Ir ao conteúdo

Thermal Pads de 0.5mm podem ser subsituidos por Pasta Térmica

Ir à solução Resolvido por Eder Neumann,

Posts recomendados

Postado

Opa! Tudo certo pessoal?

Comprei uma RX 580 de um amigo meu faz tempo já, mas diferente das que se vendem atualmente essa é legitima da Gigagbyte e nunca viu mineração na vida. difícil de acreditar mas é verdade! Eu mesmo acompanhei de perto a compra desta placa que na época este meu amigo fez na Kabum.

Entretanto essa placa veio bastante judiada! com os thermal pads das memórias todos danificados já necessitando troca. Infelizmente precisava trocar eles com urgência e minha carteira nunca foi muito robusta, se é que vocês me entendem. Então substituí após certa pesquisa e alguns testes este Thermal Pads danificados, que eram só os das memórias, por uma pasta térmica da PCYes(Prata).

A duvida começou depois, pois aparentemente, a placa de vídeo não possuí sensor de temperatura para as memórias, logo no GPU-Z e qualquer outro software de monitoramento reporta a temperatura das memórias igual ao do chip da placa de vídeo.

O que me deixou encucado se a troca foi de fato efetiva...

Este amigo da qual comprei a placa me disse que a placa apresentava certos problemas estranhos, talvez relacionados a temperatura das memórias pois após comprar ela a primeira coisa que fiz foi olhar os thermal pads e reorganizar o que dava. O resultado é que nunca vi tais problemas relatados pelo meu amigo, e mesmo após a troca dos Thermal Pads por pasta térmica também não vi tais problemas ainda.

Outra coisa que fiz quando comprei foi lubrificar os FANS que estavam mal instalados e sem lubrificação o que poderia ocasionar aumento na temperatura de todo o projeto

Enfim fica a dúvida, se devo substituir a pasta térmica ou espero a placa queimar de vez e compro uma RX 6600 ou similar, pois a placa na época me saiu a 400 reais no estado e como nunca tive problema me questiono se conseguirei vender ela ainda pois há detalhes na carcaça resultado de pós manutenção.
E se tiver que trocar mesmo os thermal pads, onde comprar? E o quanto é o bastante só para as memórias da GPU? Percebi que a quantidade de almofada térmica que vem nas embalagens parece bem pouco.

Agradeço a todos pela atenção!

• Solução
Postado

em teoria, e num primeiro momento, pode funcionar, o stress térmico das memórias não costuma ser tão repentino como da GPU ou de CPUs, mas é importante observar a qualidade da pasta e monitora-la constantemente pois diferente dos thermalpads a pasta seca em uma camada grossa (maior que os micrometros para a qual foi dimensionada) pode agir de forma diferente do que se espera.

o requisito pra thermalpad não costuma ser muito alto se conseguir algo próximo de 3 w/mk penso estar bom, mas peço que aguarde os mais entendidos que eu no assunto antes de comprar.

• Amei 1
  • 3 semanas depois...
Postado
Em 01/07/2024 às 17:28, Eder Neumann disse:

em teoria, e num primeiro momento, pode funcionar, o stress térmico das memórias não costuma ser tão repentino como da GPU ou de CPUs, mas é importante observar a qualidade da pasta e monitora-la constantemente pois diferente dos thermalpads a pasta seca em uma camada grossa (maior que os micrometros para a qual foi dimensionada) pode agir de forma diferente do que se espera.

o requisito pra thermalpad não costuma ser muito alto se conseguir algo próximo de 3 w/mk penso estar bom, mas peço que aguarde os mais entendidos que eu no assunto antes de comprar.

Boa noite! Desculpe a demorar na resposta, minha vida virou de cabeça pra baixo e fiquei extremamente sem tempo. Enfim agradeço a resposta!
Decidi isolar a GPU no segundo SLOT da placa-mãe e no lugar dela como principal comprei uma GTX 1650 num preço considerável usada e bem conservada. Pra meu tipo de jogatina é mais que o suficiente. Porém notei algumas coisas estranhas, até os jogos mais pesados estão com melhor fluidez que na RX 580 e os mais leves na 580 tenho texturas que carregam devagar e bastante stuttering. Talvez seja driver de vídeo, porém estou usando o ultimo disponível pra placa 24.3.1. Aparentemente a AMD abandonou a Arquitetura Polaris e anteriores pois não tenho drivers estáveis novos lançados com frequência desde Outubro de 2023. Engraçado comprei a RX 580 fugindo justamente disto, drivers desatualizados e a descontinuação do produto.

Vou tentar vender ela pra comprar uma RX 6600 mas tenho que realizar umas pesquisas ainda pra ver se isto de fato me compensará.
Irei comprar estes Thermalpads se der bom melhoro a adaptação dos FAN da GPU testo e tento vender. Obrigado!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!