Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá eu to trocando algumas peças mas não vou conseguir trocar todas de vez, a questão da vez é....
Eu tenho uma placa-mãe MSI A320M-A PRO e vou comprar (8x2) de memória ram com frequência de 3200mhz, nas especificações da placa-mãe diz que ela suporta até 3200mhz com OV.

As memórias ram que estou pensando são essas: https://www.kabum.com.br/produto/483852/memória-ram-8gb-kbm-gaming-preto-3200-MHz-DDR4-cl22-kgrm32000822pt

1- Terá algum problema usar os pentes de memória ram nela?
2- caso eu resolva comprar só 1 pente e fica com meu atual de 2666mhz, será feito uso da menor frequência, correto?
3- não bem relacionado ao assunto atual, mas estou pensando em 3 processadores pra comprar até o fim do ano, R5 4600G, R5 5600GT, R7 5700G depedendo da grana, Recomendam alguma placa-mãe para usar com eles?
image.png.d99a4b63f4b37fb5e7795599b80c9939.png

Postado

@Goldfenix16 Boa noite. 

4 minutos atrás, Goldfenix16 disse:

1- Terá algum problema usar os pentes de memória RAM nela?

não terá. 

4 minutos atrás, Goldfenix16 disse:

2- caso eu resolva comprar só 1 pente e fica com meu atual de 2666mhz, será feito uso da menor frequência, correto?

exatamente, as duas irão rodar na menor frequência. 

5 minutos atrás, Goldfenix16 disse:

Recomendam alguma placa-mãe para usar com eles?

dependendo do processador, o R5 4600G e o R5 5600GT nem precisa trocar a placa-mãe, mas caso for fazer a troca pega a Placa-Mãe MSI B450M Pro-VDH Max p/ AMD AM4, m-ATX, DDR4

Postado
37 minutos atrás, Goldfenix16 disse:

Desculpe te decepcionar, mas essa RAM é horrível. Não é só frequência que importa, latência também faz bastante diferença. Essa RAM aí tem latência CL22, isso é alto demais para os padrões de memória 3200MHz, prova de que estão usando chips DRAM bem baratos e de baixa qualidade nela. Memórias decentes de 3200MHz vão ter CL16, CL16-20-20, algumas CL16-18-18, enquanto mais baixo, melhor.

Com relação as especificações da placa-mãe, o chipset A320 é bastante antigo, as especificações das placas que usam esse chipset ainda estão alinhadas com os primeiros modelos de CPU Ryzen que dificilmente suportavam RAMs com frequência maior do que 2666MHz, isso melhorou a partir da 3ª geração, onde 3200MHz virou o padrão.

Lembrando que a controladora de RAM fica no processador, ele é quem manda se você vai conseguir usar RAMs de certa frequência ou não. Claro que a placa-mãe também interfere, se ela tiver um circuito ruim, pode atrapalhar o processador se comunicar bem com RAMs muito rápidas. Mas CPUs Ryzen atuais suportam por padrão a frequência de 3200MHz.

42 minutos atrás, Goldfenix16 disse:

R5 4600G, R5 5600GT, R7 5700G

Ryzen 5 4600G é um pouco fraco na parte de CPU, valeria mais a pena ir logo no 5600GT, já o 5700G não faz sentido. Todos os 3 processadores tem gráfico integrado equivalentes, o desempenho médio em jogos será igual para todos. O Ryzen 7 5700G tem um CPU mais forte, octa-core e tal, mas não fará nenhuma diferença para os jogos que o gráfico integrado conseguirá rodar, pois não serão jogos complexos.

Mesmo considerando futuros upgrades com placa dedicada, o 5700G ainda se sairia atrás de modelos "principais" como Ryzen 5 5600, 5600X, 5700X, por exemplo, em jogos mais competitivos que dependem mais de CPU, porque é um processador capado na parte de cache L3, assim como todas as outras APUs e derivados. Então não vale a pena pagar o valor que pendem nesse CPU. O Ryzen 5 4600G é ainda mais capado, porque além dele estar uma geração atrás dos outros dois, tem ainda menos cache L3 que os outros dois.

Postado
57 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Desculpe te decepcionar, mas essa RAM é horrível. Não é só frequência que importa, latência também faz bastante diferença. Essa RAM aí tem latência CL22, isso é alto demais para os padrões de memória 3200MHz,

@GuilhermeGBTa bom, não sabia disso, obrigado... mas só pra ter uma ideia seria melhor ou pior do que se achasse uma com CL menor como você falou de 18-16 mas com frequência de 2666?
o que quero dizer seria, o que influencia mais o cl/latencia ou frequência.
tem uma na pichau que é CL 16, que sairia por 40 reais a mais... https://www.pichau.com.br/memória-mancer-banshee-8gb-1x8gb-DDR4-3200mhz-c16-mcr-bsh8-3200

Postado

@Goldfenix16 frequência e latência adam juntas, uma memória com baixa frequência e boas latências pode até superar o desempenho de uma memória com frequência alta e latências ruins. Você não encontrará boas opções de memória 2666MHz hoje, até porque memória de 3200MHz ficou bem acessível, e o foco dos fabricantes é nessas memórias. Você até acha algumas de 2666MHz, mas o preço é o mesmo das de 3200MHz. E elas não vem "tunadas" de fábrica, vem com latências "relexadas", geralmente com espaço para o usuário tentar fazer overclock e ajustes manuais (se tiver paciência).

56 minutos atrás, Goldfenix16 disse:

tem uma na pichau que é CL 16, que sairia por 40 reais a mais... https://www.pichau.com.br/memória-mancer-banshee-8gb-1x8gb-DDR4-3200mhz-c16-mcr-bsh8-3200

Pelo menos o CL é melhor, mas não sabemos as latências principais completas. Esses produtos da Mancer tem como principal foco o baixo custo sem muito controle de qualdiade. Nem o próprio site da Mancer tem especificações técnicas completas da memória, porque geralmente nem eles tem certeza do produto que recebem da China em cada novo lote que chega.

Eu não trocaria uma RAM dessa aí por uma RAM de marca respeitada, como a XPG, que está pouca coisa mais cara.

https://www.kabum.com.br/produto/474939/memória-ram-xpg-gammix-d35-8gb-3200mhz-DDR4-cl16-preto-ax4u32008g16a-sbkd35

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!