Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Mais uma bateria que não segura carga que veio num Samsung NP270E4E, fabricado em março de 2014, com defeito na placa-mãe e não é possível ver o status dela na tela do Windows, só sei que ao colocar o carregador o LED verde acende por alguns segundos e depois muda para amarelo, permanecendo assim.

O dono dela me autorizou a abrir e a bateria é esta aqui:

1.thumb.jpg.7e6ffd4313f7956a14e91e0e90fe7179.jpg

O que me interessa saber inicialmente para as pesquisas é o modelo dela AA-PB9NS6W e também que é 11,1V e 4400mAh. se bem que na mesma etiqueta tem outra grafia de 4200mAh (destaque em vermelho à direita).

A primeira página que encontrei foi esta:

https://m-blog-naver-com.translate.goog/slimjimrok/221691324299?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp&_x_tr_hist=true

Como imagino que o link não vai mais estar ativo no momento em que você estiver visualizando este post, eu salvei a página em PDF porém, o arquivo ficou grande e não pode ser anexado a este post, em resumo, o cara pegou uma bateria igual e substituiu a placa dela que vinha com uma controladora BQ20Z453 por outra placa com o M37512, lá no pais dele tem a opção de comprar outra placa, aqui no Brasil eu desconheço:

1a.jpg.44046e1666266f19a79ca7f400a98201.jpg

Continuando na pesquisa eu encontrei outra página:

https://www-laptopu-ro.translate.goog/community/laptop-battery-chip-reset-and-repair/reset-bq20z453-samsung-aa-pb2vc6b/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

Aqui eu não consegui salvar em PDF e guardei apenas um print:

2-Pesquisa.thumb.jpg.824e499e9c1edd60dcb7bd4e2102f423.jpg

Pelo que eu entendi, se na bateria em questão for o BQ20Z453 vai ser possível fazer o serviço pelo NLBA que é um aparelho caro e com assinatura anual para se usar, o que me impossibilita de investir já que só tenho uma bateria para ser recuperada mas, se for o M37512 dá para acessar pelo EV2300 só restando a questão de qual software usar.

Também mencionou a questão da idade das células, no meu caso deve ter no mínimo uns 10 anos.

A próxima página sobre esta bateria:

https://www-laptopu-ro.translate.goog/community/laptop-battery-chip-reset-and-repair/samsung-aa-pbvn3ab-chip-bq20z453-reset-can-not-charge-or-discharge/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

Salva em PDF:

3-A redefinição do CHIP BQ20Z453 SAMSUNG AA-PBVN3AB não pode carregar ou descarregar – Redefinição, reprogramação e reparo do chip da bateria do laptop – Fórum de reparo e analisador de bateria do laptop.pdf

Aqui tem todos os detalhes do NLBA inclusive sobre o fusível, toda esta questão é um negócio muito doido e tem que estudar direitinho para poder entender e recuperar a bateria.

Eu ainda sou um aventureiro nesta parte.

Na outra página encontrada:

https://e2e-ti-com.translate.goog/support/power-management-group/power-management/f/power-management-forum/876384/bq20z45-r1-bq20z453-v1-16-chemistry-update?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

Salva em PDF:

4-BQ20Z45-R1_ atualização química bq20z453 v1.16 - Fórum de gerenciamento de energia - Gerenciamento de energia - Fóruns de suporte TI E2E.pdf

Tem o diálogo de um cliente com o site que comercializa o EV2300 e dizem que o arquivo ou software para acessar o chip não pode ser divulgado online, o que me dá certeza de que é possível trabalhar nesta bateria desde que tenha o EV2300 ou EV2400 com o software adequado e o reparo do fusível, só falta saber como se faz isso.

Na próxima página:

https://ubrt-com-ua.translate.goog/main/built-in-program-modules/texas-instruments-bq-tools.html?_x_tr_sl=ru&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

Tem todo o esquema passo a passo para fazer o serviço pelo software UBRT e o aparelho EV2300, o mais importante aqui são os comandos de serviço, eu já acho muito difícil conseguir acessar o chip e mais difícil ainda é conseguir mudar os parâmetros sem se ter uma noção do que está fazendo, o PDF ficou grande e não pode ser anexado, também não compensa mostrar aqui todo o processo porque é muito longo e iria me tomar muito tempo mas, se der certo eu publico o passo a passo de como consegui.

Isso foi tudo que encontrei sobre a bateria e parti então para tentar abrir ela começando por torcer o chassis lateralmente e destacar parte da etiqueta a qual foi removida e pude ver uma parte do interior e ter onde inserir uma espátula de plástico de forma a ir forçando o plástico que é encaixado sem o uso de cola, até separar a tampa e chegar nisto:

2.thumb.jpg.37d4b9247f015a8fb1e51b3cdc0601f2.jpg

Aqui eu pude medir a tensão das baterias e também visualizar a controladora que é a BQ20Z453, bem como identificar a pinagem, até este ponto eu já poderia começar a tentar fazer o serviço de recuperação da bateria, pelo estado das células eu tenho certeza que estão boas e que basta recuperar ou trocar o fusível e mudar os parâmetros de bloqueada para desbloqueada para ela voltar à vida como se fosse nova entretanto, eu resolvi descolar o fundo para tirar uma foto e mostrar de forma mais detalhada os detalhes internos:

3.thumb.jpg.1e6e4650d4d71fd017a4ebc243e287aa.jpg

No destaque o BQ20Z453 e o fusível 12AH3 (pelo menos eu acho que é porque ainda não removi a tampa dele).

Na página de pesquisa 4 tem a foto do fusível que é muito diferente do meu:

fusivel.thumb.jpg.c4124996c9741bff41a26eba30a35ac5.jpg

Este resistor AR2 está do lado oposto e vem com a numeração 101.

As conexões pretas são o negativo, as vermelhas o positivo, a azul deve ser o clock, a verde deve ser os dados e a amarela só Deus sabe.

Acontece que parte das solda ponto se soltaram:

4.thumb.jpg.ebc3b3e4947a314bd2363463598836c8.jpg

Não sei se já estava assim ou se rompeu quando tentei descolar, isso nunca tinha acontecido comigo e agora eu não tenho um aparelho de solda ponto para restaurar, o que me resta é de forma precária colocar um calço e apertar as células de volta na caixa, na esperança de que tenha contato elétrico o suficiente para tentar acessar o chip e obter algum resultado. Também posso tentar fazer uma solda de estanho comum porém, é arriscado demais danificar a célula boa e pode se soltar facilmente.

É isso, este é o primeiro capitulo de uma nova novela.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...