Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

OIá amigos e amigas,

Tenho um setup, que estou pagando ainda a quinta mensalidade do cartão, que dei upgrade no Kit placa-mãe + processador + rams + coolers:

Processador: 5900X

placa-mãe: B550 Aorus

Ram: 2x16gb Corsair 3600 MHz

As peças que já tinha:

GPU: RTX 3060 TI Gigabyte

Fonte: Corsair 650w

Disco Rígidos: SSD NVMe 512 GB + SSD Sata 240 GB

Monitor: 27" HQ 1080p 1ms 165hz

Meu irmão pesquisou e pagou basicamente o mesmo valor que eu por um Ryzen 7800x3D + 2x16gb 6200 MHz corsair 6200mhz DDR5 + placa-mãe A620.

A gente não sabia que esta versão x3D era própria pra jogos, na inocência acabei comprando o 5900X, eis que eu tenho visto algumas comparações, que ora trazem uma diferença significativa entre os 2 processadores em FPS, ora não há diferença.

A questão é: vale a pena eu vender este setup que comprei recentemente e pegar um setup como o dele? A diferença vai ser real? Meu PC é exclusivo pra jogos!

Outra coisa, em vez de mudar este setup, não seria mais produtivo eu trocar a GPU pra melhorar o desempenho em jogos? Minha CPU vai aguentar sem dar gargalo?

Por último, o monitor 1080p atende? Penso que em muitos jogos ele sofre pra entregar uma boa taxa de quadros em 1080P full HD, imagina colocar em 1440p! É mais interessante subir os gráficos em 1080p ou abaixar um pouco os gráficos me 1440p pra manter uma boa taxa de quadros?

Obrigado pela atenção!

Postado

@NandoGV você não verá nenhuma diferença enquanto tiver uma placa "fraca" como a RTX 3060 Ti. De fato, o 5900X é uma péssima opção de compra em um PC focado para jogos, até o Ryzen 7 5700X3D, que custa quase metade do preço, consegue se sair melhor, e mesmo assim você ainda não veria tanta diferença nos jogos com sua placa de vídeo, mesmo em relação a um Ryzen 5 5600. Você só consegue ver um processador sendo melhor do que o outro quando a placa de vídeo não for o gargalo, ou seja, a placa de vídeo precisa ser bastante forte ou o jogo precisará ser muito leve graficamente. Geralmente procura-se evitar o gargalo da placa de vídeo em jogos competitivos, onde o usuário costuma jogar a qualidade gráfica para baixo e forçar altos FPS, é nesses cenários que os CPUs X3D brilham.

• Curtir 2
Postado

Mas e o upgrade da GPU? Seria uma boa opção? Venderia a atual e compraria uma superior? Até qual modelo mais ou menos a CPU aguentaria? E monitor 1440p? O que me diz?

Postado

@NandoGV upgrade de GPU vai conforme sua necessidade. Se você pensa em aumentar a resolução, será ideal, porque a RTX 3060 Ti não é tão boa para 1440p. O processador não vai interferir na resolução que você joga, o CPU só determina o FPS máximo que seus jogos vão conseguir atingir, independente da resolução. Se você for um jogador normal, 5900X te atenderá perfeitamente em 99% dos jogos com qualquer placa de vídeo. Se você for um jogador hardcore de jogos competitivos, que preza pela maior taxa de quadros possível (nem sempre necessária), ele ainda ficará atrás de CPUs como o Ryzen 7 5700X3D, e de toda linha Ryzen 7000 (até de um Ryzen 5 7600), principalmente o 7800X3D, o CPU mais rápido para jogos atualmente.

Postado

Bem, se conseguir vender o 5900X compre um Ryzen 5700X3D, vai sobrar troco e ganhara algum FPS em jogos, uns mais, outros menos - mas quando comprar uma GPU mais forte.  Assim satisfaz a vontade de "upgrade". 😉 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!