Ir ao conteúdo

Uma CORSAIR CX500W (verdinha) vai suprir uma RTX 3060 12GB Superframe?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Já tem um bom tempo que venho pesquisando qual GPU comprar, eu até tinha decidido pela 4060, pela eficiência energética e novas tecnologias, mas pelo valor atual desconsiderei, já a 3060 12Gb encontrei por um valor interessante e com 3 anos de garantia, modelo da Superframe por 1.500R$, minha duvida é se minha PSU vai conseguir suprir a mesma, considerando que ela tem um TDP alto... Masss, em breve irei fazer upgrade da fonte também, aproveitando o mesmo tópico, me indiquem fontes confiáveis acima de 750W, tenho esta da Corsair já faz 8 anos e minha experiência com esta marca tem sido boa. 

Minha config: i5 12400, H610M-H DDR4, 2x 16GB 3200mhz, 2x SSD SATA e 1x NVMe. 

Fiz a simulação no Outervision, que me recomendou 407W mínimos 

• Solução
Postado
28 minutos atrás, antoniotf disse:

minha duvida é se minha PSU vai conseguir suprir a mesma, considerando que ela tem um TDP alto

O TDP da RTX 3060 (170W) hoje em dia na verdade é considerado mediano, nada de alto.

Masss, em breve irei fazer upgrade da fonte também, aproveitando o mesmo tópico, me indiquem fontes confiáveis acima de 750W, tenho esta da Corsair já faz 8 anos e minha experiência com esta marca tem sido boa. 

O problema é esse, 8 anos de uso...A CX500 é uma fonte de entrada, fontes de entrada são para poucos anos de uso, depois de algum tempo elas não são mais confiáveis. Você pode estar usando o PC e do nada ele parar de funcionar. Sendo assim, nada garante que você não terá problemas se continuar utilizando.

Corsair já foi considerada padrão de qualidade, mas isso já faz muitos anos, principalmente porque antigamente o mercado de fontes antigamente era recheado de fontes ruins, e qualquer coisinha melhor já era considerada boa. Hoje em dia a Corsair é só mais uma marca medíocre e com produtos caros, aqui no fórum não costumamos recomendar tanto a marca, a menos que apareça algum modelo específico com uma boa promoção. Olha que eu falo isso como usuário de fonte Corsair.

750W é uma baixa exagero. Você não precisa disso, e também não pense que fonte boa é fonte de alta potência. O mercado hoje está cheio de fontes de entrada que dizem ser 750W, 850W, etc. e existem fontes de potência mediana (450W, 500W, 550W) que são superiores na qualidade de construção e qualidade dos componentes, o que fará com que tenham uma vida útil mais longa.

Fiz a simulação no Outervision, que me recomendou 407W mínimos 

É um site bom pra ter uma base, mas às vezes jogam uma margem meio alta. O consumo real do seu PC com uma RTX 3060 raramente vai passar de 300W, sendo que em um jogo comum vai flutuar mais entre 200-250W. Uma fonte de boa qualidade de 450/500W já atenderia com muita folga.

EDIT: Esqueci de deixar a pergunta, quanto é seu orçamento pra fonte?

• Amei 1
Postado
6 minutos atrás, antoniotf disse:

@GuilhermeGB Meu orçamento para fonte é de 500,00R$.

Não precisa trocar a fonte, a sua é perfeitamente adequada. Espere até dar problema de fato ou precisar de uma maior para uma GPU mais potente, não há necessidade de fazer um up agora.

No meio tempo, use essa grana para comprar uma placa de vídeo de qualidade. No caso, você consegue uma RTX 3070 nos ~1750, e aí fica com esses 250 para comprar um WC de 240mm caso não tenha cooler para o processador.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!