Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eai pessoal, já de inicio digo que só sei o básico do básico de hardware, então pf me expliquem como se estivessem explicando para um babuino, vou detalhar o máximo que consigo de informações aqui, enfim, estou precisando de uma ajudinha com um problema que me ocorreu duas vezes. Comprei um kit de 3 fans uni-fan da marca Teucer do Aliexpress, quando chegou fiz a instalação porém o pc não ligava e só ficava em uma tela com ''CPU Fan error'' em que solicitava para que apertasse F1 para continuar, até então fui pesquisar como resolver o erro e saber se era um problema com meu pc, ou com as ventoinhas. Fiz tudo que diversos tutoriais solicitavam, porém nada funcionou, o que incluía mudar a conexão PWM das fans para outra entrada (cha fan ou cpu fan), colocar uma opção de ''Ignorar'' na BIOS e afins. Então eu achei que o problema estava com as ventoinhas pela qual solicitei disputa e consegui ter meu dinheiro de volta. Comprei novamente um kit com 3 fans uni-fan, porém da Jungle Leopard dessa vez, que me chegou hoje, fui realizar a instalação e me ocorreu o mesmo erro, uma tela com ''CPU Fan error'' em que solicita que aperte F1.

Certo, se fosse só isso, talvez já teria resolvido com a opção de ignorar na BIOS ou mudar o PWM de entrada, creio eu. Porém agora que fica estranho... As fans não giram e nem ascendem os leds ARGB.

Agora vou explicar o motivo pelo qual comprei o kit de ventoinhas, foi para substituir as duas fans do meu watercooler (irei deixar as marcas no final do post), uma das fans parou de girar pois deu problema no rolamento, e a outra continua funcionando até o momento, ela está conectada na entrada CPU fan, já testei trocar ela de entrada e coloquei nas outras entradas (Cha fan) e continua funcionando normalmente, ou seja, não é um problema com minha placa-mãe eu acho. Para mim o estranho realmente é o fato de nem o ARGB das fans do aliexpress estão ligando, porém quando coloco a fan antiga (original) do watercooler, ele funciona normalmente.

Já deixo claro também que não estou utilizando controladora pois minha placa-mãe tem entradas ARGB suficientes. Tudo descrito acima foi conectado diretamente na placa-mãe, inclusive as fans originais.

Setup:

placa-mãe ASUS Prime H510M-A

Watercooler Raidmax Tornado LC240

SSD NVMe Kingston 1TB

2 Pentes 8gb (16GB no total) da marca Juhor

RX6600XT da marca Yeston

Fonte MSI Mag 650w

Processador I5 11400F

Caso necessitem de alguma foto para que me ajudem a solucionar o problema, realizo o envio aqui.

E antes que possa surgir a dúvida, a BIOS está atualizada para a versão mais recente (que está no site da fabricante). Demais drivers e afins, não sei informar.

Postado

@Rafael Grillanda Bezerra

Bom, não tenho certeza, somente alguns palpites...

O motivo do fan não estar girando é incerto. Penso que talvez você tenha alterado o modo de operação do fan de PWM para DC. Entretanto ele deveria girar mesmo assim, a 100% da velocidade. 
Para solucionar esse problema, eu verificaria onde os pinos estão conectados e configuria a BIOS novamente, garantindo que está tudo certo...

* Se você não tiver nenhuma configuração relevante ou chata de se configurar, eu faria o RESET da BIOS.

Sobre o motivo dos LEDs ARGB não funcionarem (esse o palpite é mais certeiro rs): os LEDs endereçáveis possuem um microchip interno que interpreta os sinais enviados pela placa-mãe e acendem a cor que deve ser acessa. Como você utilizava outros fans do Watercooler que também são ARGB, é provável que esse microchip seja diferente. Para resolver, creio que rodar o "autoscan" do software de gerenciamento de LEDS resolva. Isso fará a placa-mãe reconhecer o novo padrão/protocolo e os LEDS funcinarão corretamente.
** Esse procedimento varia de software para software, sei que o Polychrome Sync é meio chato e manual, talvez o seu também seja.

Boa sorte, se tiver mais alguma coisa ficarei feliz em ajudar.

• Curtir 1
Postado

@Rafael Grillanda Bezerra Não se deve ligar outra fan  na conexão CPU_fan, ela serve apenas para ligar o ventilador do CPU cooler.

1 hora atrás, Rafael Grillanda Bezerra disse:

Para mim o estranho realmente é o fato de nem o ARGB das fans do aliexpress estão ligando, porém quando coloco a fan antiga (original) do watercooler, ele funciona normalmente.

Você deve usar os próprios fans que vem no water cooler, colocar outro fan pode prejudicar o desempenho do WC, não faça gambiarras o seu hardware agradece.

• Curtir 2
Postado

@Tiberio Eu sei bem, porém é como expliquei, uma das duas fans originais que vem no watercooler parou de funcionar por ter problemas no rolamento, como já estava fora da garantia, minha única escolha foi comprar apenas as fans separadas para substituir, até que eu tenha condições de comprar um novo watercooler completo. Sei que é gambiarra, mas realmente precisava utilizar o PC, então tive que optar por essa maluquice.

@pedzero Eu verifiquei na BIOS aqui, está no modo PWM, não foi alterada para DC. E a questão do ARGB eu consegui resolver a partir da solução que você me forneceu, porém as fans continuam sem girar, e o ''CPU Fan error'' persiste ao conectar o PWM, independentemente em qual das 3 conexões que utilizo (Cha fan 1 e 2 e CPU Fan).

(Essa questão das entradas Cha fan 1 e 2 ou CPU Fan eu não compreendo, quando fui montar o pc, um técnico (de qualidade duvidosa) que contratei para ajudar a realizar a montagem colocou o cabo PWM da bomba do wc na conexão Cha fan 1, cujo não sei se é correto ou não, e os demais cabos PWM dos fans do wc ele conectou respectivamente em Cha fan 2 e CPU Fan.)

Irei testar um reset de BIOS, mas se não me engano já fiz isso na primeira vez que deu esse problema, e não solucionou. A questão dos pinos, eu fiz a checagem diversas vezes, pois eu suspeitava que esse era o problema, porém tudo está encaixado perfeitamente.

Postado
1 hora atrás, Rafael Grillanda Bezerra disse:

Processador I5 11400F

Esse processador nem precisa de Water Cooler, pra resolver isso é só instalar o coolerbox que acompanha o processador.

Postado
50 minutos atrás, Rafael Grillanda Bezerra disse:

@Tiberio Eu sei bem, porém é como expliquei, uma das duas fans originais que vem no watercooler parou de funcionar por ter problemas no rolamento, como já estava fora da garantia, minha única escolha foi comprar apenas as fans separadas para substituir, até que eu tenha condições de comprar um novo watercooler completo. Sei que é gambiarra, mas realmente precisava utilizar o PC, então tive que optar por essa maluquice.

Trocar ventoinhas defeituosas de radiador de WC não é gambiarra. Não faz sentido trocar um WC inteiro porque uma ventoinha parou de funcionar. Entretanto, deve-se atentar às especificações da ventoinha. Ventoinhas para radiadores precisam de pressão estatica mais elevada. 

Presumindo que as ventoinhas e a bomba não estejam ligadas em série por um unico cabo, a bomba vai num conector (ou pump_fan ou qq um exceto cpu_fan) enquanto as ventoinhas iriam a cpu_fan. Pelo seu relato, uma vai na cpu_fan e outra no cha_fan2. Teoricamente, problema isso não dá mas se a curva de fans do cha_fan2 e da cpu_fan forem diferentes, elas vão rodar em velocidades diferentes, o que prejudicará a eficiência do WC.

Pelo o que vi, essas ventoinhas do WC tem conectores PWM e Molex. Se ligar os dois ao mesmo tempo, a ventoinha queima, já que o conector PWM fornece a energia necessária.

Nunca tive WC ou esse erro de cpu_fan, mas eu presumo que a placa-mãe não está detectando ventoinha no conector cpu_fan e aí avisa para evitar que o processador queime. Algumas placas-mãe tem a opção de desativar isso mas eu não recomendaria. O aviso deve ser porque a ventoinha que está conectada nele não está funcionando ou o conector está com problema e não reconhece a ventoinha. Esse último parece ser o mais provável. 

Em seu lugar, eu colocaria a ventoinha original na cpu_fan, a bomba no cha_fan, tiraria a defeituosa e testaria. Em tese, deveria funcionar como antes de você colocar as outras.

Postado

@Rafael Grillanda Bezerra Que bom que o RGB deu certo! Espero que resolva o problema dos fans 🙂

@Rafael Grillanda Bezerra Um outro palpite. Existe a possibilidade da velocidade do fan estar muito baixa e daí ele nem gira. Isso geralmente ocorre quando o duty cycle do PWM está igual ou abaixo de 20%. Talvez valha a pena usar o software de controle dos fans para tentar aumentar a velocidade...

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!