Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, atualmente tenho 16 anos, em pouco mais de 1 ano e 3 meses, já estarei com 18, sendo legalmente maior de idade, poderei adentrar realmente no mercado de trabalho, já tenho quase tudo pronto, um terreno (do meu pai, mas ele permite eu montar algo lá), conhecimento suficiente em informática (na minha região, sou teoricamente uma das pessoas que mais sabe sobre micros e componentes), e também tenho outra pessoa que aceitaria trabalhar comigo (atualmente ele tem 16 anos também, é uma pessoa confiável, que sabe de bastante coisa). Então, em geral, só falta dinheiro (muito dinheiro haha) para começar tudo, pretendo que até 2030 tudo esteja funcionando (se a tecnologia não mudar tanto como acontece a cada +/- 10 anos)

Então agora indo para o assunto principal, atualmente sou mais um "trocador de peça" que um técnico, não tenho ferramentas nem conhecimento para reparos em pcbs e coisas do tipo, o mais próximo que consigo agora é arrumar um conector, trocar um capacitor de uma fonte (que é um trabalho fica bem porco na real)

por isso gostaria de saber, em uns 4 anos, até em completar 20 anos, seria ideal eu estudar o que, que área de conhecimento preciso buscar, eletrônica básica e princípios, funcionamento de hardware e assim por diante...

Sendo o mais sincero possível, quero ser um técnico decente, não esses "encontradores de problema" que tem em todo bairro, tenho conhecimento em OS, suficiente para conseguir montar, e gerenciar um servidor com Ubuntu sem muitos problemas, suficientes para não necessitar de um sistema visual. Até porque formatar e cobrar 50 conto é fácil, agora encontrar o problema, resolver e depois entregar é algo que quase ninguém faz, seja por preguiça ou desconhecimento

atualmente, para linux eu assisto o diolinux (mesmo sendo mais curiosidade, ajuda bastante em conhecer distros e vantagens de OS para OS), e o baboo para windows, macOS não me preocupo muito por enquanto, a meu ver, é um pouco inútil estudar isso, já que no máximo 2 pessoas devem ter um mac em casa por aqui

alias, preciso saber rebbaling?, que ferramentas é importante eu ter?, peças de hardwares antigos em estoque?

• Membro VIP
Postado

Olá Bom dia @Pedro Vinicius G. C.

A princípio se você possui conhecimento básico a respeito;

1 hora atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

na minha região, sou teoricamente uma das pessoas que mais sabe sobre micros e componentes

Experimente fazer os dois o trabalho e a faculdade, como você disse acima você já tem o local e um possível sócio, então o mais importante para empreendimento já está em dia.

só falta dinheiro (muito dinheiro haha)

Para iniciar com trabalhos básicos, não são necessários materiais caros.

Alguns exemplos comuns do dia-a-dia de "fácil" aplicação.

• Regravação de BIOS.
  • Trocar/limpar conector usb-C/B/A.
  • Pequenas soldas.
  • Procedimentos em OS/Windows.

Citação

A ganância pode provocar muitas perdas, mas não se ganha nada com a abstinência.

Com relação a trabalho e dinheiro é válido que não se deve exagerar, porém ficar apenas esperando é algo que pode não ser muito eficiente.

o mais próximo que consigo agora é arrumar um conector, trocar um capacitor de uma fonte (que é um trabalho fica bem porco na real)

Isso já é um bom começo, provavelmente com o tempo você melhore.

que área de conhecimento preciso buscar, eletrônica básica e princípios, funcionamento de hardware e assim por diante...

Essa é uma boa pergunta, para melhor responde-la descreva melhor seus objetivos de vida:

• Você quer ter uma assistência técnica de celulares/micros/periféricos?
  • Você quer ter algo mais amplo como oferecer consultoria e suporte a empresas etc?

(se a tecnologia não mudar tanto como acontece a cada +/- 10 anos)

Caso queira algo "futurista" na área de hardware e eletrônica, tem a Engenharia de Controle e Automação.

Hardware é algo muito amplo, então para indicar o que você poderia estudar é necessário saber aquilo que você realmente tem interesse em fazer.

E se pensar um pouco mais a fundo, tem várias áreas da eletrônica de nível técnico com muito mais conteúdo para estudar do que você teria em um bacharelado.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, STAR ALPHA disse:
  • Você quer ter uma assistência técnica de celulares/micros/periféricos?
  • Você quer ter algo mais amplo como oferecer consultoria e suporte a empresas etc?

quero trabalhar com computadores, principalmente servidores e desktops, notebook também me parece uma boa opção, celular é inviavel, em uma rua tem 3 ou 4 assistencias por aqui, seria interesante trabalhar com empresas

@STAR ALPHA o que você acha de EAD?

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

o que você acha de EAD?

A educação a distância é uma ótima opção para adquirir conhecimento.

Apenas se atende ao seu Estilo de aprendizagem pois nem sempre a metodologia da instituição, leva em conta as particularidades de cada um.

Então muitas vezes você deve cumprir as normas da instituição e realizar o estudo e fixação dos conteúdos a sua maneira.

Para descobrir seu estilo de aprendizagem há vários métodos como:

• 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!