Ir ao conteúdo

placa-mãe NCPL-50 apresenta falha de Ram

Ir à solução Resolvido por pedzero,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Boa pessoal, eu estou tendo dificuldade com uma placa-mãe que não permiti eu usar mais que 2 Gbz de 800 MHz, ela possui entrada para 2 Slots e estou precisando que ela aguente 8... segundo o manual que encontrei da Intelbras, agradeço pela atenção.

Ela usa uma Distro Lbuntu, com um SSD de 32Gb de Armazenamento.

Postado

Se sua configuração ainda usa memória DDR2, é pouco provável que você consiga achar alguma placa-mãe que suporte mais do que 4GB. Na verdade é muito mais vantajoso você investir numa máquina nova, colocar dinheiro aí seria o mesmo que colocar dinheiro num saco furado.

Também não encontrei nenhuma informação sobre o modelo de placa-mãe mencionado, "NCPL-50".

• Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se sua configuração ainda usa memória DDR2, é pouco provável que você consiga achar alguma placa-mãe que suporte mais do que 4GB. Na verdade é muito mais vantajoso você investir numa máquina nova, colocar dinheiro aí seria o mesmo que colocar dinheiro num saco furado.

Também não encontrei nenhuma informação sobre o modelo de placa-mãe mencionado, "NCPL-50".

Esqueci de dizer que ela é um Notebook da Compal e com a nomenclatura certa de NCL-50, porém da marca sendo da Intelbras.

O problema seria que elas são DDR3 de 1.5 Volts, tenho até comprado uma da Corsair de 8gb 1600hz para ver se era algum tipo de erro de identificação, mas não foi isso, além de ter tentando outras três de 1066, ela vem com uma memória que tem 1333mhz, mas ela entende segundo o Cpu-Z 800 MHz.

A fonte que possuo é original da Intelbras de 65W, além de estar em ótima qualidade, apesar de eu comprar de um ferro-velho.

Postado

No CPU-Z costuma marcar "metade da frequência".

Na verdade ele mostra a frequência correta, porém a memória é capaz de transmitir dados a cada alteração do sinal lógico do clock, uma em nível lógico alto e outra em baixo. Então é uma convenção dizer que a memória opera no dobro da frequência, mas o correto talvez seja se referir em tranferências por segundo (geralmente em MT/s).

Talvez o CPU-Z mostre 800MHz e consequentemente os 1600MT/s ou "1600MHz", ou seja, está correto.

Tomando meu caso como exemplo, utilizo "2666MHz" e no CPU-Z mostra metade disso:

CPU-Z
image.png.2bebe73200b07dfc73e2f7e17f05f636.png

Gerenciador de Tarefas
image.png.057883fb4cc25bd36c36d3464529326b.png

Postado

@Gustavo Mizobuchi se é noteobok, é pior ainda. Eu não sei o que você espera fazer com essa máquina, sendo que noteobok não tem possibilidade de upgrades igual desktop, e o máximo que suporta de RAM é 4GB mesmo. Fora que esse CPU T4400 é um CPU fraquíssimo de 14 anos atrás, se você comprar um notebook usado de R$500 hoje, vai estar "anos-luz" a frente desse aí.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Gustavo Mizobuchi Aparentemente é uma limitação no processador. A informação é meio incerta, inclusive no site da Intel, mas creio que ele suporte até 2GB de RAM a 800MHz.

https://valid.x86.fr/4t2a90
https://www.intel.com/content/www/us/en/products/sku/40739/intel-pentium-processor-t4400-1m-cache-2-20-GHz-800-MHz-fsb-socket-p/specifications.html

2 minutos atrás, pedzero disse:

@Gustavo Mizobuchi Aparentemente é uma limitação no processador. A informação é meio incerta, inclusive no site da Intel, mas creio que ele suporte até 2GB de RAM a 800MHz.

https://valid.x86.fr/4t2a90
https://www.intel.com/content/www/us/en/products/sku/40739/intel-pentium-processor-t4400-1m-cache-2-20-GHz-800-MHz-fsb-socket-p/specifications.html

Corrigindo e adicionando:

Na verdade o controle de memória é feito pelo chipset, que estranhamente é indicado pelo CPU-Z como sendo o GL40 que não tem suporte para memórias DDR3 nem para 800MHz.

É provável, no entanto, que o chipset seja algo parecido com o GM45, que por sua vez suporta memória DDR3.

Seja qual for o caso, creio que seja apenas uma limitação de hardware.

• Curtir 2
Postado

Esse processador parece ser derivado de uma das arquiteturas LGA 775. Naquela época o chipset da placa-mãe tinha um certo clock FSB, esse clock definia a frequência da CPU e também da RAM. Pelo link aí da Intel, o Bus é 800MHz, então a RAM deve estar alinhada com a frequência do chipset.

Lembro da época que usava LGA 775, já fiz altos overclocks enquanto tinha um Celeron Dual-Core E3300 2.5GHz. Esse CPU rodava com FSB 800MHz, o Bus do chipset da placa-mãe era 200MHz (FSB = 4x Bus real), minhas memórias DDR2 também eram 800MHz. Uma forma de fazer overclock era mexendo no bus do chipset, então eu aumentava acima de 200MHz pra subir a frequência do processador e ao mesmo tempo subia a frequência da RAM.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...