Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso montar um plano de manutenção preventiva anual para as impressoras do meu local de trabalho. Não é nada muito complexo, semente manutenções para manter a ordem das impressoras mesmo, pesquisei um pouco e vi que essas manutenções preventivas nas impressoras consistem em limpeza, lubrificação e regulagem. Gostaria de saber se tem alguma outra coisa que preciso me atentar, qual o tempo recomendado e quais são as partes mais criticas das impressoras de forma geral, nenhum modelo em especifico. A impressoras em sua grande maioria são impressoras toner de diferentes marcas.

Desde já, muito obrigado pela ajuda

• 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Eu tenho algumas ideias à respeito; quando se fala em manutenção preventiva geralmente implica em inspeção e eventual troca de peças como um óleo de motor num carro ou um parafuso num avião mas, quando se entra na área das impressoras a tendência é diferente pois o mais comum é ir usando até onde aguentar e quando der pau, simplesmente troca as peças envolvidas, já que ninguém vai morrer pela falta de manutenção.

Digamos em termos de desmontagem parcial do equipamento para passar um aspirador e remover o excesso de pó acumulado, se fizer isso com uma Xerox, ela nunca mais volta a funcionar, é um equipamento descartável que nem uma atualização de firmware consegue resolver, já uma Brother, dá para desmontar e remontar várias vezes sem problemas porém, do meu ponto de vista, sem necessidade porque com acumulo ou não de pó ela funciona normalmente até atingir a vida útil e ai não adianta limpar ou lubrificar que sai mais barato comprar outra e vender a sucata.

Num outro aspecto, muitos equipamentos eletrônicos, dentre eles as impressoras, são desprovidos de plano de manutenção ou revisão, exceto para uma limpeza externa, ao contrário como por exemplo um carro ou uma moto que no manual já vem todo o plano de revisão.

Na parte de lubrificação, apenas nas impressoras matriciais uma boa limpeza e lubrificação das engrenagens fazia uma diferença como diminuir o barulho, esquentar menos ou deixar de travar. Nas de toner se não me engano, apenas na linha HP tem um lubrificante nos rolamentos do rolo fusor que costuma ficar ressequido, fora isso, nunca vi num manual a necessidade de manutenção.

Tem um detalhe pontual nas unhas do rolo fusor da linha Brother que ninguém comenta à respeito, se você remover as unhas da MFC9330CDW e também de outras que usam a mesma unidade fusora, a vida útil do rolo fusor se estende consideravelmente, no meu entender as unhas não tem utilidade a não ser desgastar a superfície emborrachada do rolo fusor. Já no caso da HL1202 não dá para remover as unhas mas, se fizer uma leve limpada de vez em quando removendo as incrustações, nunca vai deixar o rolo fusor marcado ou desgastado e também a proteção ou esmalte das unhas dura mais tempo.

No quesito regulagem eu não tenho noção de que tipo de regulagem pode ser feita numa impressora a laser, o mais perto disso eu imagino seria o caso de uma mola se cansar, como por exemplo a do tracionador de papel e neste caso não tem como prevenir, eu só vou saber quando começar a não conseguir tracionar o papel, ai eu vou lá corto um elo e emendo para resolver.

Minha sugestão seria identificar cada impressora em específico e tentar localizar o respectivo manual de serviços para estudar ele e traçar algum planejamento.

Lembrei de um outro item, a lixeira ou caixa de resíduos da linha Brother, ela vai acumulando pó ao longo do uso até o momento em que fica impregnada e aciona uma engrenagem a qual aciona o aviso de troca de lixeira, travando a impressora, de acordo com o manual, deve-se trocar a peça inteira por uma nova mas, eu não faço isso, simplesmente limpo ela removendo todos os resíduos e reposiciono as engrenagens no modo inicial. Uma forma de manutenção preventiva para este item seria pesar a peça vazia e depois pesar a peça cheia, a manutenção seria apenas pesar a peça para se ter uma ideia comparativa de quanto falta para chegar no limite e eventualmente se estiver próximo, fazer a limpeza antes da impressora travar.

Fora tudo isso, tem um detalhe técnico envolvendo vazamento de pó dos toners que também ninguém menciona na internet, o certo seria descartar a unidade que apresenta vazamento de pó e dar uma aspirada na impressora. Eu prefiro umedecer levemente com silicone liquido as espumas de retenção dos eixos para parar o vazamento de pó e continuara usar o mesmo toner até ele acabar.

Outra ideia para seu plano anual seria estabelecer uma contagem de vida útil para o equipamento, por exemplo, dentro da expectativa da capacidade de impressões do fabricante limitar a 100.000 ou 200.000 impressões como sendo o limite de vida útil do equipamento e a partir dai seria recomendado a descarga do material por inservibilidade do que continuar a gastar com manutenção, já que sairia mais barato comprar uma nova do que ficar gastando com peças de reposição.

Espero ter ajudado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...