Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Tenho uma placa-mãe tuf gaming b450m-plus II e um kit de FANS RGB da Rise. Meu cunhado montou meu pc, só que conectou as fans diretamente na fonte e as fans não são reconhecidas pela placa-mãe, queria saber qual entrada (ou quais entradas) que eu troco pra placa-mãe pára elas serem reconhecidas.

image.png.97a1c30bad9fa545a424296faac73bf9.png

Minha placa tem entrada nesses dois locais acima e já confirmei que nenhum deles está em uso.

image.png.dd7f1b6227d86c23c22eae5b8c9d19a4.png

Qual desses encaixes da controladora que eu tenho que retirar e colocar na placa-mãe? Pensei que pudesse ser o de "power", mas aí vocês me confirmam, por favor. No caso, eu pensei em deixar uma entrada power na controladora e outra entrada power na placa-mãe (ao invés de na fonte).

Postado
Citação

...só que conectou as fans diretamente na fonte 

Ele conectou as fans direto na fonte porque via de regra as fans desta marca são "fajutas" - "CCE"; não vem com conector para ligar na placa-mãe, pois não são fans PWM - o que permite o controle da rotação da fan pela curva de fans do BIOS, de forma dinâmica em função da temperatura do CPU, ficam a 100% de rotação (RPM) o tempo todo.

Se além do conector Molex que ligou na fonte as fans tem outro cabo com um conector de pinos redondos, com 3 pinos  - com falha entre dois [o oo] ou 4 pinos [oooo] significa que elas tem LEDs, e podem ser ligadas em controladora  de LED ou placa-mãe com suporte.

Informe a marca e modelo das fans, se não souber coloque o link de onde comprou, se nelas tem outro cabo além do Molex que ligou na fonte , quantos pinos tem o conector de LED?

Informe também da controladora, pela foto que postou não dá para saber que tipo de conector de LED que vem nela, pois existem 3 tipos:

• 3 pinos com falha [o oo] 
  • 4 pinos [oooo]
  • 6 pinos [......] <<< não deve ser esse pois ligou as fans na fonte.

A ligação da controladora, "desenhada". 😜

CCE.jpg

Postado

@1lokos Esse aqui é o que comprei, acho que tem 4 pinos e tenho quase certeza que esses 4 pinos já estão conectados na placa-mãe, mas ela não detecta as fans mesmo assim.

https://www.kabum.com.br/produto/114643/kit-com-3-ventoinhas-rise-mode-120mm-RGB-aura-preto-rm-au-02-RGB?gad_source=1&gbraid=0AAAAADx-HyG9DeFelUsQ61KXa9XmrnXGt&gclid=CjwKCAjwjqWzBhAqEiwAQmtgT6ymPpFuaDo4bxHDbYXoaq7pfRt4fS_ennl6Eab37SQDKlG-Yq9kOBoC7rIQAvD_BwE

IMG_0218.jpeg

Postado

Complicado, até o anuncio da fan é mal feito:

"O kit 3 Fans Aura Rise Mode possuem uma ótima refrigeração para aqueles que precisam de fans silenciosos em seu gabinete, com LEDs de alto brilho proporciona uma excelente iluminação ARGB interna do gabinete."

Conector RGB 4p 12v compatível com placas mãe para controle via software (Aura Sync, RGB Fusion, RGB Mystic Light e Polychrome RGB Sync).

Diz que a fan tem iluminação ARGB - o que é 5 volts; mas tem conexão RGB 4pinos 12 volts... 😛 

Citação

...esses 4 pinos já estão conectados na placa-mãe, mas ela não detecta as fans mesmo assim.

Não detecta onde? No BIOS ou em algum software?

Se você ligar a controladora na fonte, as fans na controladora, elas devem girar e acender os LEDs que pode mudar de cor pelo controle remoto, indicando que estão funcionando corretamente. Fazem isso?

Postado
1 minuto atrás, 1lokos disse:

Se você ligar a controladora na fonte, as fans na controladora, elas devem girar e acender os LEDs que pode mudar de cor pelo controle remoto, indicando que estão funcionando corretamente. Fazem isso?

Fazem isso, mas o Aura Sync não detecta as fans e na BIOS as fans não aparecem, queria que fossem detectados. O pino de 4 oooo tb já está conectado na placa 😞 

Tem as duas entradas que mandei no primeiro post (não sei se são PWM?) que estão vazias.

Postado

No BIOS não vai aparecer porque não são fans PWM - são "CCE". 😉 Por isso não aparecem também em programas como Hardware Monitor, Fan Control... 

O que deve estar acontecendo é que a controladora vem programada para ser controlada pelo controle remoto, assim quem não tem placa-mãe com conector de LED pode usar.

Pode ser que apertando e segurando o botão Power (ON/OF) da controladora por alguns segundos o controle dos LEDs seja transferido da controladora para a placa-mãe. E fazer a mesma coisa se depois quiser usar o controle remoto.

Se não resolver é preciso ligar o cabo do botão LED ou Reset do gabinete na entrada com dois pinos da controladora.

Você colocou foto de um modelo de controladora e linkou um modelo diferente, nesse não dá para ler o nome do conector, mas é o único com 2 pinos, o cabo do botão LED ou Reset não tem polaridade, é só encaixar. 

E apertar e segurar o botão LED ou Reset para transferir o controle dos LED do controle remoto para a placa-mãe e fazer a mesma coisa se depois quiser usar o controle remoto.

Postado

@1lokos o botão led do gabinete tá funcionando, meu cunhado conectou, vou tentar segurar ou segurar também o botão on/off. No controle tem M/B e DIY, já ouvi falar que M/B troca o controle pra placa-mãe, mas quando eu aperto, muda as fans de cor. 

Sabe dizer se esse M/B tem a função de trocar pra placa-mãe mesmo? porque só tá trocando de cor… E se souber a função do botão DIY, agradeço 

Postado

@1lokos Percebi que quando aperto o botão M/B ele troca pra um padrão só (o mesmo de quando seguro o botão LED) e perco o controle pela controladora, porém, o aura sync ainda não detecta as fans 😕 to quase desistindo

• Solução
Postado

Verifica se o cabo RGB, quatro pinos [oooo] esta ligado corretamente no conector de LED da placa-mãe (o branco), nos dois tem uma seta, que tem que estar coincidindo.

Se não for isso... fique com o controle remoto mesmo, afinal LED RGB 12v é só "pisca-pisca" de C-tree.gif  

Postado

@1lokos Vim te falar que consegui kkkkk. Era atualização armoury crate que estava faltando... As fans não aparecem no aura sync, aparece a placa-mãe e eu controlo ela e ela altera as fans (antes não aparecia nem a placa-mãe).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!