Ir ao conteúdo

Qual a melhor placa de vídeo até R$ 3.000,00 para jogar em Full HD (1080p)?

Ir à solução Resolvido por Green Giant,

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Gostaria de debater sobre qual a melhor placa de vídeo para conseguir desempenho máximo jogando em Full HD. Meu monitor suporta apenas 1080p, então será essa resolução que jogarei por alguns bons anos. Aguardo sugestões!

Ouvi falar que as placas de vídeo da AMD não são ideais por conta de problemas com drives e algumas dores de cabeça que acabam sendo evitáveis com placas de vídeo da NVIDIA.]

Minha ideia inicial era a 4060 TI, mas me disseram que não rodaria no ultra jogos como Alan Wake 2 e Starfield, então vim aqui confirmar isso e receber ideias/valores.

Meu investimento limite para a placa pode ser de 3k, mas minha ideia era investir 2.5k nela. (Entretanto, se precisar subir mais para rodar, literalmente, todos os jogos em ultra FHD com 60 fps+, estou disposto)

Postado

@JohNLukzz Quando você cita "jogar no ultra" isso inclui com ray tracing e path tracing?

E detalhe importante, não é apenas uma placa de vídeo que irá fazer você jogar no ultra todos os jogos que você deseja.
É necessário um setup equilibrado, CPU+GPU+RAM+SSD e etc.

Postado
16 minutos atrás, JohNLukzz disse:

Ouvi falar que as placas de vídeo da AMD não são ideais por conta de problemas com drives e algumas dores de cabeça que acabam sendo evitáveis com placas de vídeo da NVIDIA.

Falso, a única diferença é que ao achar o driver ideal, você deve parar a atualização automática.

FHD 1080p com 150+ fps você consegue a partir das rx 6600 (ou RTX 2060 SUPER), mas nunca 3050 ou 4050.

agora com todas as tecnologias e tudo no talo, tem que ser a partir da rx 6650XT ou RTX 4070 (rx 6600 XT também aguenta, mas acredito que não tem mas ela no mercado).

Postado

@TECH FANATIC Sendo bem sincero, tenho vontade sim de jogar com gráficos altos e ray tracing ativo pois nunca experimentei essa tecnologia antes, e acredito que dê uma diferença bacana no visual. Pensando nisso e já te passando algumas informações:

CPU: Ryzen 7 5700X3D

RAM: 2X16 3200Mhz CL16

SSD: WD Black 1TB, com mais ou menos 5000 de leitura e gravação.

@Swalls Sou muito leigo em coisas da AMD, então acabo apenas aceitando o que me passam e não entrando tão a fundo para debater.

A título de análise, meus componentes são:

CPU: Ryzen 7 5700X3D

RAM: 2X16 3200Mhz CL16

SSD: WD Black 1TB, com mais ou menos 5000 de leitura e gravação.

Teria que ser uma placa para casar bem com eles, levando ainda em conta a ideia de que jogarei apenas em Full HD, pois é tudo que meu monitor pode entregar até onde eu sei.

Gostaria tambem de jogar com Ray Tracing ativo, então não sei até que ponto uma 4060 TI conseguiria suprir bem esse papel de ultra em full HD com RT ativo e 60 fps+

Postado

@TECH FANATIC Você acredita que uma 4070 sem ser o modelo Super já conseguiria suprir tranquilamente essa questão de ray tracing + ultra em qualquer jogo atual e que será lançado com fps alto no Full HD?

Postado

@JohNLukzz Cara, isso é bem relativo. Depende não só do seu setup e suas escolhas nas configurações, e sim também das otimizações dos games, que ultimamente estão bem podres.

Se você quiser colocar tudo no ultra + ray tracing no ultra ai realmente fica complicado.
Nem sempre tudo no talo é a melhor opção para um game ficar bonito. Basta ver os vídeos de otimização do canal Hardware Unboxed.

Vale citar que, se seu monitor não passa de 1080p 60hz, ter mais que 60 FPS (estável) não vai mudar absolutamente nada.

• Curtir 2
Postado

@TECH FANATIC Então, meu monitor é um LG UltraGear 144hz, mas de forma alguma buscaria essa estabilidade de 144 fps nos games porque teria que investir demais na placa de vídeo, imagino que  a depender do game nem a 4070 Super conseguiria entregar tudo isso pensando no que busco de gráficos e tecnologias.

Vou dar uma olhada nesse canal que me passou e pensar na melhor opção. Acho que uma 4070 Super seria viável se fosse possível pegar ela parcelada por algo em torno de 3.5k ou um pouco mais, porém, pelo que acompanho, sendo parcelada vai pra quase 5k, o que torna extremamente inviável para mim.

• Solução
Postado

@JohNLukzz Tem a opção de você pesquisar vídeos nesse modelo aqui. Acho bem interessante esse tipo de vídeo para você ter uma base sobre o que esperar da combinação da placa de vídeo e seu setup. Recomendo também entrar no grupo de telegram do peperaio hardware, ele posta diversas promoções com cupons de desconto e etc.
Espero ter ajudado de alguma forma, abraço!

• Curtir 1
Postado

@TECH FANATIC Farei ambos, muito obrigado por toda a ajuda! Estou cogitando pegar uma 4070 ou uma RX 7800XT, algo nesse sentido. Porém preciso ver até que ponto meu setup novo será compatível e não vai apresentar gargalos. Obrigado, mais uma vez!

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Qual a melhor placa de vídeo até R$ 3.000,00 para jogar em Full HD (1080p)?
Postado
4 horas atrás, JohNLukzz disse:

@TECH FANATIC CPU: Ryzen 7 5700X3D 

O 5700x3d aguenta uma frequência de ram bem superior (é o melhor processador high end que vale a pena para o socket AM4, dps dele só AM5), então não compre uma ram 3200, aproveite e compre uma 3600 cl16 para n ter que ficar gastando com upgrade no futuro.

Se escolher uma boa placa-mãe você consegue, muito no futuro quando as coisas estiverem exigindo mais que isso, fazer overclock na ram sem problemas para 4000mhz.

Postado

@Swalls Minha placa-mãe já foi comprada, é uma MSI MPG B550 Gaming Plus. Espero que sirva. Tinha cogitado memórias ram de 3200Mhz pois li que pode ser que não funcionem no Ryzen, uma vez que a AMD diz suportar até 3000Mhz, algo nesse sentido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...