Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos, recentemente eu estava utilizando uma configuração "emergencial", um A8 9600 com uma RX 580

Já troquei o A8 por um Ryzen mas continuei com a RX 580

Aí que vem uma dúvida minha: durante o uso da RX com o A8, eu iria usar duas telas conectadas na placa de vídeo (um monitor via Displayport, e uma TV 4k via HDMI)

Porém não estava dando vídeo na TV, ela nem estava identificando um dispositivo conectado, e fiz o teste em cada porta HDMI da televisão (e a RX 580 só possui 1 DP, 1 HDMI e 1 DVI)

Como o A8 9600 era antigo, e fazia praticamente o PC todo ficar meio "defasado" (Tenho 24 de Ram instalada, só conseguia usar 8, SSD NVMe compatível mas com velocidade bem baixa, placa de vídeo em x8 ao invés de x16, funções da BIOS limitadas, etc) é possível que o processador não iria "aguentar duas telas" e por isso não dava vídeo na televisão?

E se isso não é uma probabilidade, no caso da porta HDMI da placa de vídeo estar com defeito, como posso garantir isso? E há algum risco de se fizer o teste novamente da porta HDMI com ela estando com defeito, danificar o restante da placa?(estou com receio pois se fosse trocar de placa de vídeo, seria só no final do ano)

• Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, ChristianRJ2 disse:

é possível que o processador não iria "aguentar duas telas" e por isso não dava vídeo na televisão?

Não. Quem gerencia as telas é o software da placa de vídeo.

10 minutos atrás, ChristianRJ2 disse:

E se isso não é uma probabilidade, no caso da porta HDMI da placa de vídeo estar com defeito, como posso garantir isso? E há algum risco de se fizer o teste novamente da porta HDMI com ela estando com defeito, danificar o restante da placa?(estou com receio pois se fosse trocar de placa de vídeo, seria só no final do ano)

Precisará testar outros cabos, mudar o driver de vídeo, mudar a frequência (Hz) e resolução do sinal, testar a placa em outro pc se não puder formatar.

• Curtir 1
Postado

@Pedro Math.pi Ah sim, entendi, agradeço 

Sobre os testes:

Testei com versões diferentes de driver(primeiro com uma versão de 2020, depois a penúltima versão disponível e por fim a mais atual)

Sobre frequência e resolução fiz várias modificações para ver se alguma funcionava, já que a televisão é 4k 60hz e o monitor é Full HD 165hz, em todas que testei, sendo:

Resolução e taxa nativa do monitor 

Resolução do monitor e taxa em 60hz

4k(via resolução virtual por causa do monitor ser Full HD) 60hz

E na última testagem, que foi a resolução e taxa nativa da televisão, testei ligando só a televisão no PC, sem o monitor junto, e ainda assim sem sinal

Sobre a placa em outro PC infelizmente não tenho essa possibilidade no momento, tanto que até estava pretendo comprar um monitor mais antigo e pequeno pra ser auxiliar e usar na entrada DVI, mas fiquei com receio dela estar danificada também

(No momento estou cogitando se seria possível encontrar "multiplicadores"/hubs para conectar 2 ou mais telas em só uma entrada da placa de vídeo)

Já sobre testar outros cabos HDMI, não tenho outros, mas o teste que fiz, o cabo HDMI é perfeitamente reconhecido na televisão(só não reconhece o PC na outra ponta como estando ligado), pensando em ser a ponta da porta HDMI danificada, troquei a ordem, a ponta que estava no PC coloquei na televisão e vice versa, porém continuou na mesma

• Membro VIP
Postado

@ChristianRJ2

Tente 4K e 1080p em 30Hz.

18 minutos atrás, ChristianRJ2 disse:

(No momento estou cogitando se seria possível encontrar "multiplicadores"/hubs para conectar 2 ou mais telas em só uma entrada da placa de vídeo)

É possível, mas você só teria a função de duplicar a tela. 

Tente um adaptador de DVI-D pra HDMI.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!