Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia / Boa tarde / Boa noite gente, ultimamente ando sentindo a necessidade de fazer um upgrade no meu computador pelo fato dele chegar a "apresentar problemas" em determinadas situações, não tenho certeza se é a placa de vídeo ou então se é o processador que estão defasados (ou ambos kkkk). Tenho uma RTX 2060 Ventus OC de 6GB da MSI e como processador tenho um Ryzen 5 1600AF, com relação às memórias tanto RAM quanto de armazenamento estou satisfeito e acho que não é esse o que está causando os crashs (tenho 2x8GB 3600Mhz e um SSD NVMe de 1TB), também a fonte eu acho que não seja um problema, tenho uma Gamemax GX600 de 600W, 80 Plus Gold.

O principal (o único pelo o que eu me lembro) tipo de erro é quando é em jogos onde consigo um bom fps, sempre jogo com VSync ligado por conta do meu monitor ser um pouco antigo e ser 60Hz, porém se desligo o VSync ou então se o jogo não é tão bem otimizado assim e no menu o VSync não é aplicado e o fps sobe, a temperatura da placa começa a aumentar exponencialmente, e se eu não fizer nada a placa chega a mais de 80 graus e o PC simplesmente para de dar vídeo e meio que "apresenta problemas" tendo então que reiniciar, em alguns jogos pesados e/ou muito mal otimizados isso também acontece, só que em game, salvo alguns casos como Red Dead 2, por exemplo, que eu consigo jogar, mas a placa esquenta um pouco e o fps não fica como eu queria, portanto eu ainda não pego ele pra jogar. 

Por conta disso gostaria de saber se devo fazer um upgrade de placa de vídeo ou então optar por um processador um pouco mais potente, de modo que meu problema seja totalmente ou parcialmente resolvido. Com relação a placa de vídeo eu estava pensando em uma RTX 3060 (já tive uma placa da AMD porém me deu muita dor de cabeça), já o processador estava pensando em um Ryzen 5 5600 ou então algum semelhante, iria pesquisar mais a fundo um pouco, porém gostaria que fosse um com socket AM4 para não precisar de trocar a placa-mãe que é uma A320.

*Obs.: Por algum motivo esse "apresenta problemas" substitui a palavra crash pra mim 

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, filipeoioi disse:

a temperatura da placa começa a aumentar exponencialmente, e se eu não fizer nada a placa chega a mais de 80 graus

Normal isso, placas da Nvidia fazem overclock automático de maneira mais agressiva até bater 82-83. Isso não é problema...

5 minutos atrás, filipeoioi disse:

e o PC simplesmente para de dar vídeo e meio que apresenta problemas

...mas parar de dar vídeo, isso sim tá errado. Tente diagnosticar isso primeiro antes de pensar em upgrades. No caso, eu começaria chutando a RAM, 3600mhz para um processador de 2a geração é meio alto. Ative o XMP e baixe para ~3000, veja se isso já não resolve.

Com relação a um up, o processador realmente é a peça mais fraca. Decida quanto você está disposto a investir e a gente segue daí.

• Obrigado 1
Postado

boa amigo 😄

sua placa-mãe é ruim, e seu processador tambem,

considera uma troca por uma ASUS B550 TUF, e o Ryzen 5600 é legal, se der pega o 5700X,

sua fonte não é das melhores, depois você pode trocar por uma cooler master, uma superflower ou xpg,

mas agora seria isso,

abraço

• Haha 1
Postado

@filipeoioi Bom dia!

Depois de seguir o que o Imakuni falou, sobre os testes e tudo mais, só reforço o fato de que a troca do processador é o upgrade certo para o seu caso.

Sobre a placa-mãe, se ela não estiver surrada ou com problema, pode utilizar a mesma, porém, uma a520m MSI já seria mais que o recomendado para um Ryzen 5 5600 / 7 5700X, até mesmo possível colocar um 7 5700X3D, mas nesse caso precisaria de um Air Cooler bom ou um WC. Você até pode optar por uma b450m MSI vdh, mas olhando para o preço dela, compensa ir na a520m MSI mesmo.

Obs: Eu só compraria uma b550m pela necessidade do PCI 4.0, 2 SSDs NVMe, uma maior ''segurança'' para processadores mais fortes e se você realmente quiser se manter em AM4 por pelo menos uns 6/7 anos. Fora isso, gaste numa a520m que pelo menos não vai sair tão caro e um upgrade para AM5 vai pesar ''menos'' no bolso, por mais que estamos falando de tempos diferentes, algo entre 3 ou 4 anos talvez.

Agora, caso seu orçamento de troca chegue a preço de AM5, recomendo que vá direto para a plataforma atual, optando por uma boa placa-mãe e um processador mais '' fraco '', podendo assim no futuro evoluir para algo realmente forte, por mais que eu ache que o próximo upgrade seja em GPU, depois do processador é claro.

Sobre a fonte, não tem necessidade nenhuma de trocar ela, vai aguentar muito bem e vai continuar empurrando tudo. Agora, caso no futuro se deseje trocar de GPU e ela for algo mais potente, como uma RTX 4070 por exemplo, a potência da fonte vai segurar, mas a qualidade dela eu não tenho tanta certeza.

• Amei 1
Postado
48 minutos atrás, Imakuni disse:

Normal isso, placas da Nvidia fazem overclock automático de maneira mais agressiva até bater 82-83. Isso não é problema...

...mas parar de dar vídeo, isso sim tá errado. Tente diagnosticar isso primeiro antes de pensar em upgrades. No caso, eu começaria chutando a RAM, 3600mhz para um processador de 2a geração é meio alto. Ative o XMP e baixe para ~3000, veja se isso já não resolve.

Com relação a um up, o processador realmente é a peça mais fraca. Decida quanto você está disposto a investir e a gente segue daí.

Então, estou disposto em investir em torno de 700 reais no máximo, caso eu vá trocar somente o processador, não quero algo muito potente assim porque, no geral, não faço questão em rodar jogos no "talo", eu jogo mais jogos campanha, portanto, meu objetivo é só rodar eles de forma "tranquila".

53 minutos atrás, franciscaum disse:

boa amigo 😄

considera uma troca por uma ASUS B550 TUF, e o Ryzen 5600 é legal, se der pega o 5700X,

sua fonte não é das melhores, depois você pode trocar por uma cooler master, uma superflower ou xpg,

mas agora seria isso,

abraço

Bom, então kkkkk, eu até tinha uma cooler master, mais especificamente eu tinha uma MWE 550W 80 plus gold, porém olhei no techlab, vi que ele analisou a fonte que eu tenho agora, e falou que é boa, e pelo fato de ser boa e um pouco mais "potente" que minha fonte anterior eu optei por pegar ela. Se tem uma coisa q eu faço desde do meu primeiro PC é não "economizar" na fonte, ou seja, não pegar fonte bomba kkkkk. Com relação a placa-mãe, eu vou dar uma olhada, talvez eu procuro um kit pra comprar. 

Obs.: Mudei de fonte porque achei q ia resolver o problema kk

• Curtir 1
Postado
56 minutos atrás, franciscaum disse:

Sim a placa dele é ruim, mas também não justifica a troca. A não ser que dê problema, é burrice investir em uma nova placa AM4

57 minutos atrás, franciscaum disse:

Outra peça perfeitamente funcional (e eu diria até de boa qualidade) que seria burrice trocar.

7 minutos atrás, filipeoioi disse:

Então, estou disposto em investir em torno de 700 reais no máximo, caso eu vá trocar somente o processador, não quero algo muito potente assim porque, no geral, não faço questão em rodar jogos no "talo", eu jogo mais jogos campanha, portanto, meu objetivo é só rodar eles de forma "tranquila".

É, não tem muita opção, o jeito é pegar o 5600 mesmo.

• Curtir 3
Postado

@Middoken

Obrigado, realmente eu estou cogitando agora em mudar o kit placa-mãe processador, para que futuramente eu possa pegar uma placa de vídeo melhor, porém a plataforma AM5 não é tão viável financeiramente para mim atualmente, por conta de ter que mudar basicamente o setup inteiro (processador, RAM e placa-mãe), também, por mais que goste de computadores e trabalhe com um o dia inteiro eu não sou tão entusiasta a esse ponto (por mais que seja um conforto ter equipamentos "high-end"). Vou considerar a troca para a placa-mãe a520m e b550m, procurando um kit processador+placa-mãe.

Só por dúvida, será que o Ryzen 1600AF não está causando meio que uma sobrecarga na placa de vídeo? Pelo fato dele não ser muito bom, ele pode tá passando algumas coisas pra placa de vídeo fazer

1 hora atrás, Imakuni disse:

É, não tem muita opção, o jeito é pegar o 5600 mesmo.

Sim, vou considerar também essa opção, mas sendo franco, eu tô com um cagasso de comprar o processador e continuar com os mesmos problemas kkkkkkk, porque jogando o processador se comporta de forma tranquila, acho que nunca passando dos 56~59°C, nem ouço a ventoinha do air cooler do processador.

@franciscaum

valeu, também estava cogitando em um Ryzen 7 1700 da china kkkkk achei por 300 reais com imposto, será q é uma boa ou deve ficar na mesma?

• Curtir 1
Postado

@filipeoioi eu tenho um R7 1700 desde 2017, nunca me deu problema, pra jogos com uma GPU parruda segura bem,

processador frio, com cooler padrão

mas sua placa-mãe é bem basiquinha, cogitaria pegar um chipset melhor da linha B550 se possível, e com boa regulação de fases

• Obrigado 1
Postado

@filipeoioi A520M MSI e Ryzen 5 5500 ou 5 5600 é a melhor opção, vai estar numa plataforma nova que segura uma GPU muito forte, até uma RTX 4070 eu acredito.

Olha, pode ser que os problemas sejam em função das memórias, esses 3600Mhz para ser mais mais exato. Numa a520m não teria problema, mas numa a320m talvez sim... Tente dar um reset na BIOS para default e ver se os problemas persistem, isso vai fazer o seu XMP desativar também, ou qualquer outro overclock.

• Curtir 2
  • Solução
Postado
46 minutos atrás, filipeoioi disse:

Vou considerar a troca para a placa-mãe a520m e b550m, procurando um kit processador+placa-mãe.

Não faça isso. Como eu disse, sua placa é ruim, realmente, mas seria besteira trocar.

47 minutos atrás, filipeoioi disse:

Só por dúvida, será que o Ryzen 1600AF não está causando meio que uma sobrecarga na placa de vídeo? Pelo fato dele não ser muito bom, ele pode tá passando algumas coisas pra placa de vídeo fazer

Não.

47 minutos atrás, filipeoioi disse:

Sim, vou considerar também essa opção, mas sendo franco, eu tô com um cagasso de comprar o processador e continuar com os mesmos problemas kkkkkkk, porque jogando o processador se comporta de forma tranquila, acho que nunca passando dos 56~59°C, nem ouço a ventoinha do air cooler do processador.

É, assim, se você quer saber qual a peça mais fraca do sistema, é o processador. Mas se, digamos, é a placa de vídeo com defeito, paciência, não tem o que fazer.

48 minutos atrás, filipeoioi disse:

valeu, também estava cogitando em um Ryzen 7 1700 da china kkkkk achei por 300 reais com imposto, será q é uma boa ou deve ficar na mesma?

Esquece qualquer coisa que não seja um Ryzen 5xxx. Menos que isso, não vale a compra no seu caso.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
26 minutos atrás, Middoken disse:

Olha, pode ser que os problemas sejam em função das memórias, esses 3600Mhz para ser mais mais exato. Numa a520m não teria problema, mas numa a320m talvez sim... Tente dar um reset na BIOS para default e ver se os problemas persistem, isso vai fazer o seu XMP desativar também, ou qualquer outro overclock.

beleza, vou fazer o reset e tentar deixar ela em 3000Mhz.

6 minutos atrás, Imakuni disse:

É, assim, se você quer saber qual a peça mais fraca do sistema, é o processador. Mas se, digamos, é a placa de vídeo com defeito, paciência, não tem o que fazer.

Sim, pensei direitinho, e no pior dos casos eu vou ficar com um processador melhor kk

7 minutos atrás, Imakuni disse:

Esquece qualquer coisa que não seja um Ryzen 5xxx. Menos que isso, não vale a compra no seu caso.

Entendi, o que vou fazer é trocar o processador agora, dar prioridade pra ele primeiro, e depois de um tempo, comprar uma placa-mãe melhor.

Tô torcendo pra dar certo kkkk muito obrigado todo mundo pela ajuda até então 🙂

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!