Ir ao conteúdo

PC com Core i7 9700K e GeForce RTX 3050 com FPS baixo em JOGOS

Ir à solução Resolvido por Swalls,

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, bom dia!

Estou com um problema no meu PC, ele tem a seguinte configuração:

i7-9700KF - 3.6GHz
H310M Pro-vdh (MSI) 
RTX 3050 Ex 1-click Oc (Galax)
16GB 3200MHz 2x8gb (Walram)
Gp750w 80 Plus Bronze (Gamemax)

Enfim, eu jogo valorant, é um jogo competitivo e eu preciso de mais FPS, antes eu usava uma RedDevil RX580 8GB da PowerColor, eu prefiro nvidia, só que no meio da pandemia essa RX foi a única que coube no meu bolso, agora em 2024 eu preferi comprar essa RTX pra melhorar um pouco o desempenho, eu tinha uma uma placa de vídeo mediana com um processador mt bom. Eu vi vídeos e pesquisei no PCBuilds, com aquela calculadora de FPS que a minha atual configuração pode chegar a uma médiade 400 a 600 FPS com jogo no low em 1080p, só que quando eu tô jogando, eu vejo que a minha média de fps fica em 150 a 200 FPS e não passa disso, chega umas horas que da até uns stutterings, fora que quando tem muita coisa na tela, o FPS cai muito. O dual channel tá ativo, a temperatura está ok, a fonte é nova, e eu sei que a minha placa-mãe só aceita até 2666MHz das memórias. Vou deixar uns prints abaixo.

FPS no jogo (em sala privada, sem nenhum player ou movimento): https://prnt.sc/TbRqMs1AE4UP

CPU-Z na aba CPU: https://prnt.sc/oLb0PTQlqYdh

CPU-Z na aba Mainboard: https://prnt.sc/nvfZdhjamUKZ

CPU-Z na aba Memory: https://prnt.sc/F23gDp6WGVaE

TaskManager na aba GPU: https://prnt.sc/m-bV7azItLW3 

TaskManager na aba CPU: https://prnt.sc/6_m7xfRvAvHu

Resultado do PCBuilds: https://prnt.sc/P8iZojOxZ6lu

Obs: Eu instalo os o windows e os jogos nos SSDs, os arquivos eu salvo nos HDs.

Me salvem por favor!!!

Postado

150 a 200 fps está normal, chamar uma 3050 (uma das placas que não é recomendada a menos que esteja uns 700 reais) de pc bom é meio contestável. Trocar uma rx 580 por uma 3050 é meio que gasto em vão, tem uma melhora irrisória por 4x o preço da outra, deveria ter pego a rx 6600 ou a 2060.

Até a 6600m é melhor que a 3050 e ela é feita para notebook.

Postado

O mais provavel é que o problema esteja no fato de estar usando um I7 K, numa placa de entrada que não deve ter as proteções suficiente pra aguentar o processador... isso tá deve tá capando o processador... fora que esse processador esquenta muito e dependendo da solução de cooler, deve estar em thermal thread

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Swalls disse:

150 a 200 fps está normal, chamar uma 3050 (uma das placas que não é recomendada a menos que esteja uns 700 reais) de pc bom é meio contestável. Trocar uma rx 580 por uma 3050 é meio que gasto em vão, tem uma melhora irrisória por 4x o preço da outra, deveria ter pego a rx 6600 ou a 2060.

Até a 6600m é melhor que a 3050 e ela é feita para notebook.

Amigo, sinceramente... Do que você está falando? Sim, a 3050 é uma boa GPU, é melhor que a minha antiga, e eu não paguei 4x o valor dela na RTX. E outra, meu irmão tem a mesma config que a minha, só que com a 2060ti, ele passa pelos mesmos problemas que eu. A 6600 que você mencionou é 2% superior a minha e é quase o dobro do valor, paguei na RTX.

Screenshot_7.png.e67096421a297329eab7f91bb82d5eb7.png

19 minutos atrás, bngomes disse:

O mais provavel é que o problema esteja no fato de estar usando um I7 K, numa placa de entrada que não deve ter as proteções suficiente pra aguentar o processador... isso tá deve tá capando o processador... fora que esse processador esquenta muito e dependendo da solução de cooler, deve estar em thermal thread

Tem alguma configuração que eu possa fazer pra melhorar minimamente esse problema? No momento eu não estou podendo gastar dinheiro.

Postado

@jplopx Isso por causa das taxas, quando comprei minha rx 6600 XT paguei apenas 950,00. e você consegue achar promoções dela por 1000-900 reais.
e não, a 3050 não é uma boa placa.

O preço da 6600 aumentou muito por causa da demanda também, afinal ela e a 4060 são as mais requisitadas.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Swalls disse:

@jplopx Isso por causa das taxas, quando comprei minha rx 6600 XT paguei apenas 950,00. e você consegue achar promoções dela por 1000-900 reais.
e não, a 3050 não é uma boa placa.

O preço da 6600 aumentou muito por causa da demanda também, afinal ela e a 4060 são as mais requisitadas.

Ok, então me diga o porque a 3050 não é uma boa placa?

Postado

Na pratica não... pelo primeiro print a temperatura do processador não está alta.. mas os vrms da placa podem estar e isso capa o processador...

Postado

@jplopx A RTX 3050 6GB/8GB pelo preço proposto e pelo desempenho dela em relação a certas placas, é uma das maiores vergonhas que a Nvidia já fez.

Pra você ter uma noção, a RTX 3050 tem uma diferença extremamente pequena de uma GTX 1660, e olha que estamos falando de uma placa atual, tal coisa que é incabível de se aceitar ou defender. Como o colega Swalls falou, a RTX 3050 consegue ser pior que a RX6600M, placa na qual é feita para notebook. Se você não está por dentro disso, placas de vídeo de notebook são extremamente capadas e estão muito longe de um dia conseguir chegar a um desenvolvimento considerável sem ter que gastar 10k+ num notebook, e o mesmo se aplica a 4050. A conclusão disso vem principalmente o fato do preço dela, se você pagou menos, ok, deu sorte, mas desculpe pelo termo que vou usar, é algo ''burro'' querer defender uma placa que custa R$1300 e consegue ser pior que uma RX6600M e uma GTX 1660.

Sobre o ponto do seu irmão, se ele estiver usando a mesma placa-mãe que você, foi como o colega @bngomes deu em sua explicação, você está utilizando um processador extremamente forte numa placa-mãe ''mixuruca'', fazendo com que possivelmente os VRMs da placa não estejam suportando de forma adequada, assim, diminuindo o processamento dele.

• Curtir 2
Postado
5 minutos atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

Na minha opinião um I7 9700K não cospe tanto FPS e essa junção com uma H310M me traz memórias bombásticas.

10 minutos atrás, Middoken disse:

@jplopx A RTX 3050 6GB/8GB pelo preço proposto e pelo desempenho dela em relação a certas placas, é uma das maiores vergonhas que a Nvidia já fez.

Pra você ter uma noção, a RTX 3050 tem uma diferença extremamente pequena de uma GTX 1660, e olha que estamos falando de uma placa atual, tal coisa que é incabível de se aceitar ou defender. Como o colega Swalls falou, a RTX 3050 consegue ser pior que a RX6600M, placa na qual é feita para notebook. Se você não está por dentro disso, placas de vídeo de notebook são extremamente capadas e estão muito longe de um dia conseguir chegar a um desenvolvimento considerável sem ter que gastar 10k+ num notebook, e o mesmo se aplica a 4050. A conclusão disso vem principalmente o fato do preço dela, se você pagou menos, ok, deu sorte, mas desculpe pelo termo que vou usar, é algo ''burro'' querer defender uma placa que custa R$1300 e consegue ser pior que uma RX6600M e uma GTX 1660.

Sobre o ponto do seu irmão, se ele estiver usando a mesma placa-mãe que você, foi como o colega @bngomes deu em sua explicação, você está utilizando um processador extremamente forte numa placa-mãe ''mixuruca'', fazendo com que possivelmente os VRMs da placa não estejam suportando de forma adequada, assim, diminuindo o processamento dele.

Vocês tem alguma placa-mãe pra me sugerir? Antes eu usava uma ASUS TUF B360M Plus, só que ela queimou devido a um pico de luz que teve aqui. Não tem tenha alguma coisa a ver, mas eu esqueci de mencionar que eu uso um watercooler da mymax de 120mm.

• Membro VIP
Postado

@jplopx Essa mesmo era uma boa opção, não vale a pena investir muito além de R$ 300 numa plataforma antiga assim, as Z mesmo tendo unlock de várias coisas seria difícil achar por um preço bacana.

Edit: A valorização dos I7 K são algo que você pode usar ao seu favor, utilizando as mesmas memórias DDR4 você pode ir para um Ryzen 5 5000/Core i5 12000 e ganhar 15% amais de performance.

• Curtir 2
Postado

@jplopx Concordo com o @Bruno Mendonça Andrade, com o preço do I7 K, você conseguiria pegar uma plataforma mais atual e suprir grande parte do problema que está tendo, talvez investindo em um Ryzen 5 5600 no qual tem o dobro de L3 Cache que um Ryzen 5 5500, possibilitando uma maior taxa de FPS nos games. E como você já tem um WC, por mais que o 5 5600 não precise nem de um Air Cooler torre, já seria bom para manter uma temperatura mais que aceitável.

• Curtir 2
Postado
3 minutos atrás, Middoken disse:

@jplopx Concordo com o @Bruno Mendonça Andrade, com o preço do I7 K, você conseguiria pegar uma plataforma mais atual e suprir grande parte do problema que está tendo, talvez investindo em um Ryzen 5 5600 no qual tem o dobro de L3 Cache que um Ryzen 5 5500, possibilitando uma maior taxa de FPS nos games. E como você já tem um WC, por mais que o 5 5600 não precise nem de um Air Cooler torre, já seria bom para manter uma temperatura mais que aceitável.

Entendi, mas eu poderia manter essa 3050 com o Ryzen 5 5600? Eu vi que o i7-9700k tá supervalorizado (extremamente caro), enquanto o Ryzen 5 5600 custa em média 700 reais, o i7-9700k custa em média 1500 reais, e pelo que você disse e as comparações que eu vi, o Ryzen 5 5600 é significativamente superior ao i7 9700k. Vocês tem alguma recomendação de placa-mãe que eu poderia comprar pra usar junto com essa config incluindo o Ryzen 5 5600?

• Curtir 1
  • Solução
Postado
40 minutos atrás, jplopx disse:

Entendi, mas eu poderia manter essa 3050 com o Ryzen 5 5600?

pode sim.

40 minutos atrás, jplopx disse:

Eu vi que o i7-9700k tá supervalorizado (extremamente caro), enquanto o Ryzen 5 5600 custa em média 700 reais, o i7-9700k custa em média 1500 reais, e pelo que você disse e as comparações que eu vi, o Ryzen 5 5600 é significativamente superior ao i7 9700k. Vocês tem alguma recomendação de placa-mãe que eu poderia comprar pra usar junto com essa config incluindo o Ryzen 5 5600?

I7 é sempre supervalorizado porque br não tem educação tecnologica (pelo menos 30% dos servidores publicos são analfabetos digitais) e acaba achando que um i7 da 7º geração é superior a um i3 da 14º. Tem uns garoto de cursinho aí que acha que sabe tudo mas não sabe nem que existe a AMD ou I9 da intel, já vi até acharem que xeon é uma empresa.

A positivo é campeã em enganar o povo nesse aspecto.

placa-mãe tem uma ordem de qualidade que a gente recomenda:
ASUS TUF B550 gaming (A mais cara, mas a melhor)
B550m PRO VDH WIFI (o melhor custo beneficio com PCI 4.0)
B450m PRO VDH MAX ou A520m A pro (apesar do PCI 3.0, são ótimas placas e valem o preço)

edit:
inseri wifi sem querer na b450. Retirei o "para Ryzen" que dá a entender que o pci é para ele.

• Curtir 2
Postado

@Swalls Valeu mano, vou usar essas opções que você me deu ai. Vou vender o i7 e comprar um Ryzen 5 5600. Sobre a placa-mãe, eu vou ver se eu consigo pegar essa B550m PRO VDH WIFI. Obrigado pela ajuda, tmj!

• Curtir 2
  • Gabriel Torres alterou o título para PC com Core i7 9700K e GeForce RTX 3050 com FPS baixo em JOGOS

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!