Ir ao conteúdo

Melhor placa de vídeo para a minha configuração atual

Ir à solução Resolvido por luizfernandonb,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, recentemente fui jogar Hogwarts Legacy e vi que precisava de uma placa de vídeo (atualmente uso a integrada do processador pois me serve muito bem para jogos mais simples, porém para jogos mais modernos ele vira o gargalo), entretanto não sabia que placa de vídeo escolher entre várias no mercado, e por isso estou aqui pedindo a ajuda de vocês, segue a minha configuração:

Processador: AMD Ryzen 7 5700G
memória RAM: Kingston 32GB DDR4 4000Mhz (com overclock)
SSD: XPG 2TB NVMe
HD: WD 2x 500GB 7200RPM
Fonte: Corsair CX 450

Sei que o maior limitador dessa configuração é a fonte, mas não quero trocar ela por que ela ainda está funcionando perfeitamente, então peço por favor que me indiquem a melhor placa de vídeo possível que eu posso utilizar nessa configuração atual, não tenho orçamento máximo, obrigado

PS: Só vou trocar a fonte quando ela queimar ou causar algum problema, e com certeza comprarei uma mais potente para não refazer este tópico novamente no futuro

Postado
10 minutos atrás, luizfernandonb disse:

Sei que o maior limitador dessa configuração é a fonte, mas não quero trocar ela por que ela ainda está funcionando perfeitamente, então peço por favor que me indiquem a melhor placa de vídeo possível que eu posso utilizar nessa configuração atual, não tenho orçamento máximo, obrigado

Ué. Se orçamento não é problema, então troque já a fonte junto para poder pegar a RTX 4090 direto. Aliás, pode inclusive aproveitar e trocar o processador também... e já que já vai trocar o processador, precisa trocar também a pIaca mãe e memórias, pois as suas não são compatíveis com o 7800x3D.

Postado
agora, Imakuni disse:

Ué. Se orçamento não é problema, então troque já a fonte junto para poder pegar a RTX 4090 direto. Aliás, pode inclusive aproveitar e trocar o processador também... e já que já vai trocar o processador, precisa trocar também a pIaca mãe e memórias, pois as suas não são compatíveis com o 7800x3D.

Mas eu não quero trocar nada, como citei no texto, eu só vou trocar a fonte caso ela dê problema, eu não tô querendo trocar nada por enquanto se está tudo funcionando perfeitamente, só queria incrementar com uma placa de vídeo mesmo

Postado
22 minutos atrás, luizfernandonb disse:

Mas eu não quero trocar nada, como citei no texto, eu só vou trocar a fonte caso ela dê problema, eu não tô querendo trocar nada por enquanto se está tudo funcionando perfeitamente, só queria incrementar com uma placa de vídeo mesmo

¯\_(ツ)_/¯

Tá bom então, enfie aí sua 4070 e fique com uma máquina capada sem necessidade...

• Curtir 1
Postado

Amigo, para te ajudar precisamos saber quanto consegue gastar, senão iríamos recomendar as melhores (e mais caras) peças disponíveis no mercado.

A troca de sua fonte é talvez necessária, depende inteiramente da placa escolhida, mas já adianto que é ideal que pegue um modelo melhor, melhor gastar 600 em uma boa fonte (modelo high end custa isso, é possível que não precise de tudo isso) que mais de mil em reparos da placa de vídeo e restante da configuração, concorda?

Postado
45 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Amigo, para te ajudar precisamos saber quanto consegue gastar, senão iríamos recomendar as melhores (e mais caras) peças disponíveis no mercado.

A troca de sua fonte é talvez necessária, depende inteiramente da placa escolhida, mas já adianto que é ideal que pegue um modelo melhor, melhor gastar 600 em uma boa fonte (modelo high end custa isso, é possível que não precise de tudo isso) que mais de mil em reparos da placa de vídeo e restante da configuração, concorda?

Pode ser de R$ 3k a 4k

24 minutos atrás, PlayerUzU disse:

@luizfernandonb Um orçamento seria legal, se não pensa em trocar de fonte isso limita bastante as opções, já que a CX 450 embora aguente placas mais parrudas tem apenas 1 conector PCI-E de 8 pinos.

Citei acima

Postado
25 minutos atrás, luizfernandonb disse:

Pode ser de R$ 3k a 4k

@luizfernandonb 4070 Seria o limite, até mesmo essa GPU eu diria que é de mais para a CX 450,  mas considerando que a 4070 sai por volta dos 3500 reais, sobra orçamento o suficiente para uma fonte boa, estou por fora então não posso dizer um modelo legal no momento.

1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

é possível que não precise de tudo isso) que mais de mil em reparos da placa de vídeo e restante da configuração, concorda?

isso SE tiver reparo, a maioria das GPUs que morrem por fonte morrem de vez.

Postado
6 minutos atrás, PlayerUzU disse:

@luizfernandonb 4070 Seria o limite, até mesmo essa GPU eu diria que é de mais para a CX 450,  mas considerando que a 4070 sai por volta dos 3500 reais, sobra orçamento o suficiente para uma fonte boa, estou por fora então não posso dizer um modelo legal no momento.

Tava aqui pesquisando, e o máximo que eu posso ir pelo que eu achei é uma RTX 3050 ou uma RX 6700 de acordo com esta planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1xlIPQsfFyjVLvcmrqEEJill_pbrAHGNZubYPKQEJUC0/htmlview#

Foram as últimas placas lançadas com 1 conector de 8 pinos, que é a que a CX 450 tem disponível

Não sei se tem outra mais recente com 1 conector de 8 pinos, tô pesquisando, mas creio que não

Postado
6 minutos atrás, luizfernandonb disse:

Tava aqui pesquisando, e o máximo que eu posso ir pelo que eu achei é uma RTX 3050 ou uma RX 6700 de acordo com esta planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1xlIPQsfFyjVLvcmrqEEJill_pbrAHGNZubYPKQEJUC0/htmlview#

Essas GPUs são fracas (RTX 3050) ou simplesmeste com preço elevado ao que oferecem (RX 6700).

8 minutos atrás, luizfernandonb disse:

Foram as últimas placas lançadas com 1 conector de 8 pinos, que é a que a CX 450 tem disponível

A RTX 4070 usa apenas 1 conector de 8, contanto que não seja um modelo com OC extremo ou a padrão, qualquer coisa é só olhar na descrição de produto.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, PlayerUzU disse:

A RTX 4070 usa apenas 1 conector de 8, contanto que não seja um modelo com OC extremo ou a padrão, qualquer coisa é só olhar na descrição de produto.

Entendi, no caso acima dela não tem nada com 1 conector de 8 pinos no caso, correto?

Outro ponto, a placa não seria muito capada por causa dos poucos conectores de energia?

Postado
4 minutos atrás, luizfernandonb disse:

Entendi, no caso acima dela não tem nada com 1 conector de 8 pinos no caso, correto?

@luizfernandonb Que eu saiba não.

4 minutos atrás, luizfernandonb disse:

Outro ponto, a placa não seria muito capada por causa dos poucos conectores de energia?

Ela nem ligaria, a GPU precisa de todos os conectores ligado para poder funcionar.

Postado

Espera, você tem quatro mil reais para gastar e vai ficar com essa fonte de baixa qualidade?

Primeira coisa a ser trocada, sem dúvida alguma.

Qual seu objetivo, somente o Hogwarts ou mais algum jogo? E qualidade gráfica, quer 1080p 100+, 1440p 60 FPS?

Não recomendo a 4070, pelo mesmíssimo valor você encontra a RX 7800 XT, maior desempenho e VRAM.

Se for só jogar ele, talvez seja overkill, talvez uma placa de 2.000 reais a menos já segure o tranco em seu caso.

8 minutos atrás, PlayerUzU disse:

Ela nem ligaria, a GPU precisa de todos os conectores ligado para poder funcionar.

Em tese, sim, uma placa de vídeo não deveria dar imagem se todos seus conectores não estiverem encaixados devidamente, mas aí entra o polêmico conector 12VHPWR das RTX 40.

Quem fala em detalhes sobre este defeito das novas placas da NVidia é o ilustre Paulo Gomes, recomendo ver o vídeo em que tudo é explicado e até demonstrado na prática.

Postado
3 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Espera, você tem quatro mil reais para gastar e vai ficar com essa fonte de baixa qualidade?

Primeira coisa a ser trocada, sem dúvida alguma.

Não pretendo gastar a mais pra trocar algo que está funcionando perfeitamente

4 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Qual seu objetivo, somente o Hogwarts ou mais algum jogo? E qualidade gráfica, quer 1080p 100+, 1440p 60 FPS?

1080p 100+

Postado

Então será limitado por ela, o máximo que pode pegar de placa será uma RX 7600 que não entregará a performance que deseja.

19 minutos atrás, luizfernandonb disse:

Não pretendo gastar a mais pra trocar algo que está funcionando perfeitamente

Acredito que a forma correta de pensar não seja assim, muitos usam fontes bomba em suas configurações e desconhecem dos prejuízos ao longo prazo em seu hardware, além de ter um projeto ridiculamente defasado (Corsair interrompeu sua venda mais de 8 anos atrás) fazendo com que seja inadequada para usar com qualquer placa de vídeo moderna.

Mesmo que opte por uma placa de baixo consumo, é um modelo problemático e feito para ser usado por pouco tempo, assumo que deve ter a reaproveitado de alguma configuração antiga ou pago o absurdo que cobram nas fontes da Corsair - já que aqui é considerada marca de "grife".

28 minutos atrás, luizfernandonb disse:

1080p 100+

Alcançar este nível só será possível com uma 7800 XT ou superior, então quer queira quer não queira você terá de trocar a guerreira CX se realmente desejar este desempenho.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
12 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Então será limitado por ela, o máximo que pode pegar de placa será uma RX 7600 que não entregará a performance que deseja.

Acredito que a forma correta de pensar não seja assim, muitos usam fontes bomba em suas configurações e desconhecem dos prejuízos ao longo prazo em seu hardware, além de ter um projeto ridiculamente defasado (Corsair interrompeu sua venda mais de 8 anos atrás) fazendo com que seja inadequada para usar com qualquer placa de vídeo moderna.

Mesmo que opte por uma placa de baixo consumo, é um modelo problemático e feito para ser usado por pouco tempo, assumo que deve ter a reaproveitado de alguma configuração antiga ou pago o absurdo que cobram nas fontes da Corsair - já que aqui é considerada marca de "grife".

Alcançar este nível só será possível com uma 7800 XT ou superior, então quer queira quer não queira você terá de trocar a guerreira CX se realmente desejar este desempenho.

Entendi, obrigado

Obrigado a todos que responderam, vou ponderar a opinião de vocês e decidir o que eu faço, boa noite

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...