Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, estou relativamente satisfeito com o meu desktop no momento, mas gostaria de saber para onde devo mirar. Eu basicamente jogo games da década passada com mods, emuladores e simuladores de corrida. A ideia é futuramente inclusive rodar os simuladores em 3 telas, mas 3 em QHD é um tanto distante por conta do custo dos monitores, então pensando em FHD, além de uma boa máquina para trabalho e IA, gostaria de dar uma melhorada, mas não sei por onde começar.

Minha placa-mãe é muito ruim, então acho que para fazer um upgrade para sei lá, um 5700x3D, eu teria que trocar a placa-mãe, e se for isso, talvez compense partir logo para um AM5, mas ai o custo é bem maior (DDR5, etc).

Placa de Vídeo, que foi o que eu pensei em trocar agora, tenho medo de gargalar com o processador, além de que, qual seria uma placa bom custo/benefício pensando em longevidade? Uma 4060 TI 16gb? RX 7700xt? Partir logo para uma 4070 Super?

Meu atual setup é:

• Gabinete Montech Mesh x3 (+upgrade duas fans Rise Mode 120mm, totalizando 5 120mm + 3 140mm frontais)
  • Placa-mãe ASUS Prime B450m Gaming-BR (+ upgrade dissipadores VRM)
  • AMD R7 3700X
  • Cooler Wraith Prism
  • Memória Juhor (Aliexpress) 16+16gb 3600MHz (tenho aqui +2 pentes 8+8gb da Ballistx e Team Group, mas preciso de 32gb por conta do trabalho)
  • SSD Adata Falcon 1TB Leitura 3100 MB/s e Gravações 1500 MB/s
  • GPU Gigabyte Dual Fan RTX 2060 6gb
  • Placa WiFi 7 + Bluetooth 5.4 Fenvi
  • Fonte MSI MAG A650BN, 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

E ai, o que acham? Vou pra onde?

Postado

tudo está bom, melhor que isso seria AM5 ou, no maximo, uma placa de vídeo melhor + NVMe.

Seria trocar a b450 pela msi b550m pro vdh wifi (ou ASUS tuf b550 gaming)

um SSD NVMe M.2

RX 6750XT (OU RTX 4070 se tiver dinheiro)

Postado

Eu estava vendo, pegando um R5 7600x (AM5) + Motherboard + Memórias eu iria gastar uns 800 reais a mais do que fazendo upgrades na AM4 (Motherboard nova + 5700x3D), acho que compensa no meu caso ir direto para a AM5, já que minha placa-mãe é ruim (ou arriscar nela mesmo o 5700x3D, que tenho quase certeza não ser uma boa ideia). Eu esqueci de mencionar, o meu SSD ja é NVMe.

Agora assim... no curto prazo, uma GPU melhor ou o upgrade para a AM5? Nas minhas necessidades não sei qual das duas opções me daria mais performance... o upgrade de CPU seria mais "barato", mas uma nova GPU não me daria mais performance, mesmo mantendo por agora meu setup AM4 atual? Caso escolher o upgrade de GPU antes, para o que eu uso (simulador simracing 3 telas FHD com FPS o mais alto possível e aplicações de AI), a mais barata conseguiria empurrar?

AM5 - por volta de R$ 2800,00, ex.:

• Processador Ryzen 5 7600X 4.7 GHz 6-Core
  • placa-mãe MSI PRO B650M-P Micro ATX AM5
  • Memória (2x) Kingston Fury Beast (Preto) 16 GB DDR5-6000 

ou

GPU:

• Radeon RX 6750 XT 12GB por volta de R$ 2300,00
  • Radeon RX 7700 XT 12GB por volta de R$ 2900,00
  • GeForce RTX 4060TI 16GB por volta de R$ 3200,00 
  • GeForce RTX 4070 12GB por volta de R$ 3800,00
  • GeForce RTX 4070 Super 12GB por volta de R$ 4000,00

Postado

então vá direto para o AM5, não coloque o 5700x3d nessa placa-mãe.

no curto prazo a placa de vídeo melhor vai te apresentar melhores significativas (mas lembrando que é no curto prazo)

no caso é melhor uma dessas 2, porque você já tem uma, então não faz sentido gastar tanto por algo 30% melhor, tem que ser muito melhor.

Radeon RX 6750 XT 12GB por volta de R$ 2300,00

GeForce RTX 4070 12GB por volta de R$ 3800,00

a 7700xt ganha em tecnologias, mas tem desempenho inferior à 6750xt

Só n sei se sua fonte aguenta ela. @RonaldoXbox, o que acha?

• Curtir 1
Postado

É uma fonte decente, só não arriscaria placas com consumo maior de 250w nela, ainda mais porquê um modelo melhor nem é tão caro.

Olha, ao meu ver acredito que seja melhor manter AM4, você já têm as memórias e bastaria trocar placa-mãe e processador.

Você possui alguma ideia do quanto poderá investir neste upgrade?

Eu chuto que só de monitor você irá gastar no mínimo 2K reais, talvez menos se estiverem em promoção.

E se importa de vender peças do seu PC?

Postado

@RonaldoXbox apesar de ter experiências ruins em vendas pela internet, não me importo não.

Sobre investir, depende, na real não tenho um orçamento fechado para isso, além do mais, será um movimento que eu pretendo fazer daqui uns 2 meses. O upgrade para um 5700x3D + Motherboard eu iria gastar uns 2k e pouco. A AM5 eu iria gastar perto de 3k. O que me deixa confuso é se não vale a pena partir logo para a AM5, já que em questão de performance o 5700x3D não dá um ***** tão grande no 7600x por exemplo, eu acho rs.

Eu entendo que o orçamento é o mais importante, mas eu estou procurando o melhor custo-benefício de qual upgrade fazer. Se o custo/benefício de uma 4070 Super for melhor do que de uma 6750 XT, mesmo sendo mais cara, dá-se um jeito, por exemplo. O que eu estou tentando definir é: Vale a pena focar em um upgrade de GPU ou CPU + Motherboard? Qual dos dois ups iriam me dar mais performance levando em conta meu setup atual (3700x + RTX 2060). Definido isso, qual das opções, tanto de CPU ou de GPU, é a melhor escolha (qual GPU, ou em CPU AM4 vs AM5).

Sobre os monitores, eu preciso agregar mais 2 de 27 pol., então acho que iria gastar por volta disso mesmo, 2k.

• Solução
Postado
3 minutos atrás, blackdogg disse:

@RonaldoXbox apesar de ter experiências ruins em vendas pela internet, não me importo não.

Sobre investir, depende, na real não tenho um orçamento fechado para isso, além do mais, será um movimento que eu pretendo fazer daqui uns 2 meses. 

Recomendo você continuar juntando e voltar aqui (ou criar outro tópico) daqui 2 meses, o mercado está flutuando muito com nosso gov taxando tudo, o que valia antes pode não valer mais e pode ter algo muito melhor no mesmo preço.

• Curtir 1
Postado
32 minutos atrás, Swalls disse:

no caso é melhor uma dessas 2, porque você já tem uma, então não faz sentido gastar tanto por algo 30% melhor, tem que ser muito melhor.

Radeon RX 6750 XT 12GB por volta de R$ 2300,00

GeForce RTX 4070 12GB por volta de R$ 3800,00

@Swalls você acha que pro meu uso, o custo/benefício de uma RX 6750 é melhor do que a 4060TI 16GB? Se sim, e ela atender o que eu preciso, top porque ela é a mais barata, só está difícil de achar pelo que eu pesquisei 😃 

Agora se a 4070 (acho que iria na Super nesse caso pela pouca diferença entre ambas), ganha por uma margem tão grande assim, tanto em relação ao que eu tenho hoje (2060) quanto em relação as outras opções, é um ponto a se analisar também... só tenho receio de não conseguir extrair tudo dela com meu setup atual, caso a gente escolha pelo up de GPU em vez da CPU + Motherboard.

Postado
4 minutos atrás, blackdogg disse:

@Swalls você acha que pro meu uso, o custo/benefício de uma RX 6750 é melhor do que a 4060TI 16GB? Se sim, e ela atender o que eu preciso, top porque ela é a mais barata, só está difícil de achar pelo que eu pesquisei 😃 

Não é melhor, as duas tem desempenho praticamente igual, mas.. veja o preço da 4060 ti super de16gb, é muito caro kkk.

Postado

Só dando um feedback aqui, eu dei uma pesquisada e tomei a decisão de trocar somente a CPU por agora, mantendo a minha placa-mãe. Já tenho um upgrade nela, inseri dissipadores nos VRMs, que é o calcanhar de aquiles dessa B450 da ASUS, e vi que a placa tem suporte para o 5700x3D. Nos games que eu jogo, o ganho vai ser mais visível na CPU pelas minhas pesquisas, por conta de cálculos das físicas dos simuladores, então é um up "barato" em comparação ao que eu estava imaginando ser em relação ao ganho.

Consigo assim adiantar bastante o processo da troca da GPU por uma RX 6750 XT (46.8% mais forte que a minha 2060 de acordo com o site Technical City) ou mesmo se o orçamento permitir, mas ai pensando futuramente em QHD e também as aplicações de AI que eu brinco por aqui, uma 4070 Super (112% mais forte que a minha atual) ou mesmo aguardar as novas gerações, além de que talvez eu consiga investir por agora nos 2 monitores 27″ FHD que faltam para o meu setup de simracing, só não sei se minha 2060 vai rodar ou é melhor eu pegar a GPU antes.

Obrigado pela ajuda @Swalls e @RonaldoXbox 👊👊👊

Postado

Depende para o quê quer que o upgrade faça maior diferença, se quer 3 monitores é necessário troca da placa de vídeo, se têm interesse em melhorar desempenho no trabalho (o que exatamente seria?) a troca do processador será mais benéfica.

Você chegou a mencionar se vai jogar?

1 hora atrás, blackdogg disse:

46.8% mais forte que a minha 2060 de acordo com o site Technical City)

Dica: Sites como este são imprecisos e não devem ser confiados, em vez disso veja reviews técnicos de lugares como TechPowerUP, Anand Tech e Tom's Hardware.

Se quer comparar diretamente o desempenho da peça que deseja contra a peça que têm procure estas reviews ou vídeos no YouTube, ambas as opções mostram realmente a diferença entre cada peça de forma mais próxima da realidade.

Postado
1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

Depende para o quê quer que o upgrade faça maior diferença, se quer 3 monitores é necessário troca da placa de vídeo, se têm interesse em melhorar desempenho no trabalho (o que exatamente seria?) a troca do processador será mais benéfica.

Você chegou a mencionar se vai jogar?

@RonaldoXbox eu utilizo o PC tanto para trabalho quanto jogos. No meu trabalho, a configuração atual atende, eu só brinco por agora com AI, com aplicações rodando na minha própria máquina, e elas pedem bastante da GPU, mas estou aprendendo ainda, não seria para utilização profissional por hora.

Em questão de jogos, sim eu jogo, mas não lançamentos, basicamente emuladores ou jogos mais antigos que minha 2060 roda perfeitamente. Aqui minha preocupação em ter performance é quanto aos games de simulação de corrida (simracing, ou automobilismo virtual), esses quais eu jogo competitivamente. Nesses games, processador faz uma grande diferença por conta do cálculo da física dos carros, e podemos chegar a 60 carros em uma corrida... ao menos foi o que eu li nos reddit gringos sobre o assunto.

Atualmente tenho uma tela ultrawide de 29'' 75hz somente para esses jogos, e trabalho com uma tela de 27''. A ideia é trabalhar com a ultrawide e utilizar no cockpit 3 telas de 27'' FHD futuramente, por isso disse de adquirir mais 2 de 144hz (tenho uma ASUS 144hz aqui já) e complementar o triple screen dedicado somente a isso, mas provavelmente antes de eu fazer isso, trocaria a minha GPU, por não saber se com a 2060 eu alcançaria uma alta taxa de FPS com 3 monitores com pelo menos os gráficos no médio.

1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

Dica: Sites como este são imprecisos e não devem ser confiados, em vez disso veja reviews técnicos de lugares como TechPowerUP, Anand Tech e Tom's Hardware.

Se quer comparar diretamente o desempenho da peça que deseja contra a peça que têm procure estas reviews ou vídeos no YouTube, ambas as opções mostram realmente a diferença entre cada peça de forma mais próxima da realidade.

Obrigado pela dica, faz sentido! Olhei aqui alguns reviews e comparações e realmente a diferença não fica muito distante daqueles números citados

Postado
15 horas atrás, blackdogg disse:

Aqui minha preocupação em ter performance é quanto aos games de simulação de corrida (simracing, ou automobilismo virtual), esses quais eu jogo competitivamente. Nesses games, processador faz uma grande diferença por conta do cálculo da física dos carros, e podemos chegar a 60 carros em uma corrida... ao menos foi o que eu li nos reddit gringos sobre o assunto

Faz sentido, também curto este gênero de jogo, mas placa de vídeo também é muito utilizada já que os gráficos (na grande maioria dos games de corrida) costumam ser complexos, e exigem muito poder bruto de processamento gráfico.

Em relação aos monitores, a 2060 têm poder de fogo similar ao da 3050, que sofre ao rodar qualquer jogo moderno 60 FPS no médio, acredito que ao ligar mais de um monitor ela provavelmente exploda kkkkk.

Acredito que com este upgrade você deva visar um equilíbrio entre as duas peças, uma boa placa e um bom processador, já que ambos serão muito necessários para seu uso.

Postado

Concuíndo então, o melhor up aqui pelo visto é pegar um Ryzen 5700x3D + RX 6750 XT. Espero que o meu cooler da AMD aguente e a placa-mãe não exploda os VRMs 🤣

Um upgrade de uns R$ 3600,00, me parece ser o melhor investimento no momento mesmo. Vou começar a ficar de olhos nas promoções!

Postado

Eu trocaria a placa-mãe, não gostaria de arriscar dores de cabeça com perda de desempenho pelo VRM incrível de sua placa, e um cooler novo será necessário.

Minha recomendação para ambas as peças:

B550M-A - R$ 670 (ontem estava por 600)

DeepCool AG400 - R$ 130

Vai dar uma dentada maior no valor que pretende gastar, mas acredito que se vender sua placa de vídeo + placa-mãe + processador conseguirá uma folga maior.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!