Ir ao conteúdo

Posso reaproveitar minha fonte EVGA 400W N1 nesse upgrade? Ryzen 7 5700G

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Tenho uma fonte EVGA 400w, sei que não é uma corsair da vida, mas também não é uma fobte genérica qualquer, e queria aproveitar ela nessa configuração:

Ryzen 7 5700g; Cooler ag620; Placa ASRock b450 PRO4; 2×16 GB RAM 3200MHz; Gabinete com 6 ventoinhas de ventilação

Medi o consumo de watts dessa configuração, e dá cerca de 250w, é apesar da falta de informação essa fonte aparenta ter 75% de eficiência energética. Posso usar despreocupado?

• Batata Defumada alterou o título para Posso reaproveitar minha fonte EVGA 400W nesse upgrade? Ryzen 7 5700G
  • Moderador
Postado

@Gian X3D Seja bem-vindo ao nosso Fórum!

Você poderia estar informando o modelo específico dessa fonte da EVGA, por gentileza?

Eu estou supondo que seja uma EVGA 400 N1, que é uma péssima fonte. Mesmo essa configuração não possuindo placa de vídeo dedicada, eu não vejo motivo para não pegar uma fonte nova, ainda que simples, para se ter mais segurança. Um exemplo seria a Mancer Thunder 400W 80 Plus Bronze. Se estiver disposto a gastar um pouco mais, pode estar adquirindo a Gamdias Cyclops M1-550B 80 Plus Bronze, a qual já deixaria essa máquina inclusive devidamente preparada para receber uma eventual placa de vídeo dedicada.

Uma dúvida, qual seria o objetivo desse PC?

Postado

Sim, é uma EVGA 400 N1, comprei ela para um i3 3320 sem GPU dedicada e queria aproveitar na nova plataforma pois tem pouco acréscimo no TDP. Eu utilizaria o PC para jogos, mas não pretendo fazer overclock (a não ser o XMP), e talvez fazer renderização.

No orçamento que fiz considerei pegar uma corsair CX 750w, que me permitiria utiliza-la mesmo com GPU dedicada por muito tempo, mas se eu pudesse não compra-lá agora iria melhorar outros conponentes.

• Moderador
  • Solução
Postado
29 minutos atrás, Gian X3D disse:

queria aproveitar na nova plataforma pois tem pouco acréscimo no TDP

De fato, o problema dela não é a potência, eu diria que é mais na confiabilidade mesmo. Fica a seu critério.

No orçamento que fiz considerei pegar uma corsair CX 750w

O problema das fontes da Corsair no Brasil é o preço (além claro das VS e CV que ainda encontramos por aí). Eu não acredito que você vá conseguir encontrar uma boa fonte da Corsair que não esteja superfaturada.

Se você estiver disposto a investir consideravelmente na fonte, eu te recomendaria as seguintes:

XPG Core Reactor 650W 80 Plus Gold Modular ou Super Frame Leadex III ARGB 750W 80 Plus Gold. Ambas bem superiores à CX 750.

Eu utilizaria o PC para jogos, mas não pretendo fazer overclock (a não ser o XMP), e talvez fazer renderização.

Eu perguntei até por causa do Cooler, que você mencionou o AG620. Acho ele um tanto quanto overkill se você não vai fazer overclock, de forma que você poderia economizar pegando o mais simples, mas ainda muito competente, DeepCool AG400.

• Curtir 1
  • Batata Defumada alterou o título para Posso reaproveitar minha fonte EVGA 400W N1 nesse upgrade? Ryzen 7 5700G
Postado
56 minutos atrás, Gian X3D disse:

No orçamento que fiz considerei pegar uma corsair CX 750w, que me permitiria utiliza-la mesmo com GPU dedicada por muito tempo, mas se eu pudesse não compra-lá agora iria melhorar outros conponentes.

Exagero pegar uma fonte de 750w, quando não é 8 é 80, para praticamente 90% das configurações existentes no mercado uma boa fonte de 500w já será mais do que suficiente.

• Curtir 1
Postado

Realmente fonte Cosair é bem mais cara, e como nosso amigo bem disse 750w é até um exagero, assim como o ag620 de 240w para um processador de 65w TDP.

Mas eu tava pensando em gastar um pouco mais em longevidade sabe? Por exemplo, gostaria desse cooler pois de cara teria uma boa temperatura, e a longo prazo poderia usar processadores mais potentes e até mesmo migrar para AM5 sem trocar o cooler. E a fonte já estou pensando no futuro quando tiver um processador e uma placa de vídeo gulosa kk.

Agradeço a ambos pelas colocações e ao @Batata Defumada  pelas indicações, vou dá uma olhada e talvez mude de modelo. Quanto minha EVGA vou analisar o orçamento e decidir no final. Obrigado!

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!