Ir ao conteúdo

PC ASUS Z790, Core i9-14900K, 64GB, GeForce RTX 4090 vale? Orçamento ilimitado.

Ir à solução Resolvido por RonaldoXbox,

Posts recomendados

Postado

Estou montando um computador e gostaria de uma ajuda para entender se existe alguma opção que substitua algum dos itens e que seja melhor.

Principalmente no sentido de poder fazer um upgrade futuramente, sem ter que trocar o PC todo.

Atualmente selecionei as seguintes peças, que aparentemente já são compatíveis (observei via montagem no site da kabum):

• Processador Intel Core i9-14900K, 14ª Geração, 6GHz Max Turbo, Cache 36MB, 24 Núcleos, 32 Threads, LGA1700
  • placa-mãe ASUS ROG MAXIMUS Z790 FORMULA, INTEL, Z790, ATX, DDR5 - 90MB1FS0-M0EAY0
  • memória RAM Corsair Dominator Platinum, RGB, 64GB (4x16GB), 6200MHz, DDR5, CL32, para Intel XMP, Preto
  • Placa de Vídeo RTX 4090 ASUS NVIDIA ROG Strix, 24 GB GDDR6X, ARGB, DLSS, Ray Tracing - ROG-STRIX-RTX4090
  • SSD Crucial 4TB T700 M.2 NVMe, Leitura 12400 MB/s e Gravação 11800 MB/s, Com Dissipador - CT4000T700SSD5
  • Water Cooler NZXT Kraken Elite 240 RGB, 240mm, AMD/Intel, Preto - RL-KR24E-B1
  • Fonte XPG Fusion 1600T-BKCBR, 1600W, 80 Plus Titanium, Modular, PFC Ativo - 75261087
  • Gabinete Gamer Corsair Obsidian Series 1000D, Super-Tower, RGB, Lateral em Vidro Temperado, Preto, CC
  • Kit Com 3 Ventoinhas Corsair QLSeries, 120mm, RGB, Preto - CO-9050098-WW

Achei a placa-mãe um pouco cara, se tiver alguma para trocar seria bacana. O mesmo para fonte e placa de vídeo, mas não seria tanta prioridade.

O cooler acho que talvez esteja pequeno de 240. Mas não encontrei maior.

Postado

Acredito que você não tenha um orçamento, você está literalmente pegando as peças mais caras do mercado e inserindo elas na sua configuração, me parece que seu gasto máximo chega no céu rsrsrs.

Mas você realmente não tem alguma ideia do valor máximo?

Não pesquisei o valor de todas estas peças, mas acredito que facilmente passe dos seus 25 mil reais, poderá gastar mais ou menos que isto? E qual será seu objetivo com este computador?

E você necessita de periféricos (mouse, teclado, monitor) ou só a máquina mesmo?

Postado

O valor de todas as peças acima está em mais ou menos 45 mil. Já tenho mouse, teclado, pad. 
A única coisa que vou adicionar no setup à parte é um monitor 360hz. Esse ainda to na dúvida se vou por um allienware ou um benq. 

No dia a dia vou jogar principalmente jogos de fps, mas a ideia é poder jogar qualquer jogo sem precisar me preocupar. 

Também quero manter o computador por pelo menos uns 5 anos. Por isso a preocupação com peças que possam ser substituídas.

Se fosse possível manter em 40 mil seria perfeito. Alteraria principalmente:

• fonte (achei essa um pouco a mais para o que o PC tem)
  • placa-mãe (no geral achei muito caro para uma placa-mãe, mas levei em conta a alta frequência das memórias e etc)
  • gabinete e coolers (quero um full tower mas aqui é o que menos conheço sobre). vi outros mais bonitos, mas não parecem ser compatíveis
  • o SSD talvez dê pra diminuir também e economizar uns 2 a 3 mil. acredito que o mínimo pra mim seria 2TB, por enquanto alterei pra esse.. vi que ele tem até mais velocidade de escrita e leitura: SSD Crucial 4TB T700 M.2 NVMe, Leitura 12400 MB/s e Gravação 11800 MB/s, Com Dissipador - CT4000T700SSD5
Postado

Alguém consegue me ajudar, no sentido de diminuir custo e manter a qualidade dos itens? 
Nessa mesma linha, também manter um computador que possa ir sendo atualizado sem precisar trocar muita coisa "central", se é que existe isso.

• Solução
Postado

Minha nossa, estou acostumado a receber pedidos de configurações beirando os dois mil reais, você está disposto a gastar 35 mil reais, meus parabéns na futura aquisição!

Já que orçamento não é um problema, e você só pretende jogar FPS mesmo, com muito menos grana você já monta uma incrível máquina que te atenderá muito bem. 

https://meupc.net/build/x2RyV7

Link de uma das melhores fontes do mercado ATX 3.0

Veja como ainda há uma baita sobra de gasto, e mesmo que pegue um monitor incrível ainda ficaria longe de chegar aos 40K.

Me diga uma coisa, você têm preferência em jogar em 4K ou QuadHD?

Eu até teria adicionado uma 4090 na configuração, mas acredito que não compense, este ano irão anunciar a série 50 da NVidia e os boatos são de que a RTX 5090 será bastante superior a 4090, então a meu ver não compense tanto gastar essa grana adicional para pegar uma placa "velha".

Até te sugeriria comprar uma placa mais simples ainda que a 4080 Super, como por exemplo a 4070 TI Super que ainda tem uma ótima performance em jogos.

Minha ideia é que jogue com ela por um tempo (1 ano, talvez menos) até que a série 50 seja lançada aqui no Brasil, quando chegar você espera um pouco que os preços baixem, mesmo que possa pagá-los raramente compensa comprar logo no lançamento, e pega uma placa novinha e que entrega muito a mais que sua antecessora, assim garantindo maior longevidade.

Caso tenha algum questionamento não hesite em perguntá-lo!

• Curtir 2
Postado

Inicialmente pensei em um monitor 360hz. Principalmente por conta de jogos de fps como o counter strike 2. Pesquisei entre allienware e benq, mas é difícil chegar em uma conclusão.

Quando você mencionou sobre a evolução da placa de vídeo das série 40 para a série 50, fiquei com bastante receio. Parece que realmente vai ter uma boa diferença. Por isso acho que não vale gastar tanto numa placa agora e investir na 5090 futuramente. Mas também queria estar com uma boa placa para fazer valer os 360hz do monitor.

Quanto ao restante fiquei com dúvida sobre os motivos pelos quais escolheu cada item. A fonte nunca ouvi falar da marca. A placa-mãe também não é muito absurda. As memórias eu estava vendo as de frequência 8000. E o SSD não seria melhor um com mais velocidade de escrita e leitura? E de modo geral, fazer upgrade desse PC futuramente também seria fácil?

Postado

Ainda que pegasse uma placa de vídeo mais "simples" ainda rodaria muito bem qualquer jogo FPS ou qualquer outro, acredito que uma 4070 TI Super já te supra. Aí quando os preços da série 50 estiverem melhores você revende a placa (acredito que para você não seja tão necessário, mas acho desnecessário que mantenha ela em um canto só pegando pó).

Aliás, você pretende jogar somente FPS ou mais alguns outros jogos? Acredito que um monitor quadHD de alta resolução seja ideal no seu caso, para que consiga altas taxas de quadros e os games tenham gráficos bons.

Ou têm preferência por um monitor 4K?

23 horas atrás, Diego Sanchez disse:

Quanto ao restante fiquei com dúvida sobre os motivos pelos quais escolheu cada item

Fiz algumas alterações na configuração, 

https://meupc.net/build/AhX37H

7800X3D no precinho

http://Fonte ATX 3.0

Abaixo estão explicadas minhas escolhas:

CPU: Melhor Ryzen atual para quem tem foco em jogos, ele entrega um absurdo de performance, é de uma plataforma que será longeva e ainda por cima é muito mais estável que os i7/i9 modernos. Acima dele você gastaria muito mais para ter pouco ganho de desempenho, além de ter que gastar mais com solução de arrefecimento.

Water cooler: Não é completamente necessário para o 7800X3D mas visando overclocks no futuro e trocas de processador (daqui a muitos anos) é ideal que pegue um modelo que seja bom. Este é um dos melhores do nosso mercado, compete com os da Lian Li custando bem menos, e ainda por cima é bonito rsrsrs.

Review técnica sobre ele

GPU: Mudei para a 4070 TI Super, ainda é uma incrível placa para quadHD e têm  performance decente em 4K (duvido que tenha interesse em jogar CS nessa resolução mas caso queira é possível), normalmente eu te recomendaria alguma placa por parte da AMD mas elas são bem mais difíceis de se revender, então não acredito que te beneficiaria muito. 

Performance da 4070 TI Super em jogos atuais

placa-mãe: É a melhor placa AM5 até o momento, incrivelmente bem construída e pelo preço oferecido até que não é tão cara. Conta com todas as novas tecnologias incluindo slot M.2 PCIe 5.0, com certeza suportará futuros lançamentos dos Ryzen por bastante tempo.

RAM: Há sim modelos de 8000MT/s mas são para entusiastas, os Ryzen 7000 oficialmente só suportam 5200MT/s com estabilidade, acima disso é considerado overclock. Incluí aquele modelo para que consiga usar com outros processadores em frequências altas, no futuro.

SSD: É um dos melhores modelos existentes no mercado, além das altas velocidades ele possui componentes internos de incrível qualidade, acredito que 8TB lhe supram.

Gabinete: Acredito que seja a peça mais barata por mim selecionada, mas não subestime ele. Além de ter uma qualidade de construção de gabinete do dobro (as vezes triplo) de seu atual valor, ainda vem com 4 fans de alto desempenho, seu fluxo de ar é incrível pelo preço pago nele. Também, por ser grandinho, cabem nele qualquer placa-mãe ou placa de vídeo até mesmo modelos gigantescos. 

Caso não curta a estética dele me avise, já que o que não falta no mercado é modelo de case.

Fonte: Não é uma marca muito conhecida aqui no Brasil, mas nos EUA são um grande nome no ramo da refrigeração, eles também fazem ótimas fontes. Este modelo é Tier A no Cultists Network (Tier List de fontes) e incrivelmente bem construído, e já vem com o conector 12VHPWR (padrão de alimentação da série 40 para cima, possivelmente a AMD irá aderir com as RX 8000) e é modular.

E também têm 10 anos de garantia, caso queira saber.

23 horas atrás, Diego Sanchez disse:

E de modo geral, fazer upgrade desse PC futuramente também seria fácil?

E muito! O limite é o o céu com desktops, são os computadores mais fáceis de se realizar troca de peças, já que de uma certa forma são "modulares".

• guilherme_dr alterou o título para PC ASUS Z790, Core i9-14900K, 64GB, GeForce RTX 4090 vale? Orçamento ilimitado.
Postado
Em 12/06/2024 às 13:30, Diego Sanchez disse:

Inicialmente pensei em um monitor 360hz. Principalmente por conta de jogos de fps como o counter strike 2

Vai querer um quadHD ou FHD? Acredito que 4K no CS2 não fique tão competitivo. 

Há poucos dias atrás vazou as especificações das primeiras RTX 50, pelo que parece as únicas que terão uma evolução notável serão as topo de linha (5080 até 5090), então tenha isso em mente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...