Ir ao conteúdo

Indicações para PC AM5 até 6.000 reais

Ir à solução Resolvido por RonaldoXbox,

Posts recomendados

Postado

Eu estou querendo montar meu primeiro setup gamer mesmo, meu pc antigo é um pré-montado da Pichau com um kit básico de um Ryzen 3 3200g, uma placa-mãe A320MH da Biostar, tenho um SSD de 120GB, (2x8) memórias 3600 MHz, um HD de 500GB e não tem placa de vídeo dedicada, dele só irei aproveitar a fonte que e uma MSI a550bn (tive que trocar a TGT Tomahawk antiga dele ...). Acredito que darei essa peças desse pc antigo para minhas irmas, ou o pc mesmo se eu acabar por comprar outra fonte.
Minha ideia era construir um setup com essas características:
Processador - AMD Ryzen 5 7600x
Cooler - Water Cooler Rise Mode Gamer Black, RGB, 240mm
Placa de Vídeo - RX 6750 XT XFX
placa-mãe - MSI Pro A620M-E
Armazenamento - SSD Lexar NVMe 1TB, 3500/3000
Memórias - memória RAM Corsair Vengeance para AMD, 32GB (2x16GB)
Queria saber se alguém tem alguma ideia se essas configurações funcionam, tanto em questão do TDP da maquina que deve ficar por volta dos ate 450w (consumiria no máximo 82% da capacidade energética da fonte), tanto em questão de custo beneficio ate 6000 reais, se vale realmente a pena, queria que fosse AM5 mesmo, também pela maior longevidade do socket se comparado ao AM4 que esta sendo descontinuado, escolhi essa placa de vídeo pela questão de ter mais VRAM e desempenho que as concorrentes da Nvidia para o 1080p ou 1440p, que são as resoluções na qual pretendo jogar (Mais além do que isso o custo beneficio já vai pro espaço), não imagino que o Ray Tracing seja algo tão importante pra mim, ate mesmo por se tratar de uma faixa de preço de placas intermediarias.

• Pedroou alterou o título para Indicações para PC AM5 até 6.000 reais
Postado
12 minutos atrás, Slakzor disse:

Eu estou querendo montar meu primeiro setup gamer mesmo, meu pc antigo é um pré-montado da Pichau com um kit básico de um Ryzen 3 3200g, dele só irei aproveitar a fonte que e uma MSI a550bn (tive que trocar a TGT Tomahawk antiga dele ...)

Ei, mas pera aí... se você tem um kit com 3200g, seria muito mais jogo só atualizar a BIOS e enfiar um 5700x3D para aproveitar a plataforma, dedicando a grana para coisas mais importantes, como por exemplo uma placa de vídeo melhor, um SSD com um pouco mais de desempenho, e periféricos. Sinceramente, não vale o pulo para AM5 se é para pegar o 7600 com uma A620.

De qualquer forma, diga aí o seu setup atual completo para termos uma noção de por onde começar.

• Curtir 1
Postado

@RonaldoXbox Meu objetivo é conseguir rodar qualquer jogo AAA no ultra atualmente e conseguir segurar por uns bons anos no alto/médio em 1080p pelo o menos, não só os singleplayer, mas os multiplayer também, então acredito que o setup precise de um processador decente. E sim, pretendo trocar meu gabinete antigo, o resto dos periféricos não tem necessidade, já estão comprados.

@Imakuni Fiz um edit no post, especifiquei melhor o meu pc antigo e alguns motivos pelos quais eu estava mais inclinado a montar um setup am5. Meio que e porque talvez eu já tenha um destino para ele.

Postado
31 minutos atrás, Slakzor disse:

@RonaldoXbox Meu objetivo é conseguir rodar qualquer jogo AAA no ultra atualmente e conseguir segurar por uns bons anos no alto/médio em 1080p pelo o menos, não só os singleplayer, mas os multiplayer também, então acredito que o setup precise de um processador decente. E sim, pretendo trocar meu gabinete antigo, o resto dos periféricos não tem necessidade, já estão comprados.

@Imakuni Fiz um edit no post, especifiquei melhor o meu pc antigo e alguns motivos pelos quais eu estava mais inclinado a montar um setup am5. Meio que e porque talvez eu já tenha um destino para ele.

Se você tiver uso para as peças antigas e realmente está precisando de uma segunda máquina, aí até dá para justificar comprar AM5. Caso contrário, melhor fazer upgrade no seu PC atual. Lembre, se o mais importante é custo/benefício e fazer valer seu dinheiro, AM4 é imbatível. Só se o mais importante é desempenho máximo e possibilidade e upgrades, aí sim AM5.

De qualquer forma, AM5 precisa de B650 ou superior. Esquece A620. Considere também o 7600 normal, o X é mais caro sem necessidade.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

Ei, mas pera aí... se você tem um kit com 3200g, seria muito mais jogo só atualizar a BIOS e enfiar um 5700x3D para aproveitar a plataforma, dedicando a grana para coisas mais importantes, como por exemplo uma placa de vídeo melhor, um SSD com um pouco mais de desempenho, e periféricos.

Leu minha mente... ia sugerir o mesmo, mas como o OP mencionou anteriormente que o PC foi pré montado pela Pichau já imaginava que a placa-mãe que enviaram junto não era lá grande coisa.

Recomendo que venda gabinete, placa-mãe, memórias e processador separadamente (ou tudo junto caso alguém exiba interesse) para abater o valor da máquina nova.

Caso não saiba o o valor monetário de suas peças, sugiro que abra um tópico no seguinte setor.

Abaixo a combinação de peças que recomendo:

R5 7600 - R$ 1.376

DeepCool AG400 - R$ 133

RX 6750 XT - R$ 2.108 (infelizmente Kabum aumentou o preço)

ASRock B650M HDV/M.2 - R$ 903

Corsair Vengeance 32GB (2x16GB) 5200MT/a C40 - R$ 700

Kingston NV2 1TB - R$ 420

Montech Air 903 Base - R$ 300

Coube perfeitamente em seu orçamento, totalizou 5.950 à vista. Se você não se importar em vender sua máquina poderá comprar uma placa de vídeo mais potente, mas acredito que a 6750 XT seja perfeita para o nível de performance que quer.

Só um adendo, o modelo founders (este que está disponível) é um pouco esquentado então terá de executar undervolt e mexer na curva das fans, mas isso é um processo bastante tranquilo e intuitivo basta assistir alguns tutoriais no YT de quem já fez isso para ter uma ideia.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...