Ir ao conteúdo

devo trocar a minha Fonte 600w Mancer Thunder com 3 anos de uso?

Ir à solução Resolvido por Lord_Dracon,

Posts recomendados

Postado

meu pc e estou nessa duvida pois recentemente o meu tem reiniciado varias vezes em  alguns dias da semana e tenho essa fonte deste 2021.

Processador: Processador AMD Ryzen 5 5600G, 3.9GHz, Cache 16MB, Hexa Core, 12 Threads, AM4, Ví­deo Integrado                                    

placa-mãe: B450M DS3H V2                                   
Placa de vídeo: Placa de Vídeo RX 7600 Challenger ASRock AMD Radeon, 8GB GDDR6                                  
memórias ram: memória Kingston Fury Beast, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Preto X2                                   
Fonte: Fonte Mancer Thunder 600W 80 Plus Bronze                                  
Gabinete: Gabinete Gamer Mancer Ward, Rainbow, Mid-Tower, Lateral de Vidro, Com 4 Fans, Preto.                                  
Cooler: Cooler Para Processador Deepcool Gammaxx AG400, Rainbow, 120mm                                    

SSD NVMe M.2: SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s                                 
SSD sata: HD SSD 1TB SATA3 560MBs Netac N600S

Postado

testa outra fonte, se o problema persistir ent nn é fonte, por incrivel q pareça essas fontes da mancer sao boa, porém de qualquer jeito recomendo uma fonte mais confiavel ainda

Postado
17 horas atrás, AndreyoBurro disse:

testa outra fonte, se o problema persistir ent nn é fonte, por incrivel q pareça essas fontes da mancer sao boa, porém de qualquer jeito recomendo uma fonte mais confiavel ainda

então, ele deu essa reinicialização repertina quando eu estava usando o cinebench fazendo o teste de single core  e a segunda até então foi quando eu estava com varias ambas do google chrome abertas, mas em tempos e outro no historico de confiabilidade, mesmo eu desligando de forma correta ele dava lá como se eu estivesse desligado o pc de forma incorreta varias vezes...

11 horas atrás, Joaovitorvns_ disse:

@Matheus Gadelha Bom dia meu amigo, tudo bem?

Provavelmente é a fonte

Mas tente analisar um possível problema no seu S.O também (Windows corrompido)

eu tenho essa fonte do meu pc antigo, e até no meu pc antigo ele nunca deu esse problema, e recentemente eu fiz uma curva de otimização com per core no Ryzen master, onde eu sai do clock 100% 4,17 para 4,45 mas a temperatura se manteve no maximo 100% no teste de 10 minutos entre 72 a 74 graus...

Postado

Já tive um problema parecido no meu PC antigo, que se resolveu um dia que desmontei ele todo, limpei as peças e remontei.

Superaquecimento da CPU e diversos outros fatores podem causar essas reinicializações.

Mas no seu caso, acredito que você mesmo já informou o maior suspeito disso:

1 hora atrás, Matheus Gadelha disse:

recentemente eu fiz uma curva de otimização com per core no Ryzen master, onde eu sai do clock 100% 4,17 para 4,45 mas a temperatura se manteve no maximo 100% no teste de 10 minutos entre 72 a 74 graus...

Desabilite o overclock e deixe tudo nas configurações padrões e veja se o problema persiste.

• Curtir 1
Postado
Em 01/06/2024 às 21:29, Lord_Dracon disse:

Já tive um problema parecido no meu PC antigo, que se resolveu um dia que desmontei ele todo, limpei as peças e remontei.

Superaquecimento da CPU e diversos outros fatores podem causar essas reinicializações.

Mas no seu caso, acredito que você mesmo já informou o maior suspeito disso:

Desabilite o overclock e deixe tudo nas configurações padrões e veja se o problema persiste.

então hoje a noite quando cheguei no trabalho, eu liguei o pc mas ainda não tinha tirado a cruva de otimização quer seria "per core" e na tela de login do windows o pc reiniciou do nada, não estava nem forçando o processador nem nada so liguei e nem tinha entradado no meu usuário e enquanto eu tirava o meu sapato, o pc ele "reiniciou" pois a tela ficou preta e o pc é como tivesse reiniciado...

Postado

Boa noite meu Pc enquanto eu jogava ele desligou sozinho, já desfiz de todo overclock ou per core que eu fiz antes mas mesmo assim hoje do nada enquanto eu jogava ele desligou, quando eu liguei ele entrei no windows e vi que ele não apareceu erro de desligamento incorreto ou coisa do gênero no visualizador de eventos... Alguém achava que isso foi por causa da fonte esse desligamento repetimo?

Postado

4 minutos atrás, Gabriel Jung disse:

Como tu já desfez todos os overclocks e o problema persistiu, próximo passo é testar outra fonte pra matar a charada, não tem o que fazer

como faço pra testar a fonte?

Postado
1 minuto atrás, Matheus Gadelha disse:

como faço pra testar a fonte?

Pra testar a sua teria que ter algum equipamento específico de eletrônica talvez pra dar uma carga nas linhas 3v, 5v e 12v da fonte. Melhor alternativa é comprar uma nova ou conseguir uma usada emprestada, mas que seja boa e ver se o pc continua reiniciando

Postado
7 minutos atrás, Gabriel Jung disse:

Pra testar a sua teria que ter algum equipamento específico de eletrônica talvez pra dar uma carga nas linhas 3v, 5v e 12v da fonte. Melhor alternativa é comprar uma nova ou conseguir uma usada emprestada, mas que seja boa e ver se o pc continua reiniciando

a Fonte gamemax gp650 650w, 80 plus bronze ela é boa? ou a fonte xpg pylon 650w 80 plus bronze?

• Moderador
Postado

@Matheus Gadelha Olá,

No seu lugar eu buscaria a substituição dessa fonte. Ela não tem uma qualidade muito boa e a sua configuração deve ter um consumo de algo próximo de 350W, ou seja, a questão aqui não é potência, mas sim qualidade.

Indico que busque uma boa fonte de 500~550W, como uma Cooler Master MWE 500W (MPE-5001-ACAAB-BR) por exemplo.

Abraço!

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, Matheus Gadelha disse:

a Fonte gamemax gp650 650w, 80 plus bronze ela é boa? ou a fonte xpg pylon 650w 80 plus bronze?

A gamemax eu posso dizer que sim, xpg não compraria apesar de não ter certeza da qualidade. Mas eu iria atrás de fontes mais confiáveis como Corsair (vi uma CV550 por 297 reais agora em uma busca rápida), Cooler Master, enfim, já que vai gastar gasta em algo que valha a pena

13 minutos atrás, guilherme_dr disse:

@Matheus Gadelha Olá,

@Matheus Gadelha Olá,

No seu lugar eu buscaria a substituição dessa fonte. Ela não tem uma qualidade muito boa e a sua configuração deve ter um consumo de algo próximo de 350W, ou seja, a questão aqui não é potência, mas sim qualidade.

Indico que busque uma boa fonte de 500~550W, como uma Cooler Master MWE 500W (MPE-5001-ACAAB-BR) por exemplo.

Abraço!

Pelo que vi na specs a dele é de 600w, mas mesmo assim é preferível uma de 500-550w de mais qualidade

Postado
15 minutos atrás, guilherme_dr disse:

@Matheus Gadelha Olá,

Abraço!

e uma coisa comprei um water cooler da rise mode de 240mm RGB será que quando ela chegar vai puxar ainda mais da fonte?

Postado
7 minutos atrás, Gabriel Jung disse:

Mas eu iria atrás de fontes mais confiáveis como Corsair (vi uma CV550 por 297 reais agora em uma busca rápida),

Mais confiável onde?

O teclab testou a CV650 e ela apresentou ripple elevado, melhor evitar a linha CV

14 minutos atrás, guilherme_dr disse:

Essa fonte sim é um modelo confiável, foi testado e aprovado pelo teclab.

17 minutos atrás, Matheus Gadelha disse:

a Fonte gamemax gp650 650w, 80 plus bronze ela é boa?

Baixa qualidade, melhor evitar o modelo GP da Gamemax.

• Curtir 2
  • Solução
Postado
4 horas atrás, Matheus Gadelha disse:

a Fonte gamemax gp650 650w, 80 plus bronze ela é boa?

4 horas atrás, Matheus Gadelha disse:

ou a fonte xpg pylon 650w 80 plus bronze?

A XPG Pylon é Tier C, que é de low end. Da XPG recomendo a Core Reactor. É cara mas é Tier A High End com 10 anos de garantia.

Postado
1 hora atrás, Lord_Dracon disse:

A XPG Pylon é Tier C, que é de low end. Da XPG recomendo a Core Reactor. É cara mas é Tier A High End com 10 anos de garantia.

Pronto muito obrigado vou comprar a Fonte XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular mesmo.

• Curtir 1
Postado

Galera vim atualizar o final da historia, essa fonte é muito boa e acabei de comprar ela e eu fiz o modo de per core do Ryzen master e até então não houve desligamento e nem reiniciou, outra coisa também que eu percebi dessa fonte que eu amei, foi que na minha tomada não tem aterramento e minha antiga fonte no pc ele dava choque quando pegava descalço, mas agora com essa fonte nova mesmo descalço ele não da choque, resumido eu amei essa fonte e caso alguém busca uma fonte no futuro e caso veja esse post atrás de uma fonte boa, recomendo a XPG Core Reactor 650W 80 Plus Gold Modular. 

• Amei 1
Postado
13 horas atrás, Matheus Gadelha disse:

outra coisa também que eu percebi dessa fonte que eu amei, foi que na minha tomada não tem aterramento e minha antiga fonte no pc ele dava choque quando pegava descalço, mas agora com essa fonte nova mesmo descalço ele não da choque, resumido eu amei essa fonte e caso alguém busca uma fonte no futuro e caso veja esse post atrás de uma fonte boa, recomendo a XPG Core Reactor 650W 80 Plus Gold Modular. 

Eu não sei se isso é por causa da fonte, mas é sempre bom ter um aterramento na tomada do PC de qualquer jeito.

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Lord_Dracon disse:

Eu não sei se isso é por causa da fonte, mas é sempre bom ter um aterramento na tomada do PC de qualquer jeito.

sim, vou procurar um eletricista depois para fazer o aterramento mas a situação melhorou depois de troca da fonte mesmo, até as reiniciadas e desligamentos pararam...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...