Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve rapaziada,eu recem fiz um upgrade no meu pc,troquei meu r3 3100 por um r5 5500 que comprei por um bom preço e com o que eu ganhar vendendo o 3100 eu gostaria de comprar outro cooler melhor,atualmente eu estou com um cooler master Hyper H412R e ele segurava tranquilo o Ryzen 3 3100 com overclock a 4.2ghz ficando ali por volta de 73 Graus,não passava disso em jogos e em stress,o meu Ryzen 5 5500 atual esta ficando a 82 Graus enquanto eu jogo um CS2 e isso esta me incomodando um pouco,em stress ele fica em 86 Graus Max,lembrando que eu moro em Cuiaba,o que significa que a temperatura média aqui durante o dia é a mesma que a do sol

O que estou usando agora
Ryzen 5 5500 OC 4.4ghz 1.225V
Cooler Master Hyper H412R
TUF B450M Pro S

Gabinete Galax Nebulosa

Redragon 700w bronze

Se alguém tiver uma recomendação boa de um bom air cooler ou até um water cooler,achei um sangue frio 3 por 330 na terabyte,desde que o water cooler não tenha problema por causa da temperatura ambiente

WhatsApp Image 2024-06-30 at 16.40.26.jpeg

• Curtir 1
Postado

Trocar um Hyper 412 pois um aAK400 ou o AG400 que é melhor que o AK400, vai ser basicamente "6 por meia dúzia", são melhores mas a diferença será pouca.

Postado

Trocar um Hyper 412 pois um AK400 ou o AG400 (que é melhor e mais barato que o AK400), vai ser basicamente "6 por meia dúzia", os dois são melhores mas a diferença será pouca.

"Brincar" com overclock requer sistema de refrigeração mais eficiente e mais caro, aquele papo de que overclock é "ganhar potência de graça" tem as suas pegadinhas. 😜

Na K'bum tem WC 240mm Rize por R$ 160,00 - ARBG e R$ 140,00  - o obsoleto RGB; que como diz o Guiga Games devem durar um ano e pouco. 😅

27 minutos atrás, Piedr3 disse:

Quantas Fans têm no seu gabinete? Estão bem posicionados?

Visivelmente o gabinete dele tem 5 fans, mais fans do que precisa, pois a fan que está no topo mais para frente esta "mal posicionada" - não deveria estar instalada, está apenas roubando ar frio que entra pela frente antes que chegue no fan do air cooler.

Os 2 ou 3 slots de fans que tem no topo dos gabinetes são para usar radiador de WC, usando air cooler o adequado é só uma fan, perto do fundo, que vai extrair ar quente da região do VRM

Além do que se forem fans com baixo CFM e pressão e a frente do gabinete não tiver mesh (malha) os fans pouco ajudam no controle da temperatura.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, 1lokos disse:

Os 2 ou 3 slots de fans que tem no topo dos gabinetes são para usar radiador de WC, usando air cooler o adequado é só uma fan, perto do fundo, que vai extrair ar quente da região do VRM.

Mano, aproveitando o tópico 

Eu uso um HAF 912 Plus como Gabinete. Ele têm espaço para 4 Fans de 200mm e 1 de 200mm na frente, você sabe me dizer se é possível tirar a baia superior do gabinete e colocar Fans (naquela área que ficar HD ou driver de dvd)

Eu tenho o fan de 200mm na frente e também tenho mais 2 Fans de 120, onde eu coloco eles? Atualmente está um na parte de trás e outro em cima, como citou, será que vale mais a pena colocar na tampa esse de cima?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, zer0_zz disse:

Salve rapaziada,eu recem fiz um upgrade no meu pc,troquei meu r3 3100 por um r5 5500 que comprei por um bom preço e com o que eu ganhar vendendo o 3100 eu gostaria de comprar outro cooler melhor,atualmente eu estou com um cooler master Hyper H412R e ele segurava tranquilo o Ryzen 3 3100 com overclock a 4.2ghz ficando ali por volta de 73 Graus,não passava disso em jogos e em stress,o meu Ryzen 5 5500 atual esta ficando a 82 Graus enquanto eu jogo um CS2 e isso esta me incomodando um pouco,em stress ele fica em 86 Graus Max,lembrando que eu moro em Cuiaba,o que significa que a temperatura média aqui durante o dia é a mesma que a do sol

O que estou usando agora
Ryzen 5 5500 OC 4.4ghz 1.225V
Cooler Master Hyper H412R
TUF B450M Pro S

Gabinete Galax Nebulosa

Redragon 700w bronze

Se alguém tiver uma recomendação boa de um bom air cooler ou até um water cooler,achei um sangue frio 3 por 330 na terabyte,desde que o water cooler não tenha problema por causa da temperatura ambiente

WhatsApp Image 2024-06-30 at 16.40.26.jpeg

Noite 

Tente reduzir um pouco a tensão do processador e teste outra pasta térmica.

Uma pasta térmica que comprei e gostei bastante foi a derpcool z9 e se tiver com pouca grana pegue implastec silver.

Postado
14 horas atrás, Piedr3 disse:

Eu uso um HAF 912 Plus  sabe me dizer se é possível tirar a baia superior do gabinete e colocar ... Fans (naquela área que ficar HD ou driver de dvd)

Jeito tem, aquelas "estantes" de HDD e ODD são arrebitadas, basta usar uma broca de 2.5mm e furar o centro do arrebite que ele sai, assim pode remover as partes obsoletas.

Porém não sei se na posição das baias de ODD desse HAF 912 tem furação para instalar fans, é provável que não, pois em ~2012 não se imaginava um PC sem ODD. Verifique se tem.

Também acho que colocar mais um fan neste gabinete não vai fazer diferença.

Em todo caso mesmo que não tenha furação tem jeito de colocar fans nesta posição, por exemplo desenhando - no Fusion; um suporte para fans e imprimir em impressora 3D. Exemplo de suporte para 2 fans impresso.

Ou fazer como eu fiz para colocar fans onde ficava o ODD de um gabinete antigo, usando "enforca gato" (abraçadeira de Nylon):

Citação

Fan-x-ODD.jpg

Com a abraçadeira colocada em forma de "8" o fan fica alinhado com a frente.

Bonus da "gambiara": a vibração do fan não passa para a estrutura do gabinete. 😉 

14 horas atrás, Piedr3 disse:

... tenho o fan de 200mm na frente e também tenho mais 2 Fans de 120, onde eu coloco eles? Atualmente está um na parte de trás e outro em cima, como citou, será que vale mais a pena colocar na tampa esse de cima?

Do jeito que esta é o correto para air cooler, entra ar pela frente em baixo e sai por trás e por cima, e como o fan da frente é maior a entrada e saída esta mais ou menos equilibrada, é melhor mais entrada do que saída, o que cria pressão positiva dentro do gabinete e minimiza entrada de poeira.

• Solução
Postado

O gabinete é mesh(Galax Nebulosa) e os coolers tão bem instalados,o "OC" esta com a tesão mais baixa que o base do processador em stock,eu basicamente aumentei um pouco a frequência do processador e abaixei o maximo que pude de tensão,eu moro em uma cidade realmente muito quente,o normal do meu quarto é 34 Graus de temperatura ambiente durante o dia,minha duvida seria se teria um cooler melhor para eu fazer um Overclock melhor e poder aumentar mais as frequencias e talvez não ter dor de cabeça relacionada a temperatura ja que é uma das coisas que mais me gera dor de cabeça,ja que eu não gosto de ultrapassar 77 Graus de temperatura nem em GPU nem em CPU

21 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Noite 

Tente reduzir um pouco a tensão do processador e teste outra pasta térmica.

Uma pasta térmica que comprei e gostei bastante foi a derpcool z9 e se tiver com pouca grana pegue implastec silver.

A pasta termica é uma da Rise Mode,bem instalada e eu abaixei a tensão de 1.225V pra 1.2V e a frequência para 4.3GHZ,e ta chegando a 82 Graus em stress,ainda não tentei jogando um jogo pesado tipo cyberpunk,mas quando der eu testo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!