Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Depois de 12 anos, irei finalmente trocar meu PC pois agora não consigo mais rodar jogos novos.

Gostaria de um auxílio com a config, trabalho com TI (sim, me julguem!😄) mas é Segurança da Informação e estou desatualizado na área de hardware a uns bons anos.

Verifiquei duas configs, a config 2 eu fico um pouco com o pé atras devido ao processador Intel. Tenho um pouco de preconceito com esse processador....

Config 1

Gabinete : DeepCool MATREXX 55 MESH ADD-RGB 4F - Lüfter: 4x 120mm
Fonte : 650W Deepcool PL650-D (80+ Bronze) (80+ Bronze)
MAINBOARD : MSI B450M PRO-VDH MAX
Processador : AMD Ryzen 7 5700X 8x 3.4GHz (max 4.6GHz)
Cooler : Spartan 5 Max
Placa de vídeo : GeForce RTX4060Ti 8GB
RAM : 32GB DDR4 3200Mhz Dual Channel (2x16GB) - 128GB max
SSD : 2TB SSD M.2
SO : Windows 11 Home

Config 2

Gabinete : SilentiumPC Signum SG1V EVO TG ARGB - Lüfter: 4x 120mm
Fonte : 650W Deepcool PL650-D (80+ Bronze) (80+ Bronze)
MAINBOARD : MSI PRO B760M-P DDR4
Processador : Intel i9-12900KF 16x 3.2GHz (max 5.2GHz)
Cooler : Spartan 5 Max ARGB
Placa de Vídeo : GeForce RTX4060Ti 8GB
RAM : 32GB DDR4 3200Mhz Dual Channel (2x16GB) - 128GB max
SSD : 2TB SSD M.2
SO : Windows 11 Home

Acham que essas configs estão boas? O processador Intel i9 é bom para jogos ou é uma bomba?

Muito obrigado a todos pela ajuda.

Postado

Bom dia!

A primeira opção melhor que a primeira, mas ainda assim recomendo que compre as peças separadas e monte você mesmo, já que além de saber que cada peça escolhida possui boa qualidade terá certeza que os componentes escolhidos irão suprir suas necessidades por mais tempo que estes PCs pré montados.

Para conseguirmos lhe ajudar melhor precisamos de duas informações:

Quais jogos quer rodar? Em que qualidade gráfica?

Quanto poderá investir nesta máquina?

• Amei 1
Postado

Obrigado pela resposta!

Certo. Estava vendo sobre montar separado, igual fiz com meu atual ai vi eses dois e achei ate uma boa config.

Gosto muito de FPS o próximo Doom está na minha lista de espera por exemplo, qualidade eu queria uma rodar em uma boa qualidade mesmo, no mínimo uns 60 fps.

Sobre o investimento, estava pensando em no máximo uns 2000 euros (moro na Alemanha), esse da config 1 por exemplo esta 1200 euros. Link

Postado

Não sabia que irão lança um novo Doom, já quero comprar o Eternal faz algum tempo mas minha atual máquina é muito fraca.

E seria somente FPS ou mais alguns outros games? 

Aferir o mercado alemão de hardware não é algo muito fácil, no máximo conheço um pouco do estadunidense, mas comparando diretamente o valor dessa máquina citada com o valor do real ela é bastante cara, mais de 7.000 reais.

Irei pesquisar, mas você têm conhecimento das maiores lojas de hardware aí?

• Amei 1
Postado

Estava falando do Doom Dark Ages. Foi anunciado a pouco tempo.

Curto vários estilos de jogos, aventura, corrida, estratégia, até indie! Os últimos Resident Evil por exemplo peguei para vg pois meu PC não suporta.

Todos os meus hardwares eu comprei nessa loja pois tem uma boa variedade e é bem confiável.

Postado

O primeiro PC está dentro da plataforma AM4 da AMD, que teoricamente chegou ao fim no final de 2022, quando a plataforma AM5 foi lançada. Mas isso não é problema, AM4 é sucesso em todo mundo e vende muito. Mas se quer mais uma vez longevidade, AM5 deve ser a escolha. 
Dentro da plataforma AM4, os melhores processadores para jogos são Ryzen 7 5700x3D e Ryzen 7 5800x3D, que ainda assim no máximo empatam com o i9-12900kf do segundo PC quando o assunto é games. 

Me baseio no teste do techpowerup, em que estão presentes i9-12900K (versão com vídeo do i9-12900KF), Ryzen 7 5700x, Ryzen 7 5800x3D e muitos outros.

Quanto está custando o segundo PC?
Devido ao i9-12900KF ele deve ser mais caro. Esse PC está na plataforma LGA1700 intel, que abriga as gerações 12, 13 e 14 de processadores. Esse ano intel deve lançar o LGA1851, para a 15ª geração.
Esse PC é superior ao primeiro PC por conta do processador.

Concordo que comprando as peças avulsas sairá tudo mais barato, além de você poder escolher o melhor. 

• Amei 1
Postado

Esqueci de colocar o link da segunda config, esta saindo 1400 euros Link

Muito boa essa informação sobre o AM4, não sabia. Estou cotando as pecas avulsas e ja pesquisando pelo AM5.

Os processadores Intel são bons para jogos atualmente? Tenho um pé atrás com essa marca e sempre tive AMD.

Postado
1 minuto atrás, Contarelli disse:

Esqueci de colocar o link da segunda config, esta saindo 1400 euros Link

Muito boa essa informação sobre o AM4, não sabia. Estou cotando as pecas avulsas e ja pesquisando pelo AM5.

Os processadores Intel são bons para jogos atualmente? Tenho um pé atrás com essa marca e sempre tive AMD.

Vi aqui na loja. O segundo PC custa 1.400 euros na versão com SSD de 1tb e 16gb de memória e 1.500 euros na versão com SSD de 2tb e 32gb de memória.
Já o primeiro PC custa 1.200 euros e vem com SSD de 2tb e 32gb de memória.
Eu gosto mais do segundo PC porque o i9-12900KF é de outro nível em relação ao Ryzen 7 5700x. Se fosse no Brasil, a maioria das pessoas pegaria o segundo PC por 200 ou 300 reais a mais, mas não sei como é para você com os preços eu Euro.

Atualmente AMD e Intel têm bons processadores em jogos, porém a AMD vem ganhando a luta quando o assunto é jogos.

Um dos processadores mais rápidos da plataforma AM5 em jogos, e não o mais caro, é o Ryzen 7 7800x3D. Existe também o Ryzen 9 7900X3D e Ryzen 9 7950X3D. Se quiser ver um comparativo em jogos entre os 3 LINK
Te adianto que o Ryzen 7 7800x3D vale mais a pena, pois o desempenho dos 3 é o mesmo e o 7800x3D é mais barato.

Aqui tem um comparativo do TechSpot do mês passado entre Ryzen 7 7800x3D e seu concorrente i9-14900K  LINK

E aqui o teste do TechPowerUP com o i9-14900KS LINK
Aí já está na página do teste em jogos na resolução 720p, pois resoluções menores mostram o que cada processador é capaz de entregar, já que tiram a carga da Placa de Vídeo e transferem a responsabilidade ao processador.
Observe que há muitas outras páginas no teste, analisando diversos quesitos. Mas como você perguntou sobre o mais rápido em jogos, estou focando nisso.

Ainda assim tenha em mente que uma placa como 4060 ti não mostrará o que esses processadores são capazes de fazer.

• Amei 1
Postado

Por causa da barreira da língua não consegui achar tanta informação mas se escolher por comprar as peças separadas aí vão algumas dicas:

- AM5 aí é barato (quando comparado aos valores do mercado brasileiro) consegue pegar 32GB em módulos de RAM 6000+MHz C30, 7800X3D e uma incrível placa-mãe.

- Ao pesquisar não encontrei muitas placas da AMD com um bom valor, RTX 4080 Super está disponível e dentro de seu orçamento.

- SSD também aparenta ser barato, os modelos high end são mais caros mas também desnecessário para jogos.

- De fonte, varia muito de país em país mas a Tier list proposta pelo Cultists Network poderá ajudar já que inclui modelos de múltiplas partes do mundo.

- Gabinete, depende inteiramente de seu gosto mas também é preciso adicionar o quociente de fluxo de ar, você realmente não quer que seu hardware frite (😉).

- Em relação à refrigeração da CPU, AIOs de 360mm me parecem ser acessíveis aí, e caso opte por algum Ryzen 7000 essa não será algo que deva se desesperar de tão preocupado, AMD refinou muito a arquitetura deles.

• Amei 1
Postado
7 horas atrás, Contarelli disse:

Gabinete : SilentiumPC Signum SG1V EVO TG ARGB - Lüfter: 4x 120mm

Esse gabinete é bom, bem arejado. Mas os fans incluídos devem ser do tipo "de enfeite", não são PWM, CFM e pressão não são informados - mesmo no anuncio individual do fan só ficam falando de RGB. 😜 

Para "PC Gamer" não perca tempo com Intel, compre um Ryzen 7800X3D.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
3 minutos atrás, 1lokos disse:

Para "PC Gamer" não perca tempo com Intel, compre um Ryzen 7800X3D.

Concordo, pelos fatos que o i9 12900K não é fácil de resfriar (é possível que sofra com thermal throttling, perda de performance porquê as peças estão muito quentes), problema do empenamento da IHS (causa alta na temperatura do processador ao longo prazo, mas felizmente pode ser consertado facilmente) e a falta de longevidade da plataforma.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...