Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!
Gostaria de ajuda com informações de upgrade no meu PC atual. As configs atuais estão anexas.

Como não manjo muito da parte de hardware, gostaria de saber se a placa atual suporta:
Processadores AMD Ryzen 7 pra cima (Exemplo:  Ryzen 7 5700x3d ou até mesmo superiores da própria linha 7 ou até 9)
E placa de Vídeo (Já que a minha hoje é uma Vega7 Integrada) RTX4060 / 4060ti.

Informações adicionais:
I. 32GB de memória RAM (2 pentes de 16)
II. HD com Armazenamento de 500GB
III. HD Externo com 2 TB.

Então minha preocupação é mais mesmo com o processador e placa de vídeo, especialmente se minha placa-mãe suporta essas configs mencionadas acima. E caso seja necessária trocar a fonte também, qual seria a mais indicada.

E o que mais acharem interessante incluir no upgrade, agradeço as sugestões.

Obrigado! 😄

Configs.png

Configs_2.png

Postado
10 minutos atrás, Fa Ferreira disse:

Então minha preocupação é mais mesmo com o processador e placa de vídeo, especialmente se minha placa-mãe suporta essas configs mencionadas acima. E caso seja necessária trocar a fonte também, qual seria a mais indicada.

Convenhamos, você não disse qual o modelo da fonte, e também não falou do tamanho do seu bolso.

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Imakuni disse:

Convenhamos, você não disse qual o modelo da fonte, e também não falou do tamanho do seu bolso.

MS Chalenger B450M. Está na foto em anexo. Agora, o orçamento, de fato, ele não disse 😄

12 minutos atrás, Tobias2022 disse:

@Fa Ferreira suportar suporta porém a placa-mãe é 3.0 e a placa de vídeo é 4.0 ent vai limitar um pouco, na real não tenho total certeza se suporta 4060, mas se eu não me engano sim

Creio que vai suportar. Se a placa de vídeo for 4.0 x16, e a placa-mãe for 3.0, também x16, o gargalo não é tão grande. Agora, se for 3.0 x8, por exemplo, aí sim, seria uma limitação bem grande.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Imakuni disse:

Isso é pIaca mãe, não fonte.

Ih caramba. Você está certo. Me confundi. Desculpe 😅

Bom, quanto às sugestões de processador e placa de vídeo, se tiver uma fonte de pelo menos 450W ou 500W, eu recomendaria manter o processador e fazer o upgrade apenas na GPU: RX 6600, 6600XT ou RTX 3060 de 12GB (ou 3060Ti).

Postado
13 minutos atrás, Gabriel U disse:

Creio que o HWInfo é um programa que pode te fornecer essa informação.

Obrigado pela info. Vou consultar e volto com as informações. A ideia é dar um upgrade, gastando até uns 4k.

Postado

HWInfo não informa marca, modelo de fonte.

Tem que abrir o gabinete e ver na etiqueta na fonte.

Pode ser que essa Maxsun B450M Challenger suporte um Ryzen 5700X, a construção é basicamente igual a A520M, acima o VRM não é adequado.

Postado
22 horas atrás, Imakuni disse:

Informações da Fonte abaixo.

Fonte.jpg

19 horas atrás, 1lokos disse:

HWInfo não informa marca, modelo de fonte.

Tem que abrir o gabinete e ver na etiqueta na fonte.

Pode ser que essa Maxsun B450M Challenger suporte um Ryzen 5700X, a construção é basicamente igual a A520M, acima o VRM não é adequado.

Informações da Fonte abaixo.

Fonte.jpg

22 horas atrás, Gabriel U disse:

Ih caramba. Você está certo. Me confundi. Desculpe 😅

Bom, quanto às sugestões de processador e placa de vídeo, se tiver uma fonte de pelo menos 450W ou 500W, eu recomendaria manter o processador e fazer o upgrade apenas na GPU: RX 6600, 6600XT ou RTX 3060 de 12GB (ou 3060Ti).

Informações da Fonte abaixo:

Fonte.jpg

22 horas atrás, Imakuni disse:

Fonte.jpg

@Gabriel U As informações da Fonte estão abaixo; 
Agora por quê não uma RTX4060? Em teoria, não é mais forte? Sou leigo.

Fonte.jpg

• Membro VIP
Postado

A diferença de performance entre uma 3060 e uma 4060 é de cerca de 20%, enquanto que a diferença de preço pode chegar à casa dos 30%, dependendo do modelo. Isso torna a 3060 um melhor custo-benefício por cerca de 10% de diferença nas relações de preço. 

Além disso, a 3060 vem com 12GB VRAM, enquanto a 4060 vem com apenas 8GB VRAM, o que reduz um pouco a sua amplitude nas resoluções. Trocando em miúdos, a 3060 deve prrmitir que você configure seus jogos em resoluções mais altas, por conta da VRAM adicional.

Postado
4 horas atrás, Fa Ferreira disse:

Ah sim, fonte ruim. Comece dedicando aí uns 350 para uma nova. Eu sugiro essa.

4 horas atrás, Fa Ferreira disse:

Agora por quê não uma RTX4060? Em teoria, não é mais forte? Sou leigo.

Porque a 3060ti tem desempenho marginalmente melhor, só que custando consideravelmente menos. Ou a 3070, custa a mesma coisa, só que é bem melhor.

Dito isso, com a grana que sobra você pode pegar uma RTX 3070ti. Você consegue nessa faixa dos ~2200. 

Postado
5 horas atrás, Gabriel U disse:

A diferença de performance entre uma 3060 e uma 4060 é de cerca de 20%, enquanto que a diferença de preço pode chegar à casa dos 30%, dependendo do modelo. Isso torna a 3060 um melhor custo-benefício por cerca de 10% de diferença nas relações de preço. 

Além disso, a 3060 vem com 12GB VRAM, enquanto a 4060 vem com apenas 8GB VRAM, o que reduz um pouco a sua amplitude nas resoluções. Trocando em miúdos, a 3060 deve prrmitir que você configure seus jogos em resoluções mais altas, por conta da VRAM adicional.

Muito obrigado pela explicação; e aproveitando a dúvida, estamos falando desse modelo aqui?

5 horas atrás, Imakuni disse:

Ah sim, fonte ruim. Comece dedicando aí uns 350 para uma nova. Eu sugiro essa.

Porque a 3060ti tem desempenho marginalmente melhor, só que custando consideravelmente menos. Ou a 3070, custa a mesma coisa, só que é bem melhor.

Dito isso, com a grana que sobra você pode pegar uma RTX 3070ti. Você consegue nessa faixa dos ~2200. 

I. Muito obrigado pela indicação de fonte.
II. Não sei se errei em algo na busca, mas não encontrei a RTX3060ti por 2200. Poderia indicar um link?

Em 20/07/2024 às 12:21, Imakuni disse:

Isso é pIaca mãe, não fonte.

Aproveitando. O modelo informado na imagem suporta esses possíveis upgrades?
I. AMD Ryzen 7 5700x3d (Aqui, caso queira sugerir algum outro modelo, fique à vontade)
II. RTX3060 (Ou 3060ti)
III. Fonte sugerida

Postado
29 minutos atrás, Fa Ferreira disse:

II. Não sei se errei em algo na busca, mas não encontrei a RTX3060ti por 2200. Poderia indicar um link?

3070ti, não a 60ti. A 60ti vai na casa dos 1500. É só procurar com calma e negociar.

31 minutos atrás, Fa Ferreira disse:

Aproveitando. O modelo informado na imagem suporta esses possíveis upgrades?
I. AMD Ryzen 7 5700x3d (Aqui, caso queira sugerir algum outro modelo, fique à vontade)
II. RTX3060 (Ou 3060ti)
III. Fonte sugerida

Não entendi... você diz se essa sua Dmix suporta o PC? Não, claro que não, por isso falei para trocar.

Postado
38 minutos atrás, Fa Ferreira disse:

O VRM da  Maxsum B450M Challenger é bem simples - 3+2 fases, sem dissipador; pode ser que o 5700X3D seja muito para ele, em todo caso se for arriscar coloque um fan forte de 80-120mm soprando sobre o circuito do VRM.

Postado
22 minutos atrás, Imakuni disse:

3070ti, não a 60ti. A 60ti vai na casa dos 1500. É só procurar com calma e negociar.

Não entendi... você diz se essa sua Dmix suporta o PC? Não, claro que não, por isso falei para trocar.

Ah, erro meu. Desculpe. Ok, 3070ti.

Não a fonte, a placa-mãe. Maxsun B450M Challenger. Ou seria necessária a troca também?

8 minutos atrás, 1lokos disse:

O VRM da  Maxsum B450M Challenger é bem simples - 3+2 fases, sem dissipador; pode ser que o 5700X3D seja muito para ele, em todo caso se for arriscar coloque um fan forte de 80-120mm soprando sobre o circuito do VRM.

Alguma sugestão? Seria muito bem-vinda! 😄

Postado
19 minutos atrás, Fa Ferreira disse:

Não a fonte, a placa-mãe. Maxsun B450M Challenger. Ou seria necessária a troca também?

É ruim, mas fazer o que... agora que já comprou, já era. Use com um fan grudado em cima dela que não teve ter problema.

Postado
4 minutos atrás, Imakuni disse:

É ruim, mas fazer o que... agora que já comprou, já era. Use com um fan grudado em cima dela que não teve ter problema.

Comprei pronto de uma pessoa que vendeu o PC no precinho, pois precisava de $. Mas se for necessário, eu posso investir em uma placa-mãe melhor também.

Postado
11 horas atrás, 1lokos disse:

Alguma sugestão de placa-mãe?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...