Ir ao conteúdo

IPV6 com Double NAT

Ir à solução Resolvido por Bruno Leyne,

Posts recomendados

Postado

É possível utilizar IPV6 com Double NAT ativado?

Contexto:

Utilizo a internet da TIM Fibra dentro da rede V Tal. Infelizmente, há um bloqueio por parte da operadora que me impede de ativar o modo Bridge. Além disso, a firmware do modem apresenta diversos problemas e bugs. Por exemplo, a tabela de roteamento para IPs estáticos internos exige que eu desligue todos os clientes, pois a interface gráfica informa que o IP já está em uso. Além disso, há questões relacionadas à expiração do UPnP (Universal Plug and Play) e outros inconvenientes.

Minha rede possui, em média, 50 dispositivos conectados. No entanto, a página de carregamento da interface do roteador fornecido pela operadora (ISP) está extremamente lenta, o que me leva a crer que ele não está dando conta do recado. Para melhorar o desempenho, tomei algumas medidas:

• Desativei o Wi-Fi no roteador ISP.
  • Desconectei todos os dispositivos desse roteador.
  • Deixei apenas o roteador ASUS AX86U Pro conectado diretamente ao ISP. Atribuí um IP estático a ele e configurei a DMZ (zona desmilitarizada).

O resultado foi significativo: o desempenho da rede melhorou consideravelmente. Agora, todas as regras de redirecionamento de portas (port forwarding), UPnP, firewall, entre outras configurações, estão sendo gerenciadas pelo roteador ASUS, no qual tenho total controle e sem perda de desempenho. No entanto, a única funcionalidade que perdi foi a atribuição de endereços IPv6.

Minha dúvida é: é possível utilizar o Double NAT para obter suporte a IPv6? Eu sei que, idealmente, o roteador ISP deveria estar em modo bridge, mas, como mencionei anteriormente, isso não é uma opção viável. A única pessoa que conseguiu contornar essa limitação precisou substituir a ONU (Optical Network Unit) da TIM por um modelo Intelbras R1, o que configura um cenário avançado e sem garantias de funcionamento a longo prazo.

Informações Adicionais:

Tim IPV4 e IPV6:
image.png.4f85ea8d3c6375425b438e1ce5083785.pngimage.png.805af095950f385600ca69dbc13c5c7f.pngimage.png.d441212f7307248a918a3e4e2bd2de0c.png

Como descrito, a ISP fornece suporte a IPV6.

O modem ASUS fornece essas configurações para IPV6:

image.png.18a45dedf04eb82e9b5ed8f1e207b60a.png

image.png.b1dde96a9cf2f4c756d942f72c1098a1.pngimage.png.7639ec40af738a09f9d5bc6d3b106160.png
O nativo e o Passtrought, pelo que entendi seria se eu tivesse no modo Bridge com PPPoe no router da ISP.
image.png.7face212f992b6887490b3bcdba31c85.png
Esse aqui acho que seria a opção que eu teria que configurar, porém me falta conhecimento para preencher os campos. Alguém pode me dar uma luz para essa situação?

Postado

Não tinha observado a imagem, mas é isso mesmo!

Se é isso mesmo que você deseja, deve configurar no seu outro roteador um endereço IPv6 /64 pertencente a esse prefixo /56. Terá duplo NAT IPv4, mas não IPv6.

De toda forma, um cenário com NAT duplo não é o ideal.

• Solução
Postado

Só passando para deixar a solução definitiva pra quem também tiver esse tipo de dúvida. 

A opção correta é o Passtrought. Para funcionar corretamente, precisar dar um reboot completo na rede. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...