Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, 

Tudo bem com vocês?

Estou num dilema difícil aqui.

Pelo que andei atualizando-me, para "preparação" (sem fim) do meu upgrade, (porque terá que durar pelo menos 8 anos - e o meu já vai para 10...)

Meu atual rig é:

FX-8320E (4 cores 8 threads "propagandeado como 8 cores fake")...

16 GB DDR3 1333 MHz

RX 550

Gigabyte GA-990XA-UD3
OCZ StealthXStream 400W de 2009!

Esse monstro montei em 2015 e só agora dá sinais de cansaço...

Os SSDs não estão dando conta.

Pensei em mudar para a plataforma Intel depois de ouvir alguns burburinhos sobre os Ryzen.

Um dos vídeos que me incomodaram bastante foi o do MW Hardware foi este. Minha dúvida é se ele fez algo errado, ou se realmente o que ele diz, da especulação sobre a carcaça de metal da CPU, poderia ser verdadeiro... Outro vídeo que me perturbou foi o este - embora o YouTuber tenha um vídeo de opinião própria (sem demonstrações científicas)... ele é "convalidado" por estes montadores que alegam realmente observarem problemas em vários Ryzen, e um problema específico com o Core i9.

No entanto, como já disse aqui... é complicado levar em consideração o que se fala na Internet sem testes, ainda mais em se tratando do pessoal que compra a CPU e faz overclock e leva tudo no limite, o que não é o meu caso.

Pelas minhas investigações o i5-14600K é uma CPU melhor que Ryzen 9 5900X, mas o que me deixou bobo foi o TDP dele. Deve esquentar como um demônio. Porém, há as vantagens de DDR5 e PCI 5.0. Mas será que isso seria visível a olho nu, sendo que nem jogo games? O meu uso do computador é produção de material didático e vídeos. Nesta parte de vídeo é que a coisa realmente precisa melhorar. Será que um rig AM4 não seria mais estável do que as últimas novidades? O soquete LGA não é a minha preferência, pois eu prefiro perder o processador do que a placa-mãe num acidente com os pinos. Ou vocês acham que dá pra sair de um FX e ir para um Ryzen modesto com 8 cores e 16 threads... ou até mesmo 6 x 12?

E aí, o que vocês acham? Ambas as CPUs vão ser um estrondo no bolso, mas o problema não é o preço e sim, o retorno deste gasto... se vou usar tudo isso.

É Intel na veia? É mais estabilidade mesmo?

Ou a paixão pelo Red Team não deve morrer... Só uso AMD desde os tempos do Duron.

Sinceramente nunca tive problema com AMD.

Abraços.

• Pedroou alterou o título para Recomendação entre Ryzen 9 5900X e Core i5-14600KF ou outra opção
  • 3 semanas depois...
Postado

Obrigado pelas recomendações.

Ainda estou tendendo ao Ryzen 9 5900X. O preço está abaixando devagar. Esses dias na "K", o i5 em questão deu uma queda de preço fenomenal, de ~2.200, abaixou para ~1.700. Sou realmente fã das CPUs PGA. Eu não sei o que cismei com o LGA... Nesse rig novo não quero começar nada com menos do que 12 cores. Acho que será um dos últimos grandes da plataforma AM4. AM5 as memórias estão todas o dobro do preço, placas também.

Postado

Pois é, você disse q n se importa com rames, então você usa pra trabalho né, no caso eu veria o desempenho do 5900x nos programas q você usa e o do i5 é decidiria a partir daí, procure saber também quanto cada um esquenta, pode ser q o valor q você vai gastar em watercooler faça diferença no orçamento de um pra outro.

Procure pegar pelo menos 2x16gb de ram para ter longevidade, quanto a placa de Vídeo você tem que ver legal, porque as  nvidias realmente  são em sua maioria melhores que as placas amd para programas de trabalho.

Postado

Intel 13ª, 14ª gerações consome e esquentam horrores, o "bugado"*  i9-14900K chega fácil nos 300 Watts, e 99 graus é temperatura  "normal". 

* Novela longa, supostamente degradação dos CPUs por consumo excessivo causado pela combinação de especificações vagas da Intel, ganância dos fabricantes de placa-mãe, erro o código do CPU... que ainda não tem explicação e solução definitivos - só paliativos reduzindo a performance do CPU, ou seja o cara pagou horrores num i9 e tem que usar com um performance de i7. Os afetados seriam i9 e i7 da 13ª e 14ª geração.

Os AM5 da AMD também esquentam muito, embora consumam menos. Este soquete foi prejudicado pela decisão ´da AMD - dúbia;  de manter compatibilidade com cooler para CPU AM4, o que tornou o IHS dos AM5 mais espesso, o que aliado ao fato que os  CCD's  ficam deslocados do centro do Die em certos modelos deixou a refrigeração destes complicada, ex. 7700X. Mas com um WC 360mm de boa marca, ex. DeepCool LT720mm não terá maiores problemas.

O melhor Intel, considerando a relação custo/performance é o i5-14600KF ou i5-13600KF - embora esse não tenha vantagem de preço. Mas com a Intel lançado uma nova geração com um  novo soquete - LGA1851; no final deste ano não é boa ideia investir no "finado" LGA1700 a não ser em casos muito específicos, ex. PC para trabalho profissional otimizando o orçamento.

Mas como voce quer "PC para 10 anos", não tem sentido comprar nem AM4 nem LGA1700.

Pensando no longo prazo a compra racional hoje é um kit AM5, a diferença de custo para o AM4 já não é muito expressiva. comece com um CPU básico, tipo Ryzen 7600 e depois de alguns anos - se valer a pena; substitua por um mais atual.

Postado

@1lokos mas ele mesmo disse que n pretende fazer upgrade(falou de 10 anos), só acho válido pegar am5 se for pra topo de linha, tem 1  boa diferença no valor das placas-mãe e ram, acho q o DDR4 suprirá ele bem, quando n der mais conta troca tudo pro que tiver de mais atual, n sei o orçamento do rapaz, mas se ele falou em i5 ou 5900x parece q ele tem 1 teto ainda

Postado

Olá pessoal,

Obrigado pelos novos posts.

Sim, games eu não jogo. Só uso o PC para trabalho e mídia. Jogo, zero. Já joguei muito nos meus 20 e poucos anos, mas depois de terminar o Deus Ex, Allied Assault, e RTCW (abri o baú), o que se seguiu foi motion sickness de ponta a ponta, e acabou com a minha graça definitiva de jogar, os FIFAs perderam a graça e é isso aí... prioridades mudam, e depois dos 30, minha prioridade passou a ser coisas da natureza... (risos). Mas assim, é basicamente isso... esse que montei em 2015 ainda é um monstro, dá até dó de desfazer dele, mas pra processar no Filmora, está chato... Packet Tracer que uso muito, também tá muito lento, sem falar EVE-NG e outros. O PC ainda está mais rápido no Linux, por ter menos footprint no hardware, mas no Windows 10/11 pode esquecer.

Gostei muito do post do @1lokos, meteu bala mesmo, é bem por aí.

Se está saindo um socket novo para o fim do ano, uma estratégia boa seria começar a comprar alguns periféricos agora, e no final do ano ver a CPU + placa + RAM.

Meu orçamento para fazer esta máquina é em torno de 10k. Como será tudo novo, e cada peça é em torno de 800~1,5K, chegará perto disso. Seria o custo de um notebook bom, intermediário, tipo Thinkpad - que é "a próxima coisa" que eu compraria depois de montar esse desktop. Mas, sou do time que não jogo dinheiro fora e nem gosto de ostentar com PC, então o cálculo nesse gasto tem que ser bem moderado... exemplo: não tem porque eu pegar uma RTX high-end se eu nem jogo, nem porque pegar um Threadripper se a coisa toda mudar em 2 anos e nova tecnologia se estabelecer. NVIDIA eu vou concordar mesmo que está melhor no pedaço apesar do suporte horrível no Linux...

Outra coisa que eu busco na placa-mãe é o AMP-UP, encontrado na Gigabyte... alguns modelos apenas, pois gosto desse recurso; dispensa placa de som e dá pra trocar o amplificador de áudio. Então, vocês podem notar que vai afunilando cada vez mais as opções. Recomendação de placas de som, com bom amplificador e bom SNR são bem-vindas.

Obrigado. 

Postado

Pois é meu amigo, eu diria pra você esperar se n é tão urgente, até novembro no Max sai nova linha de gpu nvidia, nova linha intel, e mais processadores am5. Daí você vê que é melhor pra você, computador é algo pessoal, como você disse tem que ir afunilando as opções dentro do seu orçamento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...