Ir ao conteúdo

PC para trabalho: Maxsun B450M MS, Ryzen 3 3200G, 8GB e SSD XPG 256GB

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Olá, estou montando um pc para minha tia, porque ela tinha um i3 de 2 geração com 4 DDR3 mas o fonte era aquelas cinza de 230W, aconteceu que estava errado os pinos do painel frontal do gabinete errado o que resultou no curto da placa e da fonte. placa-mãe e muito barata e não vi muita qualidade além da fonte kkkkk. Enfim, montei esse kit custo benéfico porque é só para trabalho e gostaria de saber se fiz uma boa escolha.

-Processador AMD Ryzen 3 3200G, 3.6GHz (4.0GHz Turbo), 4-Cores 4-Threads R$ 459,90

-placa-mãe MAXSUN B450M MS-Challenger, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4 R$ 349,90

-Memória DDR4 Geil Evo Potenza, 8GB, 3200MHz R$ 124,90

-SSD XPG SX6000 Pro 256GB, M.2 2280 NVMe, Leitura 2100MBs e Gravação 1200MBs R$ 165,90

-Fonte Montech AP450, 450W, 80 Plus White, PFC Ativo R$ 179,90

• Membro VIP
Postado

A qualidade da sua escolha no PC vai depender de que trabalho específico você vai precisar fazer com ele.

Se estivermos falando de edição de imagens, por exemplo, você tem um processador com gráfico integrado até bem decente, mas a performance dele está sendo limitada em cerca de 40% pelo uso de apenas um pente de 8GB RAM.

Dois pentes de 4GB, por exemplo, seriam melhor aproveitados do que apenas um de 8GB (considere primeiro o upgrade de RAM no futuro, e sempre compre as memórias em pares).

Agora, se o assunto for edição de vídeos em boa resolução (1080p por exemplo), e com duração maior do que a de vídeos considerados curtos (1 minuto ou menos), aí o seu setup pode sofrer um pouquinho (a tarefa não é impossível, mas será mais demorada).

Em questão de armazenamento, 256GB para trabalho com imagens deve ser suficiente por tempo razoável. Para vídeos e outras mídias mais complexas, pode ser pouco.

De resto, escolheu muito bem a fonte e as demais peças. Lhe desejo boa sorte com seu trabalho, e para o futuro, quando pensar em upgrades, sugiro que siga essa ordem:

1. Mais memória RAM (mais um pente de 8GB, ou 2x16GB);

2. Mais armazenamento (HD ainda é uma boa pedida para guardar arquivos adicionais, e deixar o sistema operacional com o SSD e os programas);

3. Outro processador (de preferência, um com pelo menos 6 ou 8 núcleos físicos);

4. Placa de vídeo (a parte mais cara de um upgrade. A depender da escolha, será necessária outra fonte, e possivelmente, outra placa-mãe também. Por isso essa fica por último...).

Postado

@Gabriel U Vai mas pra editar planilha, mexer no word e fazer pesquisa, eu ia compra o kit upgrade, mas as placas que vem neles é ruim, e sobre o pente de memória RAM eu coloquei uma so porque 2 sai na faixa 300 reais, no tempo que comprei as minha foi 100. Coloquei um NVMe porque tá o mesmo preço de um sata, pela taxa de atualização vale mas o NVMe, mano ela tinha pago mais de mil reais no antigo, basicamente enrolaram ela. 

E o processador depois posso colocar um Ryzen 5 4600g. 

Mas a configuração tá boa né?

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Ah sim. Se o seu trabalho envolve somente pesquisa e edição de documentos, esse setup é muito mais do que o suficiente. Porém, para otimizações/melhorias de desempenho, pra quando você quiser tarefas mais pesadas, ficam as dicas acima.

Postado

@Henrique - RJ @Gabriel UÉ porque o Microsoft 365 ele mudou os requisitos e tem ferramentas mas atuais. Ele pede minino 4 GB de ram, e coloquei de DDR4 porque as peças são mas fáceis de acha. Além também a placa ser robusta pra aguentar trabalho, compara a de 160 que tinha essa tá melhor, no meu conceito acho que tá bom. Não sei muito ainda mas tô tentando 

• Curtir 1
  • mês depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 20/07/2024 às 15:34, Henrique - RJ disse:

@Gabrieltech

O meu soquete 775 dual core E5800 de 15 anos atrás com 2GB de RAM DDR2 e HD IDE de 250GB com a distro Bodi Linux faz tudo isso custando apenas uns 500 reais tudo.

Caramba. E o que mais você consegue fazer com isso, se me permite? (pergunta séria...)

• J.Augusto F alterou o título para PC para trabalho: Maxsun B450M MS, Ryzen 3 3200G, 8GB e SSD XPG 256GB
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Thiago Atanazio disse:

@Gabriel U eu tenho uma placa orange pi lite que deve ter uns 5 anos, instalado uma versão lite do debian que faz tudo isso

roda versão do libre office, linux eh otima solucao para maquinas mais antigas

o funcao principal dele eh rodar emuladores de consoles retro

Usuários avançados de Linux, especialmente Debian, têm meu respeito...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...