Ir ao conteúdo

Sugestões para a config do meu pc gamer

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! 

Sou novato no mundo dos pcs gamers e estou querendo montar o meu primeiro. O intuito é que ele rode bem, a 60fps no mínimo no ultra em 1080p, títulos como: Elden Ring, The Elder Scrolls, Hogwarts, World of Warcraft, etc.

Pensei em pegar de processador um Ryzen 5600GT, porque não vou conseguir comprar a placa de vídeo logo de cara, quero uma 4060 8gb ou uma 6750xt 12gb. Enquanto não compro a placa, acho que o 5600GT vai servir para ir jogando WoW.

De placa-mãe, estou pensando em uma  A520M (https://www.kabum.com.br/produto/457818/placa-mãe-gigabyte-a520m-ds3h-v2-amd-micro-atx-DDR4-a520m-ds3h-v2);

De fonte eu escolhi a MSI MAG A650BN, 650W, 80 Plus Bronze (https://www.kabum.com.br/produto/369658/fonte-msi-mag-a650bn-650w-80-plus-bronze-pfc-ativo-com-cabo-preto-306-7zp2b22-ce0);

De armazenamento, um SSD de 1tb NVMe da Kingston (https://www.kabum.com.br/produto/380745/SSD-1-tb-kingston-nv2-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-3500-mb-s-e-gravação-2100-mb-s-snv2s-1000g);

De memória RAM, um Rise Mode Z 3200MHz, DDR4 de 16gb (https://www.kabum.com.br/produto/383894/memória-ram-rise-mode-z-16gb-3200mhz-DDR4-cl16-preto-rm-d4-16g-3200z);

De gabinete eu escolhi esse: (https://www.kabum.com.br/produto/324516/gabinete-gamer-rise-mode-glass-06x-mid-tower-lateral-em-vidro-fume-e-frontal-em-vidro-temperado-preto-rm-ca-06x-fb);

E de periféricos, um monitor simples (https://www.kabum.com.br/produto/397845/monitor-gamer-lg-21-5-75hz-full-HD-HDMI-freesync-22mp410-b) e um teclado (https://www.kabum.com.br/produto/93163/teclado-mecanico-gamer-redragon-kumara-anti-ghosting-led-vermelho-switch-outemu-brown-abnt2-preto-k552-2-pt-brown-) [o mouse eu já tenho].

Minhas perguntas são as seguintes:

1) Vocês acham que essa configuração irá suprir a minha necessidade (de jogar no ultra a 60fps em 1080p os títulos mencionados)?

2) Para a minha configuração, qual placa de vídeo é melhor? A 4060 8gb ou a 6750xt?

3) A placa-mãe, o gabinete e a fonte são compatíveis com o processador e com as placas de vídeo que estou pensando em comprar?

4) O SSD, a memória RAM e os periféricos são de qualidade (mesmo que básica)? Não conheço nada das marcas...

Conto com a ajuda de vcs,

Obrigado!  

• Curtir 1
  • Solução
Postado

O Gabinete que escolheu possui a frente toda bloqueada para a entrada do ar, sendo péssimo para a refrigeração das peças. Observe também que ele não acompanha fans. 
Veja esse LINK, é o mesmo Gabinete, porém com a frente toda furadinha, permitindo a entrada do ar. Também não acompanha fans.
Não estou dizendo necessariamente para pegar esse, apenas mostrando um detalhe. 
O Redragon Superion está custando R$ 179,90 LINK e é um grande custo-benefício da Kabum no momento em que estou postando. Não acompanha fans. Se quiser um bom e barato, é esse.

Se não pretende usar Placa de Vídeo por enquanto, o 5600GT está ok. 
RX 6750 XT e RTX 4060 são Placas completamente diferentes no desempenho. A 6750 XT tem desempenho de uma 4060 ti, enquanto que a 4060 comum dificilmente vale o preço cobrado.
O custo-benefício está sendo essa RX 6650 XT por 1.449 LINK, essa Placa é 2% inferior à RTX 4060.

Não sou um fã da placa-mãe que escolheu, porém o 5600GT, que é um produto novo, funciona nela nativamente. Você não terá qualquer dor de cabeça com BIOS desatualizada.
O cupom PLME5 derruba seu preço de R$ 449,99 para R$ 427,49

O monitor que selecionou tem painel VA. O painel VA tem cores e ângulos de visão ruins se comparado ao painel IPS. Veja se é isso o que quer. 
Por 100 reais a mais você pega um monitor de 24" e painel ips como esse ou esse

Postado
5 horas atrás, Gabriel Gustavo dos Santos disse:

O porque não deve comprar este gabinete e outros similares, com vidro "colado" nos fans ou a frente toda ou parcialmente fechada - é um "fornello":

Glass-6-temps.jpg

Para que os componentes dentro do gabinete mantenham temperatura adequada - esquece essa bobagem de "geladinho" que vem em rede social; é preciso renovar o ar do interior, com fans puxando ar fresco e fans expelindo ar aquecido.

E chapa de vidro, chapa de aço, chapa de plástico não tem porosidade que permita passar ar.  

Isso de colocar vidro "colado" nos fans foi modismo que os fabricantes tentaram implantar a uns 4-5 anos atrás, no auge do deslumbre com LED piscando.😜

Ai na K'bum é ruim de comprar gabinete - tem mais de 1.000 modelos cadastrados, mas uns 90% é tranqueira, você enjoa de ver página e mais página só  com "lixo". 😜 

Em todo caso achei esse gabinete que  tem "custo/benefício" melhor, mesmo custando mais caro:

Antec NX270 - RZ 199,90

A frente é em mesh (malha) na frente dos fans, deixando entrar ar. O mesh não vai até embaixo, o que tem um lado positivo, não incentiva a colocar mais um fan ali, já que fan soprando debaixo do PXU cover não faz muito sentido. 😉 

Vem com com 3 fans de 120mm - os dois na frente tem LED A-RGB - 5v, 3 pinos (padrão moderno, endereçável).

Lembrando que precisará comprar um controladora de LED avulsa, placa-mãe básica A520, B450 não tem conector para LED, a controladora PCYes Light Core com suporte para 9 fans custa ~R$ 70,00, ou seja o "frufru" não sairá de graça. 😉 

No mais o que é importante verificar num gabinete antes de compra-lo é o suporte para hardware, em especial à GPU (placa de vídeo) nesse NX270 é:

• Suporte à placa-mãe: ATX, Micro-ATX, ITX
  • Suporte para radiador (WC)
  • - Frente: 120/140/240/280mm
  • - Teto: 120/240mm
  •  Comprimento máximo da GPU: ≤ 270 mm
  •  Altura máxima do cooler da CPU: ≤ 160 mm

Comprando um dos Rize de 180,00 depois vai gastar uns R$ 100,00 com kit de 3 fans de baixa qualidade - com LED ,são basicamente "de enfeite"; inferiores aos fans da Antec, e o "barato sai caro".

Na K'bum tem a  placa-mãe MSI A520M-A PRO - R$ 359,99 (sem cupom)

Tem 3 anos de garantia do fabricante e tem VRM melhor que a Gigabyte A520M S2H, o que significa que posteriormente poderá usar um Ryzen 5700X3D na placa MSI, que o melhor CPU AM4 para "PC Gamer".

• Curtir 1
Postado

@Crixus Champion Nossa, muito obrigado pelas informações! Vão me ajudar muito! você acha que 5600gt + 6750xt roda os jogos a 1080p a 60fps no ultra?

@1lokos Valeu!! Eu escolhi esse gabinete nem foi por nenhuma questão estética, foi porque foi o primeiro que apareceu mais barato pra mim. Mas ainda bem q você alertou sobre a ''furada'' que ele é, já ia estar comprando gato por lebre sem nem saber direito... Não ligo pro led, vou trocar o gabinete por esse que você sugeriu...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!