Ir ao conteúdo

ASUS h310m-e r2.0 BR é compatível com water cooler rise mode 240mm?

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

• Solução
Postado

@Nicolas Pinho Você tem que saber o suporte de socket do WC, se suporta LGA1151, que é o da sua placa-mãe, assim é meio caminho andado.

Depois só precisa descobrir quais conexões vai precisar, geralmente em WC é cabo de ligar a bomba e os fans, então você tem que colocar a bomba no CPU_FAN e configurar para 100%, porém estou vendo dizer para colocar a bomba no CHA_FAN (SYS_FAN em algumas placas-mãe), e ligar os fans na placa-mãe também.

E pronto, está feito.

É bom pesquisar o modelo exato do WC que comprou, só dizer "Water Cooler Rise Mode 240mm" é meio vago.

Postado

É um Water Cooler Rise Mode, ARGB, 240mm, AMD/Intel, Preto - RM-WCB-04-ARGB, ele vai tranquilo no soquete do meu provessador, meu medo era n ter os conectores na placa-mãe pra colocar, eu vi u pessoal falando q a bomba era pra ir no cpu fan, so que eu também vi uns caras falando q era pra ir em outra parada

Postado

Qual conector PWM da placa-mãe usar para a bomba tanto faz, mas o jeito mais prático é:

Conector dos fans do radiador - que estão ligados num cabo "Y"; no conector CPU_FAN da placa-mãe.

Razão: O conector CPU_FAN vem programado para controlar a rotação dos fans em função da temperatura do CPU, o que faz para o fan de Air Cooler.

Inclusive no manual de alguns WC vem recomendando ligar desta forma, por ser a mais simples, não tem que se preocupar com "curva de fans".

Conector da bomba num SYS_FAN - ou CHA_FAN nas ASUS e ASRock, o que é a mesma coisa. Ou se a placa-mãe tiver conector CPU_Pump.

Razão: A bomba precisa manter rotação constante.

Desde modo basta entrar no BIOS e ajustar o SYS_FAN (CHA_FAN) para 100% de RPM ou "Full Speed", assim tem a rotação constante requerida pela bomba.

Ligando o contrario vai ter que mudar o CPU_FAN para 100% ou "Full Speed" e ajustar a curva de fans do  SYS_FAN, fará duas coisas para ter o mesmo resultado. 😉 

Postado

@Nicolas Pinho O WC é compatível com a sua placa-mãe e vai funcionar normalmente na maior parte em que deve funcionar, só fica sem os LEDs, que não é necessário para o bom funcionamento dele.

Fora isso segue o restante falado mesmo, bomba no CHA_FAN ou SYS_FAN (depende do nome escrito na placa), e os fans no CPU_FAN.

Não tem mistério na instalação.

Postado

@Nicolas Pinho Isso mesmo.

O RGB não funciona, porque a placa-mãe não tem conexão para ele.

Tirando isso, que é só estético, o restante todo funciona.

A parte dos LEDs não será importante para o funcionamento.

Pelo que vi no site do fabricante, o WC vem com conector aRGB (para os LEDs), para usar os LEDs, é só colocar uma controladora aRGB, é um padrão de conector superior ao RGB antigo, e só tem 3 pinos OOXO.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...