Ir ao conteúdo

Processador para uma GeForce RTX 3060

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, eu comprei a uns 2 anos uma RTX 3060 para o meu setup e estou sentindo um certo gargalo em alguns jogos que anda me incomodando e acredito que possa ser meu processador. Vou deixar as configurações do meu setup abaixo:
Processador: Ryzen 5 3400G

Refrigeração: Própria do processador + 5 Coolers internos que vieram inclusos com o gabinete (3 frontais, 1 na parte de cima e 1 atrás)
Placa de vídeo: RTX3060 12GB, Galaxy
placa-mãe: Msi, A520M PRO-VH

memória RAM: Kingston Fury Beast, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4
Fonte: Corsair, 600W.
Exemplo de falta de performance: Estou jogando Fortnite a uma média de 60 fps e demora MUITO pra carregar, coloquei um cronometro e só na tela de loading fiquei 6 min pra conseguir entrar na partida e já nasci dentro do gás. As configurações do jogo são as seguintes:
Modo de janela: Tela cheia
Resolução: 1920x1080 16:9
VSync: OFF
Limite de quadros: Ilimitado
Modo de renderização: DIRECT X 12
Qualidade de vídeo: Pré-definido para alto.
Anti-aliasing e Super resolução: TAA
(Normalmente jogo com o discord aberto também).

Quando o jogo esta abrindo, olhei no gerenciador de tarefas qual parte do PC estava atuando mais, e o CPU ficou a todo tempo em 100% até o momento que a partida começou e finalmente reduziu. Tenho uma teoria de que meu Processador possa ter sido danificado em uma queda de energia, eu estava com esse processador na epoca mas sem as outras peças desse setup. Nessa queda de energia danificou minha placa-mãe (dava tela azul quando ligava) e uma das minhas RAM começou a travar a tela do PC e o PC só voltava quando eu reiniciava.
Caso o problema seja este, que processador me recomendam para utilizar junto-a esta placa de vídeo? 

imagem_2024-07-15_205115771.png

Postado

Tem algumas coisas erradas aí... você colocou o cabo do monitor na placa de vídeo? Aparentemente a iGPU está ligada e comendo parte da sua RAM, e o cabo no lugar errado explicaria isso.

Mas enfim, de qualquer forma, não se fala de upgrade sem falar do bolso e do modelo da fonte.

Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

Tem algumas coisas erradas aí... você colocou o cabo do monitor na placa de vídeo? Aparentemente a iGPU está ligada e comendo parte da sua RAM, e o cabo no lugar errado explicaria isso.

Mas enfim, de qualquer forma, não se fala de upgrade sem falar do bolso e do modelo da fonte.

Sim, tenho dois monitores e ambos estão ligados na placa de vídeo. O modelo da minha fonte é uma Corsair VS600. 

A questão da memória está sendo utilizada pela IGPU, eu estava fazendo uns testes no computador para usar o Vídeo do processador e esqueci de desabilitar na BIOS quando estava mexendo em algumas coisas. Então, quando eu ligo o computador ele fica com um pouco menos de ram mesmo ligando na placa de Vídeo, vou mudar isso amanhã pela manhã. Dito isso, mesmo com os 16GB de RAM esse problema ainda ocorria.

Postado

@Imakuni Inclusive. tem uns jogos como Detroit Become Human que demoram uns 10 min pra abrir com essa minha configuração e alguns momentos (mesmo com os gráficos estando no minimo) o meu jogo caia a 5/10 FPS

Postado
3 minutos atrás, Leonel Hagi disse:

@Imakuni Inclusive. tem uns jogos como Detroit Become Human que demoram uns 10 min pra abrir com essa minha configuração e alguns momentos (mesmo com os gráficos estando no minimo) o meu jogo caia a 5/10 FPS

Certo, mas...

15 horas atrás, Imakuni disse:

Mas enfim, de qualquer forma, não se fala de upgrade sem falar do bolso

Postado

@Imakuni Bom, eu tava pensando em algo em torno de 800 a 1000 passa muito disso em valor? Pensando em uma performance melhor nesses jogos que eu citei.

14 minutos atrás, Imakuni disse:

Certo, mas...

• Solução
Postado

@Imakuni Bom, eu tava pensando em algo em torno de 800 a 1000 passa muito disso em valor? Pensando em uma performance melhor nesses jogos que eu citei.

Ahhh, agora sim.

Com essa grana, o limite seria um 5600. Talvez, com muita sorte, você consiga pechinchar um 5700x... mas se não, fique com o 5600 mesmo que já está de bom tamanho.

Postado

@Imakuni

32 minutos atrás, Imakuni disse:

Ahhh, agora sim.

Com essa grana, o limite seria um 5600. Talvez, com muita sorte, você consiga pechinchar um 5700x... mas se não, fique com o 5600 mesmo que já está de bom tamanho.

Nesse caso, você acredita que resolveria os problemas que eu citei. É realmente o processador o causador? 

Postado
2 minutos atrás, Leonel Hagi disse:

Nesse caso, você acredita que resolveria os problemas que eu citei. É realmente o processador o causador?

Eu não sei porque um jogo fanta como fortnite está puxando tanto processador... mas independente, o upgrade para essa máquina é sem dúvida o processador.

• Gabriel Torres alterou o título para Processador para uma GeForce RTX 3060
Postado

@Imakuni

Em 16/07/2024 às 15:41, Imakuni disse:

Ahhh, agora sim.

Opa amigo, dei uma sumida aqui pois estava decidindo qual seria minha decisão. Resolvi que vou comprar um 5700X3D (com intuito de talvez trocar a placa de vídeo no futuro), achei um num preço bacana de 1100 e pouco novo. Tendo em vista isso, acho que vou precisar trocar de placa-mãe caso queira usar bem esse processador, correto?

Postado

Opa amigo, dei uma sumida aqui pois estava decidindo qual seria minha decisão. Resolvi que vou comprar um 5700X3D (com intuito de talvez trocar a placa de vídeo no futuro), achei um num preço bacana de 1100 e pouco novo. Tendo em vista isso, acho que vou precisar trocar de placa-mãe caso queira usar bem esse processador, correto?

Não. Pode continuar usando a sua, não tem motivo para trocar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...