Ir ao conteúdo

Adaptador PCI-E 4.0 NVMe JEYI

Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Estou tendo dificuldade em fazer reconhecer o adaptador PCI-E 4.0 da JEYI na minha placa-mãe B550 MSI EDGE WIFI com ultima atualização de BIOS, eu testei com NVMe da Samsung EVO 970 e SN770 da WD e nada de ser reconhecido, os dois NVMe estão funcionando conectando direto na placa.
Alguém sabe de alguma configuração que possa fazer nessa BIOS da MSI para o adaptador ser reconhecido, porque em outras placa-mãe ele funciona esse adaptador PCI-E para NVMe.

• Membro VIP
Postado

Geralmente não precisa fazer nada, a não ser que o adaptador esteja com defeito.

O que é comum ocorrer é não ser "aparecer" o disco na BIOS. E aparecer somente no SO.

Postado

@dwatashiO adaptador não está com problema porque eu testei numa ASUS x570 tuf antes e funcionou sem problema agora nessa B550 Edge da msi não reconhece, o led que tem no adaptador da JEYI acende, mas nada de reconhecer no sistema operacional.

Postado

@dwatashiVoltando de novo após mais testes.

O adaptador está funcionando perfeitamente, eu testei novamente na MB ASUS X570 Tuf e funciona junto os outros 2 NVMe M2 instalado na placa-mãe.
Depois eu fiz outro teste voltando para MB B550 Edge Wifi, removi 1 NVMe M2 do slot M2_2 e conectei novamente o adaptador no x16 e ele reconheceu. Resumindo acredito que nessa placa-mãe não aceita ter adaptador conectado no segundo Slot X16 quando já se tem os dois os 2 NVMe M2 na placa-mãe instalados.

• Membro VIP
Postado

O que deve estar ocorrendo é que a placa usa o PCIe compartilhado.

Já usei aquelas placas que possuem 4xNvmes@Pcie16x, quando você configura ele como 4x@4, você passa a ver os 4xNvmes.

Na BIOS, tem uma opção de dividir, por exemplo um slot@16x poder conectar 4 dispositivos @4x.

Postado
3 horas atrás, dwatashi disse:

O que deve estar ocorrendo é que a placa usa o PCIe compartilhado.

Já usei aquelas placas que possuem 4xNvmes@Pcie16x, quando você configura ele como 4x@4, você passa a ver os 4xNvmes.

Na BIOS, tem uma opção de dividir, por exemplo um slot@16x poder conectar 4 dispositivos @4x.

hmmm, Mas não vai capa desempenho do slot onde está instalado a GPU se eu compartilhar 4x4x4x4 ?

• Membro VIP
Postado
17 minutos atrás, luizfagner27 disse:

hmmm, Mas não vai capa desempenho do slot onde está instalado a GPU se eu compartilhar 4x4x4x4 ?

No caso ele pode reduzir a velocidade do slot M.2 da placa-mãe, pois parece estar sendo compartilhado.

Por exemplo, se o canal para esse m2 for @8x, fazer a divisão para 4x (se 4x, faria para 2x)

Postado
3 minutos atrás, dwatashi disse:

No caso ele pode reduzir a velocidade do slot M.2 da placa-mãe, pois parece estar sendo compartilhado.

Por exemplo, se o canal para esse m2 for @8x, fazer a divisão para 4x (se 4x, faria para 2x)

Entendi, fui ver agora BIOS e está setado no "auto" as lanes PCI-E tendo opções 8x8, 8x4x4, 4x4x4x4

• Membro VIP
Postado

Tenta o 8x8, depois o 8x4x4 assim não reduz tanto a performance caso ele aplique para todos os PCIe.

Algumas possuem essa configuração por PCIe 

Postado
11 minutos atrás, dwatashi disse:

Tenta o 8x8, depois o 8x4x4 assim não reduz tanto a performance caso ele aplique para todos os PCIe.

Algumas possuem essa configuração por PCIe 

Coloquei 4x4x4x4 e nada de reconhecer o adaptador com o NVMe.

4 minutos atrás, luizfagner27 disse:

Coloquei 4x4x4x4 e nada de reconhecer o adaptador com o NVMe.

Adicionei dois print da BIOS da MB,

coloquei 4+4+4+4 e tb 8+4+4 e nada em fazer reconhecer o adaptador.

MSI_SnapShot.jpg

MSI_SnapShot_00.jpg

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Veja qual o modelo exato da sua MSI B550, mas nas specs de algumas mostra que o slot M.2 e PCIe são compartilhados.

Se tiver o m2 instalado, o PCIe fica desabilitado.

image.thumb.png.11c25b82ab199e89871ca366ff3c4586.png

Postado
35 minutos atrás, dwatashi disse:

Veja qual o modelo exato da sua MSI B550, mas nas specs de algumas mostra que o slot M.2 e PCIe são compartilhados.

Se tiver o m2 instalado, o PCIe fica desabilitado.

image.thumb.png.11c25b82ab199e89871ca366ff3c4586.png

A minha é B550 Edge Wifi

Então lascou mesmo hehehe a B550 nesse modelo não da suporte quanto tem os 2 m2 instalado.

Captura de tela 2024-07-21 152502.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...