + 3p 5v ARGB placa-mãe
  • - Controles dos leds via controle remoto sem fio* ou conexão ARGB 3p 5v placa-mãe.
  • - Controladora + controle remoto + cabos

* O que significa usar o controle remoto IR da controladora, já que a sua placa-mãe não permite controle.

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para PC: MSI A520M-A Pro, Ryzen 5 5600G, 16GB, GeForce GTX 1660 Super é boa opção?
Postado

@RonaldoXbox não entendi, como assim eu iria usar a placa dedicada, eu não iria usar a 1660? 

pesquisei e entendi kkkkkk, no caso eu não iria usar a placa integrada e gastaria mais dinheiro pra algo que seria inútil, já que estou comprando uma placa de vídeo separada, muito obrigado pela dica.

@1lokos no caso o problema do gabinete é só o fluxo do ar né? mas ele cabe as peças direitinho? o processador com aquela ventoinha que já vem com ele e tal, acho que você sabe o que eu tô dizendo kkkkkk, e o RGB dos fans também funciona né?

• Amei 1
  • Solução
Postado
3 horas atrás, felipeapenas disse:

@Alex Weiss...me recomendem um gabinete que acompanha fan RGB que a placa-mãe a520m-a pro consiga ligar,

De novo, a placa-mãe MSI A520M-A PRO não consegue ligar LED de fan de gabinete nenhum, porque ela não tem conector de LED. Embora simples é uma placa-mãe bem OK, que suporta até um Ryzen 5700X3D, mas não é placa "gamer" - com "enfeites". 😉 

Usando este tipo de placa-mãe  tem que usar controladora de LED externa para ter "frufru" nos LEDs.

Citação

... o processador com aquela ventoinha que já vem com ele e tal, acho que você sabe o que eu tô dizendo kkkkkk,

Com gabinete ruim de airflow como esse Rise Mode 06X não dá para usar a "ventoinha que vem com o processador" - o air cooler AMD Wraith Stealth; porque vai falta entrada de ar fresco, então tem que compensar isso com air cooler mais eficiente - torre com 4 heatpipes, fan de 120mm, exemplo DeepCool AG400 - R$ 130,00 e mesmo assim pode ficar com temperaturas altas.

Estas fans na frente desse gabinete 06X são "de enfeite", pois além de serem fracas - a marca diz que são 50 CFM, o que esta abaixo do ideal, mas deve ser CFM "P.M.P.O" pois na pratica só fazem um ventinho; no 06X as fans da frente não tem por onde puxar ar, basicamente vão apenas fazer barulho, e claro "frufru". 

Citação

...no caso o problema do gabinete é só o fluxo do ar né? mas ele cabe as peças direitinho?

Não é só, é todo o problema, conserto para gabinete ruim de airflow é comprar outro, tem vários exemplos aqui no forum. 😜

Quanto ao tamanho o gabinete comporta bem as peças que você listou.

Citação

e o RGB dos fans também funciona né?

Sim, como postei acima o 06X vem com fans ARGB 5v e controladora de LED,  basta usar o controle remoto para ligar/desligar, selecionar cores, efeitos, etc.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...