Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quando estou jogando valorant, meu computador fica com média de 180fps, porém em alguns casos ele caí para menos de 100, aí devido ao monitor de 165hz fica travado.

Vi alguns vídeos no YouTube de uma configuração parecida rodando o jogo e ficava com média de 300/350 fps. Fui testar com o MSI AfterBurner para ver o uso de CPU e GPU e não passava de 45%. 

Em jogos mais pesados, o uso fica mais próximo do 100%.

Outro fator que achei estranho, foi o computador da minha namorada ser inferior em placa de vídeo e mesmo assim ficar com 50fps a mais que o meu.

Minha config- Ryzen 5 4650GE, 2x8gb RAM 3600MHZ, RTX 2060 Super Soyo.

Config dela- i5 10400F, 2x8gb RAM 3200MHZ, GTX 1650 GDDR5.

Alguém sabe me dizer o porquê estar assim? Pensei em formatar, mas pensei que pode não resolver o problema. Não consegui identificar ser gargalo de alguma peça

imagem_2024-06-16_214338553.png

Postado

Olá, o baixo uso é normal, jogos mais pesados terão sim mais uso, pois necessitam do uso para rodar com a qualidade que você deseja, jogos fps não, demandam de mais cpu, ou seja, você pode ter uma 4090 ou uma 1650 que o desempenho será quase igual, testando o mesmo cpu. Os drops podem ser por conta do processador, já que os Ryzen G são focados em APU, não CPU, imagino que o de sua namorada esteja com mais fps por conta de ser um Intel focado em CPU, não APU.

Ps: espero que dê para entender, não sei explicar muito bem.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Rhuan Christian de Almeida disse:

Quando estou jogando valorant, meu computador fica com média de 180fps, porém em alguns casos ele caí para menos de 100, aí devido ao monitor de 165hz fica travado.

Vi alguns vídeos no YouTube de uma configuração parecida rodando o jogo e ficava com média de 300/350 fps. Fui testar com o MSI AfterBurner para ver o uso de CPU e GPU e não passava de 45%. 

Em jogos mais pesados, o uso fica mais próximo do 100%.

Outro fator que achei estranho, foi o computador da minha namorada ser inferior em placa de vídeo e mesmo assim ficar com 50fps a mais que o meu.

Minha config- Ryzen 5 4650GE, 2x8gb RAM 3600MHZ, RTX 2060 Super Soyo.

Config dela- i5 10400F, 2x8gb RAM 3200MHZ, GTX 1650 GDDR5.

Alguém sabe me dizer o porquê estar assim? Pensei em formatar, mas pensei que pode não resolver o problema. Não consegui identificar ser gargalo de alguma peça

imagem_2024-06-16_214338553.png

Esse comportamento é esperado, não tem problema algum.

Jogos de computador funcionam de uma forma que o CPU instrui a GPU a produzir quadros, e em situações de baixa exigência do chip gráfico, o desempenho do jogo vai ser limitado pela quantidade de frames que o CPU consegue instruir a placa de vídeo a gerar.

Com o valorant sendo um jogo extremamente leve pra uma RTX 2060 Super mesmo com resolução e configurações gráficas altas( por mais que jogar esse jogo assim seja incomum) essa placa de vídeo conseguiria produzir quase literais infinitos quadros(o mesmo vale pra GTX 1650 nesse jogo, mas em menor escala, ao menos ela é potente o suficiente pra que com um i5-10400F o limitador de desempenho ainda seja o CPU em situações comuns) gerando a situação descrita acima.

Isso também explica o porquê sua namorada tem desempenho melhor com uma placa de vídeo inferior, o limitador de desempenho do sistema nessa situação é o CPU e o CPU é superior.

Agora, se você rodar Red Dead Redemption 2, por exemplo, nesses dois computadores, a situação vai ser bem diferente, já que esse é um jogo que exige desempenho do chip gráfico.

O baixo uso de CPU se deve ao fato desse ser um jogo que não faz um bom uso de threads, jogando a carga pra cima de poucos núcloeos.

A variação do uso de CPU também é esperado nessa situação por dois motivos principais:

1.Jogos FPS competitivos são extremamente inconstantes e a exigência do hardware pode variar muito dependendo da situação que está ocorrendo no jogo.

2.O MSI Afterburner não reporta o uso de CPU exclusivamente pelo jogo, mas sim do sistema como um todo, e como dito acima, esse é um jogo que não faz um bom uso de vários threads, então, o Windows(corretamente) detecta que esses núcleos e threads podem ser direcionados a outras tarefas necessárias por outros programas e pelo próprio sistema operacional sem afetar  o desempenho da aplicação principal.

Segue link de vídeo do jogo rodando com um Ryzen 5 4500(que tem desempenho idêntico ao seu CPU) e uma RTX 2060(irrelevante pois ela está sendo subusada como explicado acima) rodando de forma idêntida ao que você descreveu:

• J.Augusto F alterou o título para Valorant caindo FPS de 180 para 100 no Ryzen 5 4650GE e GeForce RTX 2060

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...