Ir ao conteúdo

MSI B550M PRO-VDH WiFi VS ASUS TUF Gaming B550M-Plus para R7 5700X3D, Qual?

Ir à solução Resolvido por RonaldoXbox,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, amigos. Estou em processo relativamente final de compras para meu novo setup e, nesse sentido, surgiu uma enorme dúvida de qual B550 seria a ideal para meu processador Ryzen 7 5700X3D.

Estou em dúvida entre duas marcas, e três modelos, sendo eles:

MSI B550M PRO-VDH WiFi

ASUS TUF Gaming B550M-Plus

MSI MPG B550 Gaming Plus

Gostaria, se possível, de entender os prós e contras de cada uma, para que consiga tomar uma decisão acertada. Alguns pontos a se observar é que comprei um SSD NVMe PCIE 4.0, então o ideal seria que a placa comportasse essa situação. Outro ponto a se dizer é que meu gabinete é um Redragon Wideload Pro que, por mais que seja um aquário relativamente espaçoso, tem certa dificuldade em comportar placas ATX, ficando bem justo.

Aguardo um retorno e toda ajuda será mais que bem vinda nesse momento!

Postado

A Gaming Plus é placa para entusiasta, então grande parte das pessoas comuns não irão usar metade dos recursos que esta placa oferece, a Pro VDH Wi-Fi já é uma incrível placa e suficiente para você.

Além do 5700X3D, você já possui alguma outra peça em mãos?

21 minutos atrás, JohNLukzz disse:

Alguns pontos a se observar é que comprei um SSD NVMe PCIE 4.0, então o ideal seria que a placa comportasse essa situação.

Qual o modelo dele? Para que seu NVMe funcione na velocidade anunciada é necessário que todo o seu sistema suporte PCIe 4.0, então a placa-mãe, processador e placa de vídeo precisam ser compatíveis com ele senão o SSD será capado.

• Curtir 1
Postado

@RonaldoXbox Quando você diz que a MSI MPG é uma placa com muitos recursos que na mão de pessoas comuns como eu acabarão ficando meio de lado, acha que aquela placa da ASUS já conseguiria cumprir um bom papel? Não gosto muito da Pro VDH Wi-fi porque imagino que não iria usar o Wi-fi que a placa oferece, então vejo como um recurso perdido para o meu caso.

Comprei um SSD Western Digital de 1TB da Aliexpress, WD SN770. Tamanho M.2 2280 PCIe 4.0x4 (não sei se era exatamente isso que você gostaria de saber...)

Postado

Todas são excepcionais, todas suportam seu 5700X3D e também Ryzen 9 5950x, todas possuem pcie 4.0. 

É preciso considerar também o preço. Na Kabum todas elas têm desconto considerável com o cupom PLME5.

A MSI MPG B550 Gaming Plus tem 54 reais de desconto
ASUS TUF Gaming B550M-Plus tem 58 de desconto  (Na Terabyte ela está 879)
MSI B550M PRO-VDH WiFi tem 45 de desconto.

Se o VRM Tier List estiver correto, a ASUS é a melhor delas em questão de VRM LINK 
A MSI B550M PRO-VDH WIFI não tem ainda seu teste concluído nessa tabela, mas Guiga Games fez um review dela LINK e Peperaio Hardware também LINK
No teste de Peperaio ela suportou um Ryzen 9 5950x no Blender. Mas quando ele ativou o PBO ainda no Blender, a placa apresentou thermal throttling.

• Curtir 1
Postado

@Crixus Champion Dei uma olhada geral em tudo que você disse. Aliás, parabéns e muito obrigado pela excelente resposta, principalmente com os respectivos valores de desconto baseados na aplicação do cupom, ajudou muito a ter uma base da diferença de valores entre elas.

No mais, acabei vendo um vídeo comparativo de um canal que colocou tanto a ASUS TUF quanto a MSI MPG em full stress no R7 5700X3D e, pelo que notei, a temperatura do VRM da ASUS TUF foi de 63 graus, enquanto da MSI MPG de 54 graus. Não sei quão confiáveis são esses testes, mas, se estiver correto, a MSI MPG seria uma escolha viável, principalmente pelo preço que sairia (algo em torno de 880 a vista com o cupom de desconto), mesmo que acabe não usando todos os vários recursos que a placa pode oferecer. Qual sua opinião sobre?

• Solução
Postado
6 horas atrás, JohNLukzz disse:

, a MSI MPG seria uma escolha viável, principalmente pelo preço que sairia (algo em torno de 880 a vista com o cupom de desconto)

Mesmo que seja uma placa overkill, se estiver mesmo nesta faixa de preço vale bastante a pena, já que placas "inferiores" a ela custam um valor próximo atualmente.

Não gosto muito da Pro VDH Wi-fi porque imagino que não iria usar o Wi-fi que a placa oferece, então vejo como um recurso perdido para o meu caso.

É que esta placa não deve ser escolhida se baseando nesses recursos e sim seus VRMs completos, sua ótima qualidade de construção e não ser uma placa mentirosa (me refiro a B550 Aorus "elite), além da MSI ter ótima procedência no mercado e por isso oferece 3 anos de garantia nas placas mãe deles, coisa que marca alguma além dela oferece.

em full stress no R7 5700X3D

e, pelo que notei, a temperatura do VRM da ASUS TUF foi de 63 graus, enquanto da MSI MPG de 54 graus.

Para usar este processador até uma placa-mãe de 400 reais já dá conta dele sem problemas, e quanto esta diferença se o preço delas estiver similar compre a mais barata, já que abaixo dos 75 graus é considerado uma temperatura saudável para a placa lidar com o processador, então essa diferença aí você nem vai notar no dia a dia, tanto 60 quanto 50 graus é bastante "frio" para um processador assim.

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, JohNLukzz disse:

@Crixus Champion Dei uma olhada geral em tudo que você disse. Aliás, parabéns e muito obrigado pela excelente resposta, principalmente com os respectivos valores de desconto baseados na aplicação do cupom, ajudou muito a ter uma base da diferença de valores entre elas.

No mais, acabei vendo um vídeo comparativo de um canal que colocou tanto a ASUS TUF quanto a MSI MPG em full stress no R7 5700X3D e, pelo que notei, a temperatura do VRM da ASUS TUF foi de 63 graus, enquanto da MSI MPG de 54 graus. Não sei quão confiáveis são esses testes, mas, se estiver correto, a MSI MPG seria uma escolha viável, principalmente pelo preço que sairia (algo em torno de 880 a vista com o cupom de desconto), mesmo que acabe não usando todos os vários recursos que a placa pode oferecer. Qual sua opinião sobre?

A princípio eu tinha o pensamento de que a MSI MPG possuía o melhor vrm entre os modelos cogitados, mas aí vi a tabela do vrm tier list, e lá a ASUS TUF está na frente.

Qualquer uma delas é excepcional, placas que suportam 5950x, placas completas. Eu gosto do valor de 741 da MSI B550M PRO-VDH WIFI, que é 142,49 mais barato do que a MSI MPG, ambas com cupom. Eu iria na mais barata, pois me dá um certo toc ver que os preços das B650 AM5 não estão muito distantes. 

Se você gostou da MSI MPG e acha que 142,49 é insignificante, vá nela. Ela é ATX, e no início você estava recoso com tamanhos ATX.

• Curtir 2
Postado

@Crixus Champion Fiquei muito seduzido pela MSI MPG, principalmente pensando em futuros upgrades. Imagino que, nesse sentido e pensando nesse meu setup atual que irei montar, seria a mais viável para se investir agora. Você acha que o gabinete da redragon wideload pro é capaz de comportar bem uma placa ATX? Procurei vídeos sobre para averiguar mais essa questão porém não consegui confirmar nada..

Postado
6 minutos atrás, JohNLukzz disse:

@Crixus Champion Fiquei muito seduzido pela MSI MPG, principalmente pensando em futuros upgrades. Imagino que, nesse sentido e pensando nesse meu setup atual que irei montar, seria a mais viável para se investir agora. Você acha que o gabinete da redragon wideload pro é capaz de comportar bem uma placa ATX? Procurei vídeos sobre para averiguar mais essa questão porém não consegui confirmar nada..

Em relação a futuros upgrades, os melhores processadores para jogos da plataforma AM4 são Ryzen 7 5800x3D e Ryzen 7 5700x3D.

Os Ryzen 9 5950x e 5900x apresentam o mesmo desempenho de um Ryzen 5 5600x em jogos, veja o teste do TechSpot com diferentes Placas de Vídeo e jogos, testando 5600x, 5800x, 5900x e 5950x LINK
O Ryzen 7 5800x3D não vale o preço cobrado, pois a plataforma AM5 já está em campo desde o final de 2022. O 5800X3D custa o preço de um kit AM5 composto por Ryzen 5 7600 e placa-mãe decente.

O futuro é AM5 se estiver pensando em mais fps em jogos, porém para se obter os fps que a plataforma proporciona é preciso ter uma Placa de Vídeo high end e um processador AM5 com 3D V-Cache. 

Nunca vi o Gabinete pessoalmente, mas a Redragon informa que ele suporta placas mãe ATX, Micro-ATX e Mini-ITX.

O canal Ton Fontes usa um gabinete desse junto com uma placa-mãe ATX, e ele disse que achou difícil para montar. Não sei dizer se foi falta de habilidade dele ou se é ruim mesmo.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...